Cifras do Sujo e Cacos do Informe na Poesia de Max Martins
Palabras clave:
Max Martins, poesia, taoísmo, erotismoResumen
O propósito deste artigo é mostrar na poesia de Max
Martins um léxico de palavras que refutam a beleza enquanto
única via da expressão poética. O levantamento indica vocábulos
condizentes com a banalidade cotidiana do mundo, porém, em
conformidade com a máxima de Lao-Tsé, “Palavras confiáveis
não são belas, palavras belas não são confiáveis”. O estudo
aponta, todavia, o caráter anti-intelectual de expressões fora do
padrão, mas de acordo com a tradição da mística erótica ocidental.
Assim, analisamos boa parte da obra do poeta paraense, sob o
intuito de encontrarmos o Ocidente nos poemas de influência
oriental. O recorte temporal vai se situar nos idos de 1950, quando
o autor em questão assimila e renova a proposta de Robert Stock,
que enfatiza a poesia enquanto dinâmica da página e não da récita.
A poesia não é declamação, mas fruto do indeciso e precioso
sentido do estar a caminho.
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Citas
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