A abstinência e o consumo de álcool entre escolares: a influência das esferas pessoal, familiar e socio-cultural

Autores

  • Jorge Bonito Universidade de Évora, CIDTFF, Universidade de Aveiro, Portugal
  • Mara Boné Agrupamento de Escolas de Monforte, Portugal

Palavras-chave:

Álcool, Jovens, Família, Grupo de pertença, Escola

Resumo

Introdução: Entre os jovens, o uso regular ou abusivo do álcool parece aliar-se a fatores individuais, em ambiente social. O consumo de bebidas alcoólicas, nas faixas etárias mais jovens, segundo o World Development Report, vai além dos 60%.

Objetivo: Este estudo pretendeu conhecer as influências pessoais, dos familiares, do grupo de pertença e do meio escolar, sobre os hábitos de abstinência e de consumo de bebidas alcoólicas entre os jovens.

Métodos: Investigação de carácter qualitativo, com recurso a entrevistas compreensivas semiestruturadas, desenvolvido numa escola do distrito de Évora, Portugal. A amostra é constituída por 10 alunos do 8º ano de escolaridade, cinco não consumidores e cinco consumidores.

Resultados: A experimentação acontece entre os 12-14 anos de idade em consequência da curiosidade, motivação explícita ou tácita, para “dar estilo”, do ambiente, da diversão e da observação de comportamentos. Entre os efeitos da ingestão indicados como motivadores ao consumo destaca-se o atingir estados de alegria e boa disposição. Os familiares tendem a incentivar a ingestão moderada em ocasiões festivas. Os elementos do grupo de pertença tendem a motivar, de forma explícita, à ingestão, entre os alunos consumidores.

Conclusões: A ingestão de bebidas alcoólicas entre os jovens sofre as influências pessoal, familiar e do grupo de pertença. As iniciativas desenvolvidas na escola tendem a não surtir efeito.

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Como Citar

Bonito, J., & Boné, M. (2016). A abstinência e o consumo de álcool entre escolares: a influência das esferas pessoal, familiar e socio-cultural. Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health, (1), 107–120. Obtido de https://revistas.rcaap.pt/millenium/article/view/13934

Edição

Secção

Ciências da vida e da saúde