O Turista Aprendiz e a Máquina Fotográfica como Estratégia de Aproximação Social

Autores/as

  • Cristiano Mello Oliveira

Palabras clave:

Mário de Andrade O turista aprendiz, fotografia e literatura, crônicas de viagem, contribuições sociais, povo

Resumen

Este artigo analisa a posição do intelectual Mário de Andrade ao se referir à obra O turista aprendiz, no que concerne à sua representação etnográfica e fotográfica, numa tentativa de compreender os problemas sociais, durante sua estada nos estados do Norte e do Nordeste brasileiro. A obra O turista aprendiz foi escrita entre os anos de 1928 e 1930, em forma de diários, de anotações e crônicas de viagens. Em um primeiro momento, o escritor paulista publicou originalmente esses escritos no jornal Diário Nacional, nas mesmas datas. No entanto, a publicação oficial do livro saiu após os textos serem publicados no jornal, em edição organizada por Telê Ancona Lopez, quase cinquenta anos depois, em 1976. O centro das visitas etnográficas embutido na obra consiste na atenção que o autor dedica ao público proletário, na busca pela formulação de uma cultura popular nacional. O escritor modernista assume uma postura de intelectual comprometido com a sociedade, pretendendo representá-la em seus escritos e crônicas de viagens. Como lastro teórico, baseamo-nos na interpretação de alguns teóricos que mais ajudaram a compreender o panorama dessa dualidade investigativa (Literatura e Fotografia), a saber: Ancona Lopez (1976); Sussekind (2008); Barthes (1981), entre outros, necessários para contemplação do tema proposto.

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Citas

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Publicado

2016-07-04

Cómo citar

Oliveira, C. M. (2016). O Turista Aprendiz e a Máquina Fotográfica como Estratégia de Aproximação Social. Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health, (50), 101–121. Recuperado a partir de https://revistas.rcaap.pt/millenium/article/view/9616

Número

Sección

Artigos