As actividades de expressão e educação físico-motora no desenvolvimento da personalidade

Autores/as

  • João Luís Garcês Esteves

Resumen

O contributo orientado no complexo processo de desenvolvimento da personalidade de crianças e jovens terá sido, desde sempre, uma das maiores preocupações da instituição Escola. 

De entre as variadíssimas actividades desenvolvidas em contexto escolar destacamos as actividades corporais, em especial as que se apresentam sob a forma de jogo. Fundamentalmente, porque são alvo de forte adesão por parte das crianças devido à motivação que geralmente consigo transportam.

E precisamente por serem aliciantes para os alunos, as actividades corporais devem ser, e são-no efectivamente, um veículo privilegiado neste processo de desenvolvimento da personalidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

· AUSBEL; NOVAK; HANESIAN (1980): Psicologia Educacional. Ed. Interamericana, Lda., Rio Janeiro

· BURTON, Arthur (1978): Teorias operacionais da personalidade. Imago Editora, Lda., Rio Janeiro

· BANDET, J. ; SARAZANAS, R. (1975): A criança e os brinquedos. Ed. Estampa, Lisboa. 2.ª ed.

· BAUDET, S.; Péan, M-C; Gauquelin, F. (1977) : O Corpo. Ed. Círculo de

Leitores

· BRÁS, José (1998): O grupo: unidade funcional da inclusão. Revista Horizonte, vol. XIV, n. 84, pp. 4-8

· CRESPO, Jorge (1986): O Desporto e a Formação da Personalidade. Revista Horizonte, vol.III, n.º16, pp.111-116

· ENCICLOPÉDIA DE PSICOLOGIA (1996): Vol. 2. Liarte, Edição de Livros, Lda.

· KLAUSMEIER, Herbert J. (1977): “Aprendizagem e Capacidades Humanas” in AAVV Manual de Psicologia Educacional. Ed.Harbra

· MORIN, Edgar (1977): La Méthode : La Nature de la Nature. Éditions du Seuil, Paris

· PIKUNAS, J. (1979): Desenvolvimento Humano. Ed. McGraw-Hill do Brasil

· PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES: PSICOLOGIA

INFANTIL E JUVENIL (1998): Vol.2. Oceano-Liarte Editores S.ª, Lisboa

· RAIMONDI, Paolo (1999): Cinesiologia y Psicomotricidad. Editorial Paidotribo. Barcelona

Publicado

2016-02-15

Cómo citar

Esteves, J. L. G. (2016). As actividades de expressão e educação físico-motora no desenvolvimento da personalidade. Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health, (31), 271–284. Recuperado a partir de https://revistas.rcaap.pt/millenium/article/view/8429

Número

Sección

Artigos