A importância das certificações ecológicas e das TIC na promoção do turismo sustentável
estudo de caso de uma unidade de turismo rural
DOI:
https://doi.org/10.29352/mill0205e.37.00242Palavras-chave:
turismo rural, sustentabilidade, TIC, orientação para o consumidorResumo
Introdução: Numa era de problemas ambientais crescentes, a conduta sustentável dos empreendimentos de turismo, em particular do turismo rural, assume hoje uma importância fulcral. Uma boa parte do mercado tende efetivamente a procurar um empreendimento “amigo do ambiente” e socialmente responsável. Daí que as tecnologias de informação e comunicação (TIC), sejam fundamentais para a transmissão destes princípios.
Com efeito não só promotores, mas também empresas de e-commerce no ramo das viagens tomam consciência desta realidade e necessidade, tentando comunicar habilmente a respetiva oferta turística sustentável.
Um exemplo notável que realça a importância da sustentabilidade ambiental e social e as mais valias da utilização das TIC, está localizado na Região Viseu Dão-Lafões (RVDL), mais precisamente numa das comunidades mais interiores da mesma.
Objetivos: Tomando como unidade de análise um empreendimento de turismo rural na RVDL, o objetivo deste estudo é explorar a importância das estratégias de sustentabilidade e das TIC na entrega e promoção do produto turístico.
Métodos: De forma a permitir uma análise mais profunda, utiliza-se uma metodologia de estudo de caso. Para além de uma entrevista semiestruturada recorre-se à observação e análise da página web do empreendimento e a outros documentos eletrónicos.
Resultados: Na génese e desenvolvimento deste empreendimento houve sempre uma preocupação com o ambiente e com a comunidade. Daí que o empreendimento esteja em processo de certificação pela Biosphere e Green Key. Seja no desenvolvimento e atualização da página web, redes sociais, resposta a avaliações no TripAdvisor e no Booking.com e atualização de canais de divulgação quando são feitas reservas, a promoção/comunicação da oferta turística mais sustentável através das TIC, ocupa a maioria do tempo que a promotora dedica ao empreendimento.
Conclusões: A existência de uma conduta ambiental por parte do empreendimento de turismo rural, e a comunicação dessa conduta, assume-se como um ingrediente fundamental para o sucesso da atividade turística do empreendimento. Paralelamente isto é fundamental para a atração de um novo turista mais preocupado com as questões ambientais.
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