Estudo de validação da escala Satisfação da criança com a consulta de enfermagem da diabetes

Autores

  • Anabela Pires Unidade Local de Saúde do Nordeste, E.P.E. - Unidade Hospitalar de Bragança, Portugal
  • Graça Aparício Escola Superior de Saúde, Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
  • João Duarte Escola Superior de Saúde, Instituto Politécnico de Viseu, Portugal

Palavras-chave:

Satisfação do paciente, Educação em enfermagem, Diabetes mellitus, Validação dos testes

Resumo

Introdução: A implementação da qualidade nos hospitais tem estimulado a avaliação da satisfação dos utentes, pelo que o uso de instrumentos validados é de extrema importância.

Objetivo: Validar a escala “Satisfação da criança com a consulta de enfermagem da diabetes”.

Métodos: Estudo quantitativo, transversal e analítico, em amostra não probabilística de 135 crianças, média de idades de 13.45 anos (Dp= 2.83), utilizadoras da consulta de diabetes em 6 hospitais públicos portugueses. Utilizou-se uma adaptação da Escala de Satisfação dos Utentes com a Consulta de Enfermagem da Diabetes (Chaves, et al., 2012) e foi efetuado o seu estudo psicométrico da escala.

Resultados: A solução fatorial final apresentou 13 itens distribuídos por 3 fatores (Avaliação inicial, Orientações e Relação/ Comunicação) que explicam 49.95% da variância total. Os índices de ajustamento global configuraram-se como bons. A escala mostrou fiabilidade de constructo apropriada com fiabilidade compósita superior a 0.70 e validade convergente razoável (aproximadamente 0.50). O coeficiente alfa Cronbach global revelou-se bom (α= 0.847).

Conclusões: Os resultados do estudo psicométrico permitem considerar esta escala como um instrumento adequado para utilizar em estudos deste âmbito.

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Como Citar

Pires, A., Aparício, G., & Duarte, J. (2016). Estudo de validação da escala Satisfação da criança com a consulta de enfermagem da diabetes. Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health, (1), 41–50. Obtido de https://revistas.rcaap.pt/millenium/article/view/13913

Edição

Secção

Ciências da vida e da saúde