Marketing e comunicação: inovação conceptual na gestão de serviços de saúde
Resumen
A função de Marketing & Comunicação (M&C) é uma realidade cada vez mais institucionalizada nos serviços de saúde, a qual, sendo uma inovação na gestão das Instituições, não questiona quem gere, mas faz questionar quem é gerido, atendendo ao seu enquadramento e forma de intervenção.
Sendo certa a função definida no sentido de apoiar a alteração de comportamentos (utentes e profissionais), esta nem sempre é exercida da forma mais conveniente ou adequada, por força das próprias pessoas inerentes à função, cuja escolha ou afectação, nem sempre reúne as qualificações desejadas, assumindo ainda assim poderes que lhe são delegados, os quais superam e ultrapassam competências, interferindo na organização de outros grupos profissionais, criando mal-estar a nível interno das instituições de saúde.
Neste sentido, e atendendo à inovação desta função nas instituições, parece ainda não estar compreendida a função por parte de alguns responsáveis da área, as funções e o interesse da sua existência.
Pretende-se pois com este ensaio fazer uma análise e enquadramento da realidade actual, relativamente à política de saúde e sua evolução, procurando enquadrar a função M&C, face às inovações implementadas em termos de políticas de saúde noutros países, procurando a sua divulgação e integração, bem como em relação aos constrangimentos e problemas vividos no nosso contexto actual.
Descargas
Citas
BUSSCHE, Hendrik e KILBINGER, Claudia “La Medicine generale en France et en Allemagne: Situation actuelle et tendances futures”. Unité de Recherche sur les Soins Primaires et les Systèmes de Santé, Faculté de Médecine, Université de Hambourg. 2001.
HARRISON, Michael I. e CALLTORP, Johan. “The reorientation of market-oriented reforms in Swedish health-care”. Health Policy. 2000:50, 219-240.
HIFFE, Steve. “ The National plan for Britain’s National Health Service: Toward a managed market”. International Journal of Health Service, 2001: Vol. 31, nº 1, 105-110.
MOSSIALOS, E. “Citizens view on health systems in the 15 Member states of the European Union”. Health Economics. 1997: Vol. 6, 109-16.
PORTUGAL Ministério da Saúde - “ O Hospital Português”. Lisboa: Direcção Geral da Saúde. 1998.
PORTUGAL Ministério da Saúde – “Saúde: um compromisso. A estratégia de saúde para o virar do século 1998-2002”. Ministério da Saúde. 1999. Relatório da Primavera. “Conhecer os caminhos da saúde”. Observatório Português dos Sistemas de Saúde. 2001.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que sometan propuestas para esta revista estarán de acuerdo con los siguientes términos:
a) Los artículos serán publicados según la licencia Licença Creative Commons (CC BY 4.0), conforme el régimen open-access, sin cualquier coste para el autor o para el lector.
b) Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de la primera publicación, se permite la divulgación libre del trabajo, desde que sea correctamente atribuida la autoría y la publicación inicial en esta revista.
c) Los autores están autorización para firmar contratos adicionales separadamente, para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (ej.: publicar en un repositorio institucional o como capítulo de un libro), con reconocimiento de la autoría y publicación inicial e esta revista.
d) Los autores tienen permiso y son alentados a publicar y distribuir su trabajo on-line (ej.: en repositorios instituciones o en su página personal) ya que eso podrá generar alteraciones productivas, así como aumentar el impacto y la citación del trabajo publicado.
Documentos necesarios para la sumisión
Plantilla del artículo (formato editable)