Cultura organizacional
Resumen
Numa análise antropológica, tal como refere Neves (2000), o termo “cultura” começou por ser definido como um componente do sistema social, o qual se manifesta pelo modo de vida e pelos artefactos, onde se incluem o saber, a crença, a arte, a moral, a lei, os costumes, hábitos, assumidos pelo homem como membro da sociedade.
Esta concepção de cultura pluralista e sócio-cultural que permaneceu de 1900 a 1950, subdividiu-se em duas correntes, sendo a primeira, mais simples, um conjunto de padrões culturais, criada pelos indivíduos que interagem, realçada pelas estruturas padronizadas da cultura, traduzida nos artefactos e comportamentos. A segunda, mais complexa, associada às formas de organização económica, política e social, sistemas de religião, tipo de linguagem, filosofias, direito, ciência e arte. Esta considera a cultura como um conjunto de estruturas sociais, integrada numa rede ou sistema de relações sociais, sendo cada sistema estrutural, uma unidade funcional, que contribui de modo harmonioso para a sua existência e continuidade.
Descargas
Citas
· ANTÓNIO, Nelson Santos. (2003). Estratégia Organizacional: do
Posicionamento ao Movimento. Lisboa: Edições Sílabo, Lda.
· CHIAVENATO, Idalberto. (2000). Administração nos novos tempos, 6ª ed. Rio de Janeiro: Campus.
· DAWSON, S. (1995). Analysing organizations. 2ª ed., Houndmills Macmillan Press.
· DE WITTE, K. e DE COCK, G. (1986). Organizational climate: its
relationship with managerial activities and communication structures. The
psychology of work organization. Elsevier.
· DEAL, T. e KENNEDY, A. (1988). Corporate Cultures. London: Penguin.
· DENISON, D.R. (1990). Corporate Culture and Organizational Effectiveness. John Wiley & Sons.
· DENISON, D.R. (1996). What is the difference between organizational culture and organizational climate? A native´s point of view on a decade of paradigm wars. Academy of Management Review, vol. 21, nº 3, 619-654.
· HANDY, C. (1978). The gods of management. London: Penguin.
· HARRISON, R. (1972). Understending your organization´s character.
Harvard Business Review, 50 (23):119-128.
· HATCH, M. Jo. (1993). The dynamics of organizational culture. Academy of Management Review, vol.18, nº 4, 657-693.
· MABEY, C. e SALAMAN, G. (1995). Startegic human resource management. Blackwell Publishers, Lda. Oxford.
· MARTIN, J. (1992). Cultures in organizations. New York, Oxford University Press.
· MINTZBERG, H. (1981). Organization design: fashion or fit?. Harvard
Business Review, Janeiro/Fevereiro, 103-116;
· MINTZBERG, H. (1986). Le pouvoir dans les organizations. Les editions
d´organization. Paris.
· MINTZBERG, H., QUINN, James B. (2001). O Processo da Estratégia. Porto Alegre: Bookman.
· NADLER, David A. e EDWARD E. Lawler (1983). III. Quality of Work Life: Perspectives and Directions. Organizational Dynamics, Winter.
· NEVES, José Gonçalves. (2000). Clima Organizacional, Cultura
Organizacional e Gestão de Recursos Humanos. Lisboa: Editora RH.
· PETERS, Thomas & Waterman, ROBERT H. (1982). In search of excellence: Lessons from America´s best-run companies”. Nova York: Harper & Row.
· PETTIGREW, A.M. (1979). On studying organizational cultures.
Administrative Science Quartely, 24, 570-581.
· PETTIGREW, Andrew; FERLIE, Ewan, [et al]. (1996).The New Public
Management in Action. New York: Oxford University Press.
· QUINN, M. D. (1985). Planni
· ROBBINS, Stephen P. (1999). Comportamento Organizacional. Rio de
Janeiro: Livros Técnicos e Científicos Editora S.A.
· SCHEIN, Edgar. H. (1984) - Coming to a New Awereness of Organizational Culture. Sloan Management Review. Vol. 25, nº 2. Schien, Edgar H. (1992). Organizational culture and leadership. San Francisco, Jossey Bass Publishers.
· SCHEIN, Edgar H. (1986). “How leaders Embed and Transmit Culture”,
Organizational Cultures and Leardership. S. Francisco: Jossey-Bass Publishers.
· SCHEIN, Edgar. H. (1984) - Coming to a New Awereness of Organizational Culture. Sloan Management Review. Vol. 25, nº 2.
· WILKINS, A.L. (1983). The Culture Audit: A Tool for Understanding
Organizational. Organizational Dynamics, Autumn, p. 24-38
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que sometan propuestas para esta revista estarán de acuerdo con los siguientes términos:
a) Los artículos serán publicados según la licencia Licença Creative Commons (CC BY 4.0), conforme el régimen open-access, sin cualquier coste para el autor o para el lector.
b) Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de la primera publicación, se permite la divulgación libre del trabajo, desde que sea correctamente atribuida la autoría y la publicación inicial en esta revista.
c) Los autores están autorización para firmar contratos adicionales separadamente, para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (ej.: publicar en un repositorio institucional o como capítulo de un libro), con reconocimiento de la autoría y publicación inicial e esta revista.
d) Los autores tienen permiso y son alentados a publicar y distribuir su trabajo on-line (ej.: en repositorios instituciones o en su página personal) ya que eso podrá generar alteraciones productivas, así como aumentar el impacto y la citación del trabajo publicado.
Documentos necesarios para la sumisión
Plantilla del artículo (formato editable)