Comunicação e competências interpersonais para estudantes de graduação em enfermagem

Autores

  • Bridie McCarthy Université Cork, IRLANDE

DOI:

https://doi.org/10.29352/mill0203.02.00138

Palavras-chave:

Comunicação, Competências, Estudantes, Enfermagem

Resumo

Introdução: Habilidades de comunicação eficaz são essenciais para cuidados de enfermagem holísticos e para a prestação de uma atitude de cuidar profissional.

Objetivos: Este artigo pretende explorar a comunicação e as competências interpessoais em estudantes de enfermagem.

Desenvolvimento: Existe necessidade de aplicar uma teoria ou modelo como um guia para o desempenho profissional. Os estudantes precisam de formação para adquirirem os conhecimentos e habilidades de competência prática.

Conclusões: É necessário tempo e espaço para praticar e para se tornar eficaz e competente com as habilidades de: empatia; ouvir; atitude de não-julgamento; cuidados individualizados (cuidado centrado na pessoa).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

An Bord Altranais (ABA)(2010. Guidance for New Nurse and Midwife Registrants. ABA, Dublin.

Balzer-Riley, J. (2011). Communication in Nursing. 7thEd, Mosby, St Louis.

Boykins, A. D. (2014). Core communication competencies in patient-centered care. ABNF Journal Spring, 25(2), 40-45.

Braga, E. (2010). How communication experts express communicative competence Interface Comunicação Saúde Educação, 14(34), 529-538.

Griffiths, J., Speed, S., Horne, M., Keeley, P. (2012). A caring professional attitude: what services users and carers seek in graduate nurses and the challenge for educators. Nurse Education Today, 32, 121–127.

Massachusetts Department of Higher Education Nurse of the Future Competency Committee (2010). Nurse of the future nursing core competencies. Massachusetts Department of Higher Education. Boston. USA.

McCabe, C., Timmins, F. (2013). Communication Skills for Nursing Practice. 2nd Edition, Palgrave Macmillan, UK.

Nursing and Midwifery Board of Ireland (NMBI) (2016). Nurse Registration Programmes, Standards and Requirements. NMBI, Dublin. Irland.

Pearson, A., Vaughan, B., Fitzgerald, M. (2005). Nursing Models for Practice. 3rd Ed, Butterworth Heinemann, Oxford. UK.

Peplau, H. (1952, 1991). Interpersonal Relations in Nursing: A Conceptual Frame of Reference for Psychodynamic Nursing. Springer, New York. USA.

Downloads

Publicado

2017-05-31

Como Citar

McCarthy, B. (2017). Comunicação e competências interpersonais para estudantes de graduação em enfermagem. Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health, 2(3), 25–28. https://doi.org/10.29352/mill0203.02.00138

Edição

Secção

Ciências da vida e da saúde