Avaliação do efeito da recirculação de lixiviados num aterro sanitário.
DOI:
https://doi.org/10.29352/mill0202e.09Palavras-chave:
aterro sanitário, correlações, elementos minerais, lixiviado, recirculaçãoResumo
Introdução: O aterro sanitário é uma técnica que aplica princípios de engenharia para confinar os resíduos numa menor área possível, reduzindo o seu volume. Deste tratamento resultam nomeadamente a produção de lixiviados, pelo que se impõe o estudo da sua recirculação.
Objetivos: Fornecer uma perspetiva da prática do efeito da recirculação de lixiviados e de questões técnicas que o diferenciam dos aterros convencionais, tendo por base o aterro sanitário de Bigorne.
Métodos: Efetuou-se o levantamento de diversos parâmetros físicos e químicos durante um período de 10 anos exploração do aterro, seguindo-se o respectivo tratamento estatístico.
Resultados: A análise dos dados mostrou que a produção de lixiviados diminui com o início da recirculação de lixiviados, assim como a condutividade, após um aumento gradual, a carência bioquímica de O2 (CBO5) e carência química de O2 (CQO). Por sua vez, a concentração de azoto amoniacal tende a permanecer elevada e o pH aumenta para valores com caracter básico. As concentrações dos elementos minerais apresentaram um perfil variável. O chumbo e manganês tendem a diminuir, enquanto as concentrações dos elementos crómio, sódio e potássio tendem a aumentar. Quanto aos restantes elementos minerais (zinco, cobre, ferro, níquel, magnésio e cálcio), verifica-se que as suas concentrações tendem a se manter constantes. A maioria das correlações efetuadas entre a idade do aterro, o caudal recirculado e os elementos minerais não evidenciou correlações significativas. Salienta-se apenas a correlação significativa positiva entre o caudal recirculado com o crómio e potássio, evidenciando o efeito do caudal no aumento da concentração destes elementos minerais no interior do aterro.
Conclusões: Estudar os mecanismos que controlam o comportamento de aterros com recirculação de lixiviados, permite o desenvolvimento de ferramentas de gestão adequadas às especificidades dos aterros.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Os autores que submetem propostas para esta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os artigos são publicados segundo a licença Licença Creative Commons (CC BY 4.0), conformando regime open-access, sem qualquer custo para o autor ou para o leitor;
b) Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, permitindo-se a partilha livre do trabalho, desde que seja corretamente atribuída a autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d) Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publica
Documentos necessários à submissão
Template do artigo (formato editável)