Comunicação e competências interpersonais para estudantes de graduação em enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.29352/mill0203.02.00138Palavras-chave:
Comunicação, Competências, Estudantes, EnfermagemResumo
Introdução: Habilidades de comunicação eficaz são essenciais para cuidados de enfermagem holísticos e para a prestação de uma atitude de cuidar profissional.
Objetivos: Este artigo pretende explorar a comunicação e as competências interpessoais em estudantes de enfermagem.
Desenvolvimento: Existe necessidade de aplicar uma teoria ou modelo como um guia para o desempenho profissional. Os estudantes precisam de formação para adquirirem os conhecimentos e habilidades de competência prática.
Conclusões: É necessário tempo e espaço para praticar e para se tornar eficaz e competente com as habilidades de: empatia; ouvir; atitude de não-julgamento; cuidados individualizados (cuidado centrado na pessoa).
Downloads
Referências
An Bord Altranais (ABA)(2010. Guidance for New Nurse and Midwife Registrants. ABA, Dublin.
Balzer-Riley, J. (2011). Communication in Nursing. 7thEd, Mosby, St Louis.
Boykins, A. D. (2014). Core communication competencies in patient-centered care. ABNF Journal Spring, 25(2), 40-45.
Braga, E. (2010). How communication experts express communicative competence Interface Comunicação Saúde Educação, 14(34), 529-538.
Griffiths, J., Speed, S., Horne, M., Keeley, P. (2012). A caring professional attitude: what services users and carers seek in graduate nurses and the challenge for educators. Nurse Education Today, 32, 121–127.
Massachusetts Department of Higher Education Nurse of the Future Competency Committee (2010). Nurse of the future nursing core competencies. Massachusetts Department of Higher Education. Boston. USA.
McCabe, C., Timmins, F. (2013). Communication Skills for Nursing Practice. 2nd Edition, Palgrave Macmillan, UK.
Nursing and Midwifery Board of Ireland (NMBI) (2016). Nurse Registration Programmes, Standards and Requirements. NMBI, Dublin. Irland.
Pearson, A., Vaughan, B., Fitzgerald, M. (2005). Nursing Models for Practice. 3rd Ed, Butterworth Heinemann, Oxford. UK.
Peplau, H. (1952, 1991). Interpersonal Relations in Nursing: A Conceptual Frame of Reference for Psychodynamic Nursing. Springer, New York. USA.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Os autores que submetem propostas para esta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os artigos são publicados segundo a licença Licença Creative Commons (CC BY 4.0), conformando regime open-access, sem qualquer custo para o autor ou para o leitor;
b) Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, permitindo-se a partilha livre do trabalho, desde que seja corretamente atribuída a autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d) Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publica
Documentos necessários à submissão
Template do artigo (formato editável)