O Turista Aprendiz e a Máquina Fotográfica como Estratégia de Aproximação Social
Palabras clave:
Mário de Andrade O turista aprendiz, fotografia e literatura, crônicas de viagem, contribuições sociais, povoResumen
Este artigo analisa a posição do intelectual Mário de Andrade ao se referir à obra O turista aprendiz, no que concerne à sua representação etnográfica e fotográfica, numa tentativa de compreender os problemas sociais, durante sua estada nos estados do Norte e do Nordeste brasileiro. A obra O turista aprendiz foi escrita entre os anos de 1928 e 1930, em forma de diários, de anotações e crônicas de viagens. Em um primeiro momento, o escritor paulista publicou originalmente esses escritos no jornal Diário Nacional, nas mesmas datas. No entanto, a publicação oficial do livro saiu após os textos serem publicados no jornal, em edição organizada por Telê Ancona Lopez, quase cinquenta anos depois, em 1976. O centro das visitas etnográficas embutido na obra consiste na atenção que o autor dedica ao público proletário, na busca pela formulação de uma cultura popular nacional. O escritor modernista assume uma postura de intelectual comprometido com a sociedade, pretendendo representá-la em seus escritos e crônicas de viagens. Como lastro teórico, baseamo-nos na interpretação de alguns teóricos que mais ajudaram a compreender o panorama dessa dualidade investigativa (Literatura e Fotografia), a saber: Ancona Lopez (1976); Sussekind (2008); Barthes (1981), entre outros, necessários para contemplação do tema proposto.Descargas
Citas
• Andrade, Mário de (1976). O turista aprendiz. Estabelecimento de texto, introdução e notas de Telê Ancona Lopez. São Paulo: Duas Cidade/ Secretaria da Cultura, Ciência e Tecnologia.
• Andrade, Mário de (1976). Táxi e crônicas do Diário Nacional . Estabelecimento de texto, introdução e notas de Telê Porto Ancona Lopes. São Paulo: Duas Cidades/ Secretaria da Cultura, Ciência e Tecnologia.
• Andrade, Mário (1983). Entrevistas e depoimentos. São Paulo: T&A Queiroz Editor.
• Andrade, Mário de (1998). A imagem de Mário. Fotobiografias de Mário de Andrade. Rio de Janeiro. Edições Alumbramento.
• Arrigucci, David (1999). Enigma e comentário. São Paulo: Companhia das Letras.
• Bandeira, Manuel (2008). 30 crônicas escolhidas. São Paulo: Cosacnaify, 2008.
• Barthes, Roland (1981). A câmara clara. São Paulo: Nova Fronteira.
• Branco, Carlos Heitor Castello (1970). Macunaíma e a viagem grandota. São Paulo: Quatro Artes.
• Garret, Almeida (1985). Viagens na minha terra. São Paulo: Ediouro.
• Lopez, Telê Porto Ancona (1972). Mário de Andrade: Ramais e caminhos. São Paulo: Universitária.
• Lopez, Telê Porto Ancona (1976). A Bordo do Diário. In: Mário de Andrade, O turista aprendiz. Estabelecimento de texto, introdução e notas de Telê Ancona Lopez. São Paulo: Duas Cidades.
• Lopez, Telê Porto Ancona (1985). Mas se alguém segura o leme/desta nave incandescente. In: Maureen Bissiliat, Tele Porto Ancona Lopez & António Marcos da Silva (1985). 18ª Bienal de São Paulo - Catálogo /outubro-dezembro 1985/ Sala Especial O Turista Aprendiz. São Paulo: Abril. s.p. Disponível em <http://issuu.com/bienal/docs/name729994>.
• Lopez, Telê Porto Ancona (1992). O cronista Mário de Andrade. Tese de Livre Docência, Universidade de São Paulo - USP, Brasil.
• Lopez, Telê Porto Ancona (Org.) (1993). Viagens e o fotógrafo. In: Mário de Andrade: fotógrafo e turista aprendiz. São Paulo: IEB/USP.
• Lopez, Telê Porto Ancona (1998). O riso e o rictus. In: Mário de Andrade. A imagem de Mário: fotobiografia de Mário de Andrade. Introdução de Telê Ancona Lopez e Texto Crítico de Ferreira Gullar. Rio de Janeiro: Edições Alumbramento.
• Lopez, Telê Porto Ancona (2005). O turista aprendiz na Amazônia: a invenção no texto e na imagem. Anais do Museu Paulista História e Cultura Material (An. mus. paul.) vol. 13, n.º 2, pp. 135-164. São Paulo, July/Dec. 2005. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/anaismp/v13n2/a05v13n2.pdf >. Acesso em: 20 jul. 2011.
• Oliveira, Cristiano Mello (2008). Crônicas de viagens e a representação da cidade de Natal na obra O Turista Aprendiz de Mário de Andrade. Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação, v. 2, n. 3, p. 327-345, set./dez. Blumenau. ISSN 1981 – 9943. Disponível em <http://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/1282>.
• Oliveira, Cristiano Mello de (2011). Considerações sobre a construção intelectual de Mário de Andrade: O Turista Aprendiz. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina. 2011. (Dissertação de Mestrado).
Disponível em <https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/99260>.
• Paulino, Ana Maria, Mindlin, Diana, Martins, Regina, Gregório, Sério, Lopez, Telê Ancona & Washington Racy (Org.) (1993). Viagens e o fotógrafo. In: Mário de Andrade: fotógrafo e turista aprendiz. São Paulo: Instituto de Estudos Brasileiros/USP.
• Prado, Paulo (1962). Retrato do Brasil. Ensaio sobre a tristeza brasileira. Rio de Janeiro: José Olympio Editora.
• Sussekind, Flora (2008). O Brasil não é longe daqui. São Paulo: Companhia das Letras.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que sometan propuestas para esta revista estarán de acuerdo con los siguientes términos:
a) Los artículos serán publicados según la licencia Licença Creative Commons (CC BY 4.0), conforme el régimen open-access, sin cualquier coste para el autor o para el lector.
b) Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de la primera publicación, se permite la divulgación libre del trabajo, desde que sea correctamente atribuida la autoría y la publicación inicial en esta revista.
c) Los autores están autorización para firmar contratos adicionales separadamente, para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (ej.: publicar en un repositorio institucional o como capítulo de un libro), con reconocimiento de la autoría y publicación inicial e esta revista.
d) Los autores tienen permiso y son alentados a publicar y distribuir su trabajo on-line (ej.: en repositorios instituciones o en su página personal) ya que eso podrá generar alteraciones productivas, así como aumentar el impacto y la citación del trabajo publicado.
Documentos necesarios para la sumisión
Plantilla del artículo (formato editable)