A Representação do Cenário no Novo Romance Histórico Brasileiro ‒ Uma Leitura dos Romances A República dos Bugres e Conspiração Barroca, de Ruy Reis Tapioca

Autores/as

  • Cristiano Mello Oliveira

Palabras clave:

representação do cenário, Novo Romance Histórico Brasileiro, Ruy Reis Tapioca, A República dos Bugres (1999), Conspiração Barroca (2008)

Resumen

A representação do cenário no Novo Romance Histórico brasileiro tem despertado pouco interesse na crítica literária. A morfologia urbana composta por casas, casarões, palácios, castelos, igrejas, pontes, logradouros, meios de transporte e cidades é caracterizada e descrita conforme o contexto de época. Muitos escritores analisam compêndios históricos, documentos de época, arquivos, museus, numa tentativa de representar ou (re)criar o pano de fundo dos enredos históricos formulados. Os romances A República dos Bugres (1999) e Conspiração Barroca (2008) do escritor baiano Ruy Reis Tapioca conjugam-se como obras literárias que remontam o passado histórico, recuperando os pressupostos vigentes nos séculos XVIII e XIX, nomeadamente a chegada da Família Real Portuguesa e a Inconfidência Mineira.
O presente artigo averigua como o cenário histórico é representado nesses romances, identificando a forma e o conteúdo trabalhado, por meio do recorte das descrições narrativas. De modo a fundamentar a nossa reflexão recorremos aos contributos de: Lowenthal (1998), Bury (2006), Pons, (1996), White, (1992), entre outros. Por último, a contribuição deste artigo visa expandir o olhar estético para esse assunto tão instigante e ainda não devidamente explorado pelo meio acadêmico.

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Publicado

2016-07-04

Cómo citar

Oliveira, C. M. (2016). A Representação do Cenário no Novo Romance Histórico Brasileiro ‒ Uma Leitura dos Romances A República dos Bugres e Conspiração Barroca, de Ruy Reis Tapioca. Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health, (50), 69–99. Recuperado a partir de https://revistas.rcaap.pt/millenium/article/view/9615

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Sección

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