A morte de Ivan Iltich

Autores/as

  • Renato Ribeiro Velloso

Resumen

O livro escrito por Léon Tolstoi, “A morte de Ivan Ilitich”, é considerado a obra artística mais perfeita da história mundial, a agonia de um juiz ao saber que está com uma doença incurável e próximo da morte, ou seja, o destino de cada um de nós. 

Ivan Ilitch um homem de meia idade, sem grandes qualidades ou defeitos, que vive uma existência inútil. Um burocrata russo, frio, pacato e acima de tudo banal, juiz de um tribunal onde, julgava o destino das pessoas da maneira mais asséptica e impessoal possível.
E subitamente vê-se doente, uma doença terrível de cura e diagnóstico impossível, e com dores cada vez mais crescentes, incontroláveis, angustiantes e a certeza de estar cada vez mais próximo da morte, e que é inevitável. Esse é o ponto de partida para um sofrimento atroz, que o persegue por meses. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

Tolstoi, Léon, Conde, 1828-1910 – A morte de Ivan Ilitch / Leon Nikolaievitch Tolstoi; tradução de Vera Karam. – Porto Alegre: L&PM, 2002.

Publicado

2016-02-15

Cómo citar

Velloso, R. R. (2016). A morte de Ivan Iltich. Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health, (31), 7–8. Recuperado a partir de https://revistas.rcaap.pt/millenium/article/view/8410

Número

Sección

Artigos