Contributos da Preparação para o Parto na Perceção de Cuidados Culturais
Palabras clave:
gravidez, preparação para o parto, perceção, cuidados culturais, partoResumen
Enquadramento: A preparação para o parto
constitui-se como um tempo privilegiado de educação para a
saúde durante a gravidez e uma oportunidade para os
enfermeiros obstetras poderem capacitar a mulher/casal a
vivenciar a maternidade sem hesitações, incertezas, receios ou
medos, tornando-a uma experiência positiva e gratificante.
Objetivo: Analisar a influência da preparação para o
parto na perceção de cuidados culturais em mulheres em
trabalho de parto.
Métodos: Estudo quantitativo, descritivo,
correlacional do tipo explicativo, com uma amostra de 1000
puérperas das maternidades da região norte de Portugal,
utilizando um questionário de caracterização
sociodemográfica e obstétrica, e a Escala de Perceção dos
Cuidados Culturais de Parreira et al. (2010) para a recolha de
dados.
Resultados: A preparação para o parto foi realizada
por 39,6% das puérperas. As puérperas que realizaram
preparação para o parto obtiveram melhores resultados no
atendimento personalizado (p<0,001), no significado do tempo
durante o parto (p=0,002), e na importância do espaço na
privacidade e na comunicação (p=0,017). As puérperas que
não realizaram preparação para o parto apresentaram índices
superiores na despersonalização na prestação de cuidados
(p<0,001), sentimentos e sensações negativos por falta de
explicação (p<0,001), meio ambiente (p<0,001), sentimentos
negativos causados pelo uso de aparelhos e utensílios
(p<0,001) e medo de morrer (p<0,001).
Conclusão: A preparação para o parto promove uma
melhor perceção dos cuidados culturais no momento do parto,
sendo que a mesma deve ser desenvolvida também nos meios
rurais. Emerge a necessidade de investigar o que leva as
mulheres que vigiaram a gravidez no Serviço Nacional de
Saúde a não aderirem à preparação para o parto.
Descargas
Citas
- Bergström, M., Kieler, H. & Waldenström, U. (2009). Effects of natural childbirth preparation versus
standard antenatal education on epidural rates, experience of childbirth and parental stress in mothers and
fathers: a randomised controlled multicenter trial. BJOG. (International Journal of Obstetrics and
Gynaecology), 116(9):1167-76. doi: 10.1111/j.1471-0528.2009.02144
- Baglio, G., Spinelli, A., Donati, S., Grandolo, M. E. & Osborn, J. (2000). Evaluation of the impact of birth
preparation courses on the health of the mother and the newborn. Ann Ist Super Sanita, 36(4), 465-478.
Istituto Superiore di Sanità, Roma.
- Bergström, M., Kieler, H. & Waldenström, U. (2010). Psychoprophylaxis during labor: associations with
labor-related outcomes and experience of childbirth. Acta Obstetricia et Gynecologica Scandinavica, 89(6),
-800. doi: 10.3109/00016341003694978
- Bernazzani, O., Marks, M., Bifulco, A., Siddle, K., Asten, P. & Conroy, S. (2005). Assessing psychosocial
risk in pregnant/postpartum women using the Contextual Assessment of Maternity Experience (CAME).
Social Psychiatry & Psychiatric Epidemiology, 40(6), 497-508. doi: 10.1007/s00127-005-0917-y
- Cetin, H., Gunay, N. & Dalak, H. (2012). Traditional practices to women during pregnancy, birth and after
birth and reasons. HealthMed, 6(7), 2396-2406.
- Comas, M., Català, L., Sala, M., Payà, A., Sala, A., Del Amo, E. & Cots, F. (2011). Descriptive analysis of
childbirth healthcare costs in an area with high levels of immigration in Spain. BMC Health Services
Research, 11(1), 77-85. doi: 10.1186/1472-6963-11-77
- Conde, A., Figueiredo, B., Costa, R., Pacheco, A. & Pais, Á. (2007). Percepção da Experiência de parto:
continuidade e mudança ao longo do pós-parto. Psicologia, Saúde & Doenças, 8(1), 49-66. Disponível em
<http://www.scielo.oces.mctes.pt/pdf/psd/v8n1/v8n1a04.pdf>.
- Coutinho, E. C. & Parreira, M. V. B. C. (2011). Outra forma de olhar a mãe imigrante numa situação de
transição. Millenium, 40, 83-97. Disponível em <http://www.ipv.pt/millenium/Millenium40/7.pdf>.
- Couto, G. (2002). Preparação para o parto: representações mentais de um grupo de grávidas de uma área
urbana e de uma área rural. Porto: ICBAS. Dissertação de candidatura ao Grau de Mestre em Ciências de
Enfermagem no Insitituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar. Não publicado.
- Etowa, J. B. (2012). Becoming a mother: The meaning of childbirth for African-Canadian women.
Contemporary Nurse: A Journal for the Australian Nursing Profession, 41(1), 28-40.
- Fabian, H. M., Rådestad, I. J. & WaldenstrÖm, U. (2005). Childbirth and parenthood education classes in
Sweden. Women's opinion and possible outcomes. Acta Obstetricia et Gynecologica Scandinavica, 84(5),
-443. doi: 10.1111/j.0001-6349.2005.00732.x
- Fabian, H. M., Rådestad, I. J. & Waldenström, U. (2006). Characteristics of primiparous women who are
not reached by parental education classes after childbirth in Sweden. Acta Paediatrica, 95(11), 1360-1369.
doi: 10.1080/08035250600664125
- Leal, I. (2005). Psicologia da gravidez e da parentalidade. Lisboa: Fim de Século.
- Lee, L. Y. K. & Holroyd, E. (2009). Evaluating the effect of childbirth education class: a mixed-method
study. International Nursing Review, 56(3), 361-368. doi: 10.1111/j.1466-7657.2008.00701.x
- Lei nº 142/99, de 31 de Agosto de 1999. Diário da República, I Série-A, N.º 203, de 31-8-1999. Quarta
alteração à Lei n.º 4/84, de 5 de Abril, alterada pelas Leis n.º 17/95, de 9 de Junho, 102/97, de 13 de
Setembro, e 18/98, de 28 de Abril.
- Maier-Lorentz, M. M. (2008). Transcultural Nursing: Its Importance In Nursing Practice. Journal of
Cultural Diversity, 15(1), 37-43.
- Malata, A., Hauck, Y., Monterosso, L. & McCaul, K. (2007). Development and evaluation of a childbirth
education programme for Malawian women. Journal of Advanced Nursing, 60(1), 67-78. doi:
1111/j.1365-2648.2007.04380.x
- Meleis, A. I. (2010). Transitions Theory Middle-Range and Situation-Specific Theories in Nursing Research
and Practice. New York: Springer Publishing Company.
- Michaels, P. A. (2010). Comrades in the Labor Room: The Lamaze Method of Childbirth Preparation and
France's Cold War Home Front, 1951-1957. American Historical Review, 115(4), 1031-1060.
- Morgado, C. M. L., Pacheco, C. O. C., Belém, C. M. S. & Nogueira, M. F. C. (2010). Efeito da variável
preparação para o parto na antecipação do parto pela grávida: estudo comparativo. Revista Referência, II
Série, n.°12, 17-27. Disponível em
<https://www.esenfc.pt/v02/pa/conteudos/downloadArtigo.php?id_ficheiro=302&codigo=>.
- Nama, V. & Wilcock, F. (2011). Caesarean section on maternal request: is justification necessary?
Obstetrician & Gynaecologist, 13(4), 263-269. doi: 10.1576/toag.13.4.263.27693
- Olaitan, O. L., Talabi, A. E., Olumorin, C. O., Braimoh, K. T., Kayode, O. O. & Onigbinde, A. T. (2012).
Risks experience during pregnancy among teenagers in South West Nigeria. International Journal of
Collaborative Research on Internal Medicine & Public Health (IJCRIMPH), 4(1), 1-11.
- Parreira, V., Paúl, C. & Gonçalves, C. (2010). Cultura Profesional de los Enfermeros: La Perspectiva del
Usuario. Artigo apresentado em XIV Encuentro de Investigación en Enfermería. Burgos, Noviembre 2010-
th International Nursing Research Conference, Burgos.
- Pincus, J. (2005). The Official Lamaze Guide: Giving Birth with Confidence. Birth: Issues in Perinatal
Care, 32(4), 329-330. doi: 10.1111/j.0730-7659.2005.00394a.x
- Reitmanova, S. & Gustafson, D. L. (2008). “They Can’t Understand It”: Maternity Health and Care Needs
of Immigrant Muslim Women in St. John’s, Newfoundland. Maternal & Child Health Journal, 12(1), 101-
doi: 10.1007/s10995-007-0213-4
- Serçeku, P. & Mete, S. (2010). Effects of antenatal education on maternal prenatal and postpartum
adaptation. Journal of Advanced Nursing, 66(5), 999-1010. doi: 10.1111/j.1365-2648.2009.05253.x
- Shahoei, R., Riji, H. M. & Saeedi, Z. A. (2011). 'Safe passage': pregnant Iranian Kurdish women's choice of
childbirth method. Journal of Advanced Nursing, 67(10), 2130-2138. doi: 10.1111/j.1365-
2011.05656.x
- Shannon, D. (2010). Cultural competency in health care organizations: why and how? Physician Executive, 36(5), 18-22.
- Thomas, P. E., Beckmann, M. & Gibbons, K. (2010). The effect of cultural and linguistic diversity on
pregnancy outcome. Australian & New Zealand Journal of Obstetrics & Gynaecology, 50(5), 419-422. doi:
1111/j.1479-828X.2010.01210.x
- van Bussel, J., Spitz, B. & Demyttenaere, K. (2010). Childbirth expectations and experiences and
associations with mothers' attitudes to pregnancy, the child and motherhood. Journal of Reproductive &
Infant Psychology, 28(2), 143-160. doi: 10.1080/02646830903295026
- Yenal, K. & Sevil, Ü. (2012). The effects of web-based childbirth education program on activities of daily
living of pregnant women. HealthMed, 6(7), 930-938.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que sometan propuestas para esta revista estarán de acuerdo con los siguientes términos:
a) Los artículos serán publicados según la licencia Licença Creative Commons (CC BY 4.0), conforme el régimen open-access, sin cualquier coste para el autor o para el lector.
b) Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de la primera publicación, se permite la divulgación libre del trabajo, desde que sea correctamente atribuida la autoría y la publicación inicial en esta revista.
c) Los autores están autorización para firmar contratos adicionales separadamente, para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (ej.: publicar en un repositorio institucional o como capítulo de un libro), con reconocimiento de la autoría y publicación inicial e esta revista.
d) Los autores tienen permiso y son alentados a publicar y distribuir su trabajo on-line (ej.: en repositorios instituciones o en su página personal) ya que eso podrá generar alteraciones productivas, así como aumentar el impacto y la citación del trabajo publicado.
Documentos necesarios para la sumisión
Plantilla del artículo (formato editable)