Como ajudar os alunos a estudar e a pensar? Auto-regulação da aprendizagem

Authors

  • Fernando Jorge Costa Figueiredo

Abstract

Apresentamos uma imagem multifacetada do conceito de auto-regulação, tendo em conta as diversas perspectivas teóricas que se dedicam ao seu estudo, com especial ênfase na perspectiva sócio-cognitiva. São apresentadas várias propostas práticas, tendo em vista a sua utilização na sala de aula.

Downloads

Download data is not yet available.

References

Almeida, L. (1998). Ajudar o aluno a estudar e a pensar: Uma forma de intervir na promoção da aprendizagem. Revista Portuguesa de Pedagogia, XXXII(3), 45-68.

Anderson, O. (1997). A Neurocognitive Perspective on Current Learning Theory and Science Instructional Strategies. Science Education, 81(1), 67-89.

Bandura, A. (1986). Social foundations of thought and action: A social cognitive theory. New Jersey: Prentice Hall.

Barroso, M. (1998). Salas de Estudo como Medida de Apoio Educativo – Três Estudos de Caso. Universidade de Lisboa: Tese de Mestrado não Publicada.

Barroso, M. & Salema, M. (1999). Salas de Estudo e Auto-Regulação da

Aprendizagem. Revista de Educação, VIII (2), 139-161.

Borkowski, J. & Thorpe, P. (1994). Self-Regulation and Motivation: A Life-Span Perspective on Underachievement. In D. Schunk & B. Zimmerman (Edt.s). Self_regulation of Learning and Performance (pp. 45-73). New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates.

Brown, R. & Pressley, M. (1994). Self-Regulated Reading and Getting Meaning From Text: The Transactional Strategies Instruction Model and Its Ongoing Validation. In D. Schunk & B. Zimmerman (Edt.s). Self-Regulation of Learning and Performance (pp. 155-179). New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates.

Cardoso, L. (2003). Cooperação Família-Escola: troca de saberes. Acedido em 7/5/2004 em http://www.eselx.ipl.pt/actasonline/cooperacaofamiliaescola/htm.

Carita, A.; Silva, A.; Monteiro, A. & Diniz, T. (1998). Como ensinar a estudar. Lisboa: Editorial Presença.

Corno, L. (2001). Volitional Aspects of Self-Regulated Learning. In B. Zimmermam & D. Schunk (Edt.s). Self-Regulated Learning and Academic Achievement (pp. 191-225). New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates.

De Corte, E.; Verschaffel, L. & Eynde, P. (2000). Self-Regulation: A Characteristic and a Goal of Mathematics Education. In M. Boekaerts; P. Pintrich & M. Zeidner (Edt.s). Handbook of Self-Regulation (pp. 687-726). San Diego: Academic Press.

Detry, B. & Cardoso, A. (1996). Construção do Futuro e Construção do Conhecimento. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

Figueira, A. (1997). Aprendizagem Auto-Regulada – Diferentes leituras teóricas. Psychologica, 18, 47-77.

Figueiredo, F. (2004). Dinâmicas de Funcionamento da Área de Estudo Acompanhado no 2ºCiclo do Ensino Básico – Um Estudo de Caso. Universidade Nova de Lisboa: Tese de Mestrado não Editada.

Garcia, T. & Pintrich, P. (1994). Regulating Motivation and Cognition in the Classroom: The Role of Self-Schemas and Self-Regulatory Strategies. In D. Schunk & B. Zimmerman (Edt.s). Self-Regulation of Learning and Performance (pp. 127-153). New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates.

Glasersfeld, E. (1995). Construtivismo Radical. Lisboa: Instituto Piaget.

Graham, S. & Harris, K. (1994). The Role and Development of Self-Regulation in the Writing Process. In D. Schunk & B. Zimmerman (Edt.s). Self-Regulation of Learning and Performance (pp. 203-228). New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates.

Hamers, J. & Overtoom, M. (1998). Programas Europeus de Ensinar a Pensar: Tendências e Avaliação. Inovação, 11, 9-25.

Hargreaves, A. (1998). Os professores em tempos de mudança. Amadora: McGraw-Hill.

Henderson, R. & Cunningham, L. (1994). Creating Interactive Sociocultural Environments for Self-Regulated Learning. In D. Schunk & B. Zimmerman (Edt.s). Self-Regulation of Learning and Performance (pp. 255-281). New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates.

Januário, C.; Gonçalves, A.; Zenhas, A.; Silva, C.; Portugal, I. & Lima, M. (1998). Um programa de desenvolvimento de competências de estudo: uma experiência. Inovação, 11, 27-36.

Jesus, S. (1995). Análise da motivação para a profissão docente segundo o modelo da discrepância motivacional. Um estudo preliminar. Revista Portuguesa de Educação, 8(1), 163-180.

Jesus, S. & Abreu, M. (1994). Projecto profissional e expectativas de realização dos professores. Um estudo exploratório. Inovação, 7, 215-221.

Lopes da Silva, A. (1996). O treino de auto-instrução, uma via de acesso às estratégias metacognitivas. Psicologia, XI (I), 117-125.

Lopes da Silva, A. & Sá, I. (1993). Saber estudar e estudar para saber. Porto: Porto Editora.

McCombs, B. (2001). Self-Regulated Learning and Academic Achievement: A Phenomenological View. . In B. Zimmerman & D. Schunk (Edt.s). Self-Regulated Learning and Academic Achievement (pp. 67-123). New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates.

Meece, J. (1994). The Role of Motivation in Self-Regulated Learning. In D. Schunk & B. Zimmerman (Edt.s). Self-Regulation of Learning and Performance (pp. 25-44). New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates.

Monereo, C. (1995). Estrategias para aprender a pensar bien. Cuadernos de Pedagogia, 237, 8-14.

Newman, R. (1994). Adaptative Help Seeking: A Strategy of Self-Regulated Learning.

In D. Schunk & B. Zimmerman (Edt.s). Self-Regulation of Learning and Performance (pp. 283-301). New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates.

Peixoto, E. (2001). Aprendizagem, Raciocínio Metacognitivo e Auto-Regulação em Contexto Escolar: Princípios de uma Teoria Emergente. In B. Detry & F. Simas (Coord.s). Educação, Cognição e Desenvolvimento (pp. 55-96). Lisboa: Edinova.

Pinto, A. (2001). Memória, Cognição e Educação: Implicações Mútuas. In B. Detry & F. Simas (Coord.s). Educação, Cognição e Desenvolvimento (pp. 17-54). Lisboa: Edinova.

Prat, À. & Izquierdo, M. (1998). Función del texto escrito en la construcción de conocimientos y en el desarrolo de habilidades. In J. Jorba; I. Gómez & À Prat (Edt.s). Hablar y escribir para aprender. Barcelona: Editorial Sintesis.

Pressley, M.; El-Dinary, P.; Wharton-McDonald, R. & Brown, R. (1998). Transactional Instruction of Comprehension Strategies in the Elementary Grades. In D. Schunk & B. Zimmerman (Edt.s). Self-Regulated Learning – From Teaching to Self-Reflective Practice (pp. 42-56). New York: The Guilford Press.

Rosário, P. (2001). Área Curricular de “Estudo Acompanhado”. Contributos para a discussão de uma metodologia. Revista Portuguesa de Educação, 14(2), 63-93.

Salema, M. (1997). Ensinar e Aprender a Pensar. Lisboa: Texto Editora.

Schunk, D. (1994). Self-Regulation of Self-Efficacy and Attributions in Academic Settings. In D. Schunk & B. Zimmerman (Edt.s). Self-Regulation of Learning and Performance (pp. 75-99). New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates.

Schunk, D. (2001). Social Cognitive Theory and Self-Regulated Learning. In B. Zimmerman & D. Schunk (Edt.s). Self-Regulated Learning and Academic Achievement (pp. 125-151). New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates.

Sousa, L. & Tavares, J. (1998). Escola e Família colaboram na capacitação para a aprendizagem: Estudo de um caso. Inovação, 11, 95-106.

Veiga Simão (2002). Estudo Acompanhado: uma oportunidade para aprender a aprender. In P. Abrantes (Dir.), Reorganização Curricular do Ensino Básico – Novas Áreas Curriculares (pp. 69-91). Lisboa: Ministério da Educação.

Zimmerman, B. (1994). Dimensions of Academic Self-Regulation: A Conceptual Framework for Education. In D. Schunk & B. Zimmerman (Edt.s). Self-Regulation of Learning and Performance (pp. 3-21). New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates.

Zimmerman, B. (1995). Self-efficacy and educational development. In A. Bandura

(Edt.). Self-efficacy in changing societies (pp. 202-231). New York: Cambridge University Press.

Zimmerman, B. (2001). Theories of Self-Regulated Learning and Academic Achievement: An Overview and Analysis. In B. Zimmerman & D. Schunk (Edt.s). Self-Regulated Learning and Academic Achievement (pp. 1-37). New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates.

Zimmerman, B.; Greenberg, D. & Weinstein, C. (1994). Self-Regulating Academic Study Time: A Strategy Approach. In D. Schunk & B. Zimmerman (Edt.s). Self-Regulation of Learning and Performance (pp. 181-199). New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates.

Zimmerman, B. & Kitsantas, A. (1999). Acquiring Writing Revision Skill: Shifting From Process to Outcome Self-Regulatory Goals. Journal of Educational Psychology, 91 (2), 241-250.

Zimmerman, B. & Risemberg, R. (1997). Becoming a Self-Regulated Writer: A Social Cognitive Perspective. Contemporary Educational Psycology, 22(1), 73-101.

Published

2016-02-11

How to Cite

Figueiredo, F. J. C. (2016). Como ajudar os alunos a estudar e a pensar? Auto-regulação da aprendizagem. Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health, (34), 233–258. Retrieved from https://revistas.rcaap.pt/millenium/article/view/8370

Issue

Section

Articles