Desafios à investigação em cuidados paliativos: contributo do mestrado em cuidados paliativos da faculdade de medicina da Universidade de Lisboa

Autores

  • António Barbosa

DOI:

https://doi.org/10.29352/mill0201.11.00045

Palavras-chave:

cuidados paliativos, investigação, metodologia, mestrado

Resumo

Introdução: Os cuidados paliativos centram-se no controlo de perturbações funcionais e sintomatologia complexa e assumem-se como um elemento essencial dos cuidados de saúde.

Objectivos e métodos: O objetivo deste estudo é o de analisar a totalidade das 108 dissertações do mestrado em cuidados paliativos discutidas e aprovadas na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa entre 2004 e 2016 quanto às caraterísticas temáticas, logísticas, metodológicas, tipo e número de participantes e investigadores ao longo de dois períodos sequenciais. Não se observaram diferenças significativas em todas as variáveis analisadas comparando esses dois períodos. Resultados: Verificou-se, na autoria das dissertações, um predomínio do grupo de enfermeiros em relação a outros grupos profissionais e a colaboração de cerca de 8.000 participantes, na sua maioria doentes com patologias diversas de acentuado predomínio oncológico e que foram avaliados em contexto predominantemente hospitalar por todo o País. Nas principais temáticas abordadas distinguem-se por grau decrescente de representação a avaliação das necessidades gerais em cuidados paliativos, a qualidade de vida e a satisfação de cuidadores informais e atitudes, vivências, conhecimentos e competências sobretudo dos profissionais de saúde. Surgem também como temáticas relevantes a avaliação sintomática geral e específica de doentes, estudos de intervenção em cuidados paliativos e de problemas existenciais, espirituais e éticos, mas também de comunicação e de luto, cobrindo todo o espectro das áreas essenciais da prática dos cuidados paliativos. As metodologias quantitativas foram as mais representadas, com uma forte componente de estudos retrospetivos, utilizando escalas, e das qualitativas, a mais utilizada foi a análise de conteúdo, a partir de entrevistas semiestruturadas.

Conclusões: Da análise das limitações encontradas propõem-se quatro linhas estratégicas para o desenvolvimento da investigação em cuidados paliativos em Portugal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Cerqueira M. O cuidador e o doente paliativo no Alto Minho: análise das necessidades/dificuldades do cuidador para cuidar do doente paliativo no domicílio [Mestrado em Cuidados Paliativos]. Lisboa: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa; 2004.

Querido A. A esperança em cuidados [Mestrado em Cuidados Paliativos]. Lisboa: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa; 2005.

Custódio M. A espiritualidade e a doença orgânica [Mestrado em Cuidados Paliativos]. Lisboa: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa; 2005.

Andrade E. A necessidade de uma unidade de cuidados paliativos no distrito de Santarém [Mestrado em Cuidados Paliativos]. Lisboa: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa; 2005.

Neto, IG. Antibioterapia em doentes terminais: utilização subcutânea de uma cefalosporina de 3ª geração (ceftriaxona) [Mestrado em Cuidados Paliativos]. Lisboa: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa; 2005.

Galvão C. Atitudes face à morte e ao morrer [Mestrado em Cuidados Paliativos]. Lisboa: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa; 2005.

Bernardo A. Avaliação de sintomas em cuidados paliativos [Mestrado em Cuidados Paliativos]. Lisboa: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa; 2005.

Gonçalves MJ. Comunicação do enfermeiro com o doente em fim de vida [Mestrado em Cuidados Paliativos]. Lisboa: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa; 2005.

Carvalho ML. Conhecimentos e atitudes dos médicos em relação ao controlo da dor crónica [Mestrado em Cuidados Paliativos]. Lisboa: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa; 2005.

Madureira M. Cuidar do cuidador. [Mestrado em Cuidados Paliativos]. Lisboa: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa; 2005.

Palma MJ. Local de morte numa região do sul de Portugal: contributo para uma estratégia de cuidados paliativos e alívio do sofrimento na doença terminal [Mestrado em Cuidados Paliativos]. Lisboa: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa; 2005.

Leal F. Medicina geral e familiar e o luto [Mestrado em Cuidados Paliativos]. Lisboa: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa; 2005.

Salazar H. Necessidades de comunicação dos doentes oncológicos em cuidados paliativos [Mestrado em Cuidados Paliativos]. Lisboa: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa; 2005.

Rosado J. O impacto do cancro terminal na família: um estudo no Alentejo [Mestrado em Cuidados Paliativos]. Lisboa: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa; 2005.

Guarda H. Tradução e adaptação cultural e linguística para português da escala de dor DOLOPLUS 2 [Mestrado em Cuidados Paliativos]. Lisboa: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa; 2005.

Jardim T. Competências dos enfermeiros para cuidar do doente em cuidados paliativos [Mestrado em Cuidados Paliativos]. Lisboa: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa; 2006.

Capelas ML. Dor total nos doentes com metastização óssea [Mestrado em Cuidados Paliativos]. Lisboa: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa; 2006.

Fernandes L. A espiritualidade: o sentido da vida da pessoa com SIDA em fim de vida [Mestrado em Cuidados Paliativos]. Lisboa: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa; 2007.

Chaves I. Avaliação de qualidade de vida de doentes com gliomas cerebrais de alto grau de malignidade tratados numa instituição hospitalar [Mestrado em Cuidados Paliativos]. Lisboa: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa; 2007.

Lima T. Cuidar do doente terminal em ensino clínico: o desenvolvimento de competências emocionais nos estudantes de enfermagem [Mestrado em Cuidados Paliativos]. Lisboa: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa; 2007.

Magalhães J. Cuidar em fim de vida: uma abordagem qualitativa sobre as experiências dos estudantes do curso de licenciatura em enfermagem. [Mestrado em Cuidados Paliativos]. Lisboa: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa; 2007.

Botelho A. O uso de metadona como analgésico: o caso português: que presente? Que futuro? [Mestrado em Cuidados Paliativos]. Lisboa: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa; 2007.

Ramos S. Os familiares cuidadores da criança com doença de mau prognóstico: fundamentos para uma intervenção no âmbito dos cuidados paliativos [Mestrado em Cuidados Paliativos]. Lisboa: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa; 2007.

Feio M. Quanto custa morrer? [Mestrado em Cuidados Paliativos]. Lisboa: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa; 2007.

Gama, G. Validação de uma escala de satisfação de doentes [Mestrado em Cuidados Paliativos]. Lisboa: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa; 2007.

Alvarenga M. A comunicação na transferência do doente em cuidados curativos para os cuidados paliativos [Mestrado em Cuidados Paliativos]. Lisboa: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa; 2008.

Simões P. Isto é mesmo uma questão de vida ou de morte: preocupações existenciais no doente oncológico [Mestrado em Cuidados Paliativos]. Lisboa: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa; 2008.

Ramos A. Motivações expressas por doentes oncológicos terminais e seus cuidadores principais: desencontros e desafios na intervenção da assistente social [Mestrado em Cuidados Paliativos]. Lisboa: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa; 2008.

Silva R. Os últimos dias de vida do doente oncológico, num hospital português [Mestrado em Cuidados Paliativos]. Lisboa: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa; 2008.

Aparicio M. A satisfação dos familiares de doentes em cuidados paliativos [Mestrado em Cuidados Paliativos]. Lisboa: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa; 2009.

Peladinho M. Avaliação da qualidade de vida dos doentes com cancro colo-rectal submetidos a quimioterapia paliativa [Mestrado em Cuidados Paliativos]. Lisboa: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa; 2009.

Trincão V. Comunicação intrafamiliar sobre o final de vida e a morte [Mestrado em Cuidados Paliativos]. Lisboa: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa; 2009.

Fernandes J. Cuidar no domicílio: a sobrecarga do cuidador familiar [Mestrado em Cuidados Paliativos]. Lisboa: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa; 2009.

Cunha V. Enquanto há vida há sexualidade! Perspectivas dos profissionais de saúde quanto à comunicação sobre a sexualidade em cuidados paliativos [Mestrado em Cuidados Paliativos]. Lisboa: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa; 2009.

Pinto MM. Importância das vivências dos enfermeiros no processo de comunicação com o doente oncológico paliativo em internamento hospitalar [Mestrado em Cuidados Paliativos]. Lisboa: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa; 2009.

Morins G. Sofrimento e qualidade de vida em doentes com cancro no HDES, E.P.E. [Mestrado em Cuidados Paliativos]. Lisboa: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa; 2009.

Viana A. A avaliação da esperança em cuidados paliativos: validação transcultural do Herth Hope Index [Mestrado em Cuidados Paliativos]. Lisboa: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa; 2010.

Andrade S. A perda de autonomia em doentes paliativos com cancro do pulmão [Mestrado em Cuidados Paliativos]. Lisboa: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa; 2010.

Delalibera M. Adaptação e validação portuguesa do instrumento de avaliação do luto prolongado: Prolonged Grief Disorder (PG-13) [Mestrado em Cuidados Paliativos]. Lisboa: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa; 2010.

Ferreira M. Análise da referenciação médica de doentes para uma unidade de cuidados paliativos [Mestrado em Cuidados Paliativos]. Lisboa: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa; 2010.

Xavier C. Contributos da formação na área dos cuidados paliativos: um estudo quantitativo nos enfermeiros de cuidados de saúde primários [Mestrado em Cuidados Paliativos]. Lisboa: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa; 2010.

Serrano MF. Cuidar a boca em cuidados paliativos: contributo para a promoção da dignidade humana [Mestrado em Cuidados Paliativos]. Lisboa: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa; 2010.

Fradique E. Efectividade da intervenção multidisciplinar em cuidados paliativos [Mestrado em Cuidados Paliativos]. Lisboa: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa; 2010.

Silva AMA. Efectividade de um programa de intervenção na percepção de sobrecarga dos familiares cuidadores de pessoas idosas com demência [Mestrado em Cuidados Paliativos]. Lisboa: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa; 2010.

Soares MEA. Impacto do meio sócio-económico-demográfico do Concelho de Santa Maria da Feira na qualidade de vida e reacções emocionais (ansiedade e depressão), na mulher mastectomizada, face à alteração da sua imagem [Mestrado em Cuidados Paliativos]. Lisboa: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa; 2010.

Neves S. Impacto no cuidador principal, do cuidado ao doente paliativo no domicílio [Mestrado em Cuidados Paliativos]. Lisboa: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa; 2010.

Braga R. Influência dos cuidados de enfermagem de reabilitação no controlo em cuidados paliativos [Mestrado em Cuidados Paliativos]. Lisboa: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa; 2010.

Matos A. Informação ao doente oncológico: validação da versão portuguesa do questionário EORTC QLQ-INFO26 [Mestrado em Cuidados Paliativos]. Lisboa: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa; 2010.

Braga AC. Necessidades dos doentes portadores de esclerose lateral amiotrófica e seu cuidador principal: sua influência na qualidade de vida [Mestrado em Cuidados Paliativos]. Lisboa: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa; 2010.

Neves S. O rosto social da morte: as representações sociais da morte no doente paliativo [Mestrado em Cuidados Paliativos]. Lisboa: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa; 2010.

Marques L. Qualidade de vida dos doentes terminais oncológicos em internamento e em ambulatório [Mestrado em Cuidados Paliativos]. Lisboa: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa; 2010.

Grelha P. Qualidade vida dos cuidadores informais de idosos dependentes em contexto domiciliário: estudo sobre a influência da educação para a saúde na qualidade de vida [Mestrado em Cuidados Paliativos]. Lisboa: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa; 2010.

Sousa MF. Tradução e adaptação linguística e cultural para português do Liverpool Care Pathway [Mestrado em Cuidados Paliativos]. Lisboa: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa; 2010.

Parece A. Vivências dos enfermeiros relativamente a cuidados post mortem em unidades de medicina [Mestrado em Cuidados Paliativos]. Lisboa: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa; 2010.

Pina PR. A complexidade do tratamento da dor oncológica: a intensidade da dor como factor preditivo [Mestrado em Cuidados Paliativos]. Lisboa: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa; 2011.

Alves M. A espiritualidade e os profissionais de saúde em cuidados paliativos [Mestrado em Cuidados Paliativos]. Lisboa: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa; 2011.

Marques C. A massagem terapêutica em idosos não comunicantes com doença terminal [Mestrado em Cuidados Paliativos]. Lisboa: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa; 2011.

Tavares F. Acuidade prognóstica em fim de vida: valor preditivo de quatro métodos na estimativa de sobrevivência de doentes oncológicos de um hospital central e universitário português [Mestrado em Cuidados Paliativos]. Lisboa: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa; 2011.

Tavares A. Ajustamento mental da mulher com cancro de mama [Mestrado em Cuidados Paliativos]. Lisboa: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa; 2011.

Cavaleiro R. Burnout nos profissionais de saúde dos serviços de psiquiatria/paliativos/ dermatologia [Mestrado em Cuidados Paliativos]. Lisboa: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa; 2011.

Barroso R. Condições para o desenvolvimento de acções paliativas em unidades de internamento de agudos [Mestrado em Cuidados Paliativos]. Lisboa: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa; 2011.

Oliveira J. Cuidar de doentes em fim de vida: a percepção dos médicos de família [Mestrado em Cuidados Paliativos]. Lisboa: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa; 2011.

Alves E. Estratégias dos cuidadores informais de doentes com cancro do pulmão em fase terminal, no domicílio [Mestrado em Cuidados Paliativos]. Lisboa: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa; 2011.

Pazes MC. Factores que influenciam a vivência do processo terminal e de luto: perspectiva do cuidador principal [Mestrado em Cuidados Paliativos]. Lisboa: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa; 2011.

Moreira L. Hipodermóclise: uma forma de dignificar a vida na prestação de cuidados de saúde no domicílio [Mestrado em Cuidados Paliativos]. Lisboa: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa; 2011.

Alves M. Sofrimento do doente oncológico com necessidade de cuidados paliativos e a sobrecarga do cuidador informal [Mestrado em Cuidados Paliativos]. Lisboa: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa; 2011.

Oliveira A. A abordagem do doente em fase paliativa no Hospital de Santa Maria: visão do enfermeiro [Mestrado em Cuidados Paliativos]. Lisboa: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa; 2012.

Almeida A. A família em cuidados paliativos: avaliação da satisfação dos familiares dos doentes em cuidados paliativos: contributo para a validação da escala FAMCARE [Mestrado em Cuidados Paliativos]. Lisboa: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa; 2012.

Estanque C. A prática de cuidar o doente oncológico em fim de vida: uma abordagem na perspectiva dos enfermeiros [Mestrado em Cuidados Paliativos]. Lisboa: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa; 2012.

Pedrosa A. Atitudes dos enfermeiros face à morte e aos cuidados prestados aos doentes terminais [Mestrado em Cuidados Paliativos]. Lisboa: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa; 2012.

Almeida I. Avaliação de conhecimentos dos enfermeiros sobre medidas farmacológicas e não farmacológicas no controlo da dispneia [Mestrado em Cuidados Paliativos]. Lisboa: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa; 2012.

Martins V. Caracterização e abordagem das necessidades espirituais do doente em final de vida: visão integrada dos profissionais de cuidados paliativos [Mestrado em Cuidados Paliativos]. Lisboa: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa; 2012.

Faustino S. Competências dos estudantes na área dos cuidados paliativos [Mestrado em Cuidados Paliativos]. Lisboa: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa; 2012.

Silva MJN. Cuidados paliativos: caracterização assistencial e identificação de necessidades num serviço de medicina interna [Mestrado em Cuidados Paliativos]. Lisboa: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa; 2012.

Duarte MJ. Cuidados paliativos no AVC em fase aguda [Mestrado em Cuidados Paliativos]. Lisboa: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa; 2012.

Ferreira J. Delirium terminal no doente paliativo: prevalência e impacto do fenómeno sobre os enfermeiros de uma unidade de cuidados paliativos [Mestrado em Cuidados Paliativos]. Lisboa: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa; 2012.

Raposo A. Efeito de uma intervenção educativa dirigida ao cuidador informal: utente com doença avançada no domicílio [Mestrado em Cuidados Paliativos]. Lisboa: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa; 2012.

Bragança J. Enfermeiros de cuidados paliativos: como despendem o seu tempo e qual a sua percepção em relação à qualidade dos seus cuidados [Mestrado em Cuidados Paliativos]. Lisboa: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa; 2012.

Piedade AF. Qualidade de vida e expectativas futuras: perspectiva de vida de tetraplégicos com suporte ventilatório de longa duração [Mestrado em Cuidados Paliativos]. Lisboa: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa; 2012.

Pamplona P. Tradução e validação de uma escala de rastreio de necessidades em cuidados paliativos em doentes ventilados no domicílio [Mestrado em Cuidados Paliativos]. Lisboa: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa; 2012.

Silva I. Tratamento da dor em feridas crónicas: revisão sistemática de literatura [Mestrado em Cuidados Paliativos]. Lisboa: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa; 2012.

Fonseca M. Validação cultural para português de uma escala numérica de efeitos adversos de opióides [Mestrado em Cuidados Paliativos]. Lisboa: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa; 2012.

Bárrios H. Adaptação cultural e linguística e validação do instrumento QOL-AD para Portugal [Mestrado em Cuidados Paliativos]. Lisboa: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa; 2013.

Ribeiro A. Controlo de sintomas em cuidados paliativos num serviço de medicina interna [Mestrado em Cuidados Paliativos]. Lisboa: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa; 2013.

Pina AF. O luto nos enfermeiros de cuidados paliativos: serviço de medicina paliativa do Hospital do Fundão [Mestrado em Cuidados Paliativos]. Lisboa: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa; 2013.

Oliveira E. Participação do enfermeiro no processo de decisão de não reanimação da pessoa em estado terminal [Mestrado em Cuidados Paliativos]. Lisboa: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa; 2013.

Silva AJM. Actividade diagnóstica dos enfermeiros numa equipa de cuidados paliativos domiciliários : estudo de caso [Mestrado em Cuidados Paliativos]. Lisboa: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa; 2014.

Flor de Lima MT. Avaliação das necessidades/obstáculos ao desenvolvimento dos cuidados paliativos na Região Autónoma dos Açores [Mestrado em Cuidados Paliativos]. Lisboa: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa; 2014.

Nicolau C. Conforto dos doentes em fim de vida em contexto hospitalar [Mestrado em Cuidados Paliativos]. Lisboa: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa; 2014.

Fernandez G. Impacto da radioterapia na qualidade de vida dos doentes com metastização cerebral [Mestrado em Cuidados Paliativos]. Lisboa: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa; 2014.

Conde L. Impacto das Alterações da cavidade oral na qualidade de vida da pessoa com neoplasia da cabeça/pescoço [Mestrado em Cuidados Paliativos]. Lisboa: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa; 2014.

Roleto A. Que papel para o psicólogo numa equipa de cuidados paliativos? [Mestrado em Cuidados Paliativos]. Lisboa: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa; 2014.

Nobre AJ. Intervenção dos assistentes sociais no âmbito do curso de mestrado em cuidados paliativos [Mestrado em Cuidados Paliativos]. Lisboa: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa; 2015.

Baptista C. O impacto dos factores de risco social na dor oncológica [Mestrado em Cuidados Paliativos]. Lisboa: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa; 2015.

Pereira I. Processo de cuidar em cuidados paliativos: apoio no luto [Mestrado em Cuidados Paliativos]. Lisboa: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa; 2015.

Rosa I. Caracterização dos cuidados de saúde prestados ao doente oncológico em agonia num serviço de medicina com especialidades médicas [Mestrado em Cuidados Paliativos]. Lisboa: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa; 2015.

Pereira ME. Cuidados Paliativos ao doente em fim de vida num serviço de urgência [Mestrado em Cuidados Paliativos]. Lisboa: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa; 2015.

Pombinho R. A pessoa com fibrose quística - procura da dimensão da espiritualidade [Mestrado em Cuidados Paliativos]. Lisboa: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa; 2015.

Pinheiro S. Influência da terapia ocupacional na capacidade funcional e na autonomia dos doentes com esclerose lateral amiotrófica [Mestrado em Cuidados Paliativos]. Lisboa: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa; 2015.

Afonso T. Morrer em ambiente hospitalar, a transferência do utente em fim de vida – uma inevitabilidade? [Mestrado em Cuidados Paliativos]. Lisboa: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa; 2015.

Menendez F. Prevalência e repercussão da obstipação no doente oncológico [Mestrado em Cuidados Paliativos]. Lisboa: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa; 2015.

Mendes AMA. Qualidade de vida em doentes com metástases ósseas : validação da escala EORTC QLQ BM22 [Mestrado em Cuidados Paliativos]. Lisboa: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa; 2015.

Milhomens R. Avaliação dos níveis de ansiedade e depressão e a sua correlação com a intensidade de dor em doentes oncológicos com doença avançada e progressiva [Mestrado em Cuidados Paliativos]. Lisboa: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa; 2015.

Colimão MC. Espiritualidade em cuidados paliativos: estados espirituais da família após a perda de um ente querido [Mestrado em Cuidados Paliativos]. Lisboa: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa; 2015.

Silva L. O doente geriátrico em cuidados paliativos: Um novo paradigma em contexto hospitalar [Mestrado em Cuidados Paliativos]. Lisboa: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa; 2016.

Barata P. Clusters de sintomas de doentes oncológicos [Mestrado em Cuidados Paliativos]. Lisboa: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa; 2016.

Santos R. Cuidar do doente em Cuidados Paliativos com cateter venoso central totalmente implantado - Importância do manuseamento [Mestrado em Cuidados Paliativos]. Lisboa: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa; 2016.

Bouça R. Assessment of methodological characteristics and quality reporting of clinical trials in palliative care [Mestrado em Cuidados Paliativos]. Lisboa: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa; 2016.

Barbosa A. (Coord). Investigação qualitativa em cuidados paliativos. Lisboa: Núcleo de Cuidados Paliativos/Centro de Bioética/Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa; (2012).

Barbosa A. (Coord). Investigação quantitativa em cuidados paliativos. Lisboa: Núcleo de Cuidados Paliativos/Centro de Bioética/Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa; 2012.

Ferraz Gonçalves J. Como avaliar sintomas em cuidados paliativos: da investigação à prática. In: Barbosa A, Pina PR, Tavares F, Neto IG, editores. Manual de cuidados paliativos. 2ª ed rev e aum. Lisboa: Núcleo de Cuidados Paliativos/Centro de Bioética/Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa; 2016. p. 963-78.

Santos ME, Capelas ML. Investigação em cuidados paliativos em Portugal. Cadernos de Saúde. 2011; 4(1): 63-69.

Pereira SM, Hernández-Marrero P, Capelas ML. Investigação colaboracional e multicêntrica em cuidados paliativos em Portigal: Traços da

realidade e perspetivas sobre como promover e melhorar. Cuidados Paliativos. 2014; 1(2): 34-42.

Downloads

Como Citar

Barbosa, A. (2016). Desafios à investigação em cuidados paliativos: contributo do mestrado em cuidados paliativos da faculdade de medicina da Universidade de Lisboa. Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health, (1), 127–139. https://doi.org/10.29352/mill0201.11.00045

Edição

Secção

Ciências da vida e da saúde