O pensamento crítico na construção de soluções criativas

contributos do projeto ProLearn4ALL

Autores

  • Nuno Fragata Instituto Politécnico de Leiria, Leiria, Portugal https://orcid.org/0000-0002-5168-4620
  • Teresa Amaral Politécnico de Leiria, Escola Superior de Artes e Design, LIDA, Caldas da Rainha, Portugal
  • Carla Freire Politécnico de Leiria, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, CI&DEI/CICS.NOVA.IPLeiria-iACT, Leiria, Portugal https://orcid.org/0000-0001-7557-9596
  • Catarina Mangas Instituto Politécnico de Leiria, Escola Superior Educação e Ciências Sociais, CICS.NOVA.IPLeiria - iACT, CI&DEI, Leiria, Portugal https://orcid.org/0000-0003-0843-5861

DOI:

https://doi.org/10.29352/mill0211.01.00255

Palavras-chave:

Aprendizagem baseada em problemas, Pensamento crítico, Ensino superior, Projeto ProLearn4ALL

Resumo

Introdução: Maletas Pedagógicas para TODOS (ProLearn4ALL) é um projeto que pretende aumentar a consciência das crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico para a diferença, através de produtos acessíveis em multiformato, construídos por estudantes do ensino superior. Este processo, fundamentado nas metodologias de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), tem como principais fases a conceptualização de protótipos; o teste piloto; a revisão, reformulação e validação de produtos e, por fim, a produção de uma maleta pedagógica e respetiva disseminação.

Objetivos: O artigo apresenta a metodologia ABP como um processo ativo para desenvolver o pensamento crítico, através da procura de soluções que resolvam problemas não rotineiros.

Métodos: Aplicando a metodologia ABP, partiu-se da contextualização teórica dos quatro grandes domínios da deficiência (motora, visual, surda, intelectual) e da criação, por estudantes das áreas das Ciências Sociais e Educação, de protótipos que evidenciassem as características de cada um desses domínios. Posteriormente, os estudantes das áreas das Artes e do Design foram convidados a desenvolver produtos lúdicos e acessíveis, baseados nos protótipos previamente construídos.

Resultados: Os estudantes posicionaram-se no lugar das pessoas com deficiência, usando restrições específicas, criadas como introduções temáticas aos desafios propostos. Nesse sentido, os recursos foram construídos com maior nível de consciência, pois os estudantes eram simultaneamente produtores e recetores.

Conclusões: As múltiplas reflexões, durante e após a produção, permitiram um constante processo de investigação, validação e exclusão de soluções que levaram progressivamente à construção de uma Maleta Pedagógica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

American Psychiatric Association (2014). DSM - 5 – Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders. Virginia: APA.

Bishop, E., & Bittner, M. (2018). Pedagogy With Purpose: Engaging students with foreign policy issues. Childhood Education, 94(4), 14-21.

Campagnaro, M. (2019). Do touch! How Bruno Munari's picturebooks work. Rivista di Storia dell‘Educazione, 6 (1), 81-96.

Edmonds, W. A., & Kennedy, T. D. (2017). An Applied Guide to Research Designs: Quantitative, Qualitative, and Mixed Methods. Los Angeles: SAGE Publications, Inc.

Ellis, T., & Levy, Y. (2008). Towards a Framework of Problem-Based Research: A Guide for Novice Researchers. Informing Science: The International Journal of an Emerging Transdiscipline, 11, 17-33

Guerreiro, A. (2018). Dicionário de Conceitos, Nomes e Fontes para a Inclusão: Humanizar a Vida em Cidadania e no Prazer Solidário de Existir. Almada: EDLARS - Educomunicação e Vida.

Hallinger, P., & Bridges, E. M. (2016). A systematic review of research on the use of problem-based learning in the preparation and development of school leaders. Educational Administration Quarterly, 1-34.

Liebowitz, D.; González, P.; Hooge, E., & Lima, G. (2018). OECD Reviews of School Resources: Portugal 2018, OECD Reviews of SchoolResources. Paris: OECD Publishing

Mantey, E. (2017). Discrimination against children with disabilities in mainstream schools in Southern Ghana: Challenges and perspectives from stakeholders. International Journal of Educational Development, 54, 18–25

McDaniels, M., & Skogsberg, E. (2017). The scholars we need: Preparing transdisciplinary professions by leveraging the scholarship of practice. New Directions for Higher Education, 178, 71-83.

Okongo, R.; Ngao, G.; Rop, N., & Nyongesa, W. (2015). Effect of Availability of Teaching and Learning Resources on the Implementation of Inclusive Education in Pre-School Centers in Nyamira North Sub-County, Nyamira County, Kenya. Journal of Education and Practice, Vol.6, No.35, 132-141.

Paul, R., & Elder, L. (2020). The miniature guide to Critical Thinking: concepts and tools. United Kingdom: Rowman & Littlefield.

Pedro, N., & Matos, J. F. (2015). Salas de Aula do Futuro: novos designs, ferramentas e pedagogias. In A. S. Ribas, D. Marangon, J.F. Matos & N. Pedro (Org.) Ensinar a aprender! O saber da ação pedagógica em práticas de ensino inovadoras – Atas digitais do III Seminário Nacional Investigando Práticas de Ensino em Sala de Aula e I Seminário Internacional de Práticas Pedagógicas Inovadoras, 15-29.

Pereira, H. (2017). Educação: Cenários orientadores da aprendizagem do futuro. REAeduca, Revista de Educação para o Século XXI, 3.

Skoog, C. (2017). Leaving no child with disability behind. Salud Pública de México, 59, 4, 349-350.

Ulger, K. (2018). The Effect of Problem-Based Learning on the Creative Thinking Disposition of Students in Visual Arts Educations. The Interdisciplinary Journal of Problem-Based Learning, 12(1), article 10.

Yew, E. H. J., & Goh, K. (2016). Problem based learning: An overview of its process and impact on learning. Health Professions Education, 2, 75-79.

Downloads

Publicado

2020-01-31

Como Citar

Fragata, N., Amaral, T., Freire, C., & Mangas, C. (2020). O pensamento crítico na construção de soluções criativas: contributos do projeto ProLearn4ALL. Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health, 2(11), 13–19. https://doi.org/10.29352/mill0211.01.00255

Edição

Secção

Educação e desenvolvimento social