Desenvolvimento de desafios industriais no âmbito curricular
DOI:
https://doi.org/10.29352/mill0211.10.00256Palavras-chave:
Tecnologias avançadas da produção, Aprendizagem baseada em problemas, Indústria, Ensino em engenhariaResumo
Introdução: O desenvolvimento de desafios industriais no âmbito das aulas do sistema de ensino superior é uma forma interessante de ensino e aprendizagem que pode promover nos alunos o desenvolvimento de competências vitais. Tais atividades contribuem, para o relacionamento entre os conteúdos ensinados em sala de aula e o mundo real, entre outros benefícios.
Objetivos: Trabalhos onde é requerido a resolução de problemas reais das empresas industriais regionais, envolvendo organização de produção, processos de produção ou questões de inovação produtiva foram propostos, sendo requerido que os estudantes analisem o problema e proponham soluções técnicas e científicas integrais.
Métodos: O presente artigo apresenta dados de seis semestres em que o trabalho foi desenvolvido. Inquéritos abertos foram desenvolvidos e enviados a estudantes, empresas e professores para avaliar a sua aplicação e resultados.
Resultados: Os resultados indicam que, após alguma resistência inicial, a perceção final dos alunos é de satisfação e validação da metodologia adotada.
Conclusões: A mesma opinião é partilhada por empresas e docentes. Além disso, esse tipo de interação parece ter um impacto positivo no relacionamento universidade-empresa
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