Gestão de enfermagem

estratégias para a segurança de clientes e profissionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29352/mill0211.08.00264

Palavras-chave:

Cuidados de enfermagem, Segurança do paciente, Gestão da segurança, Riscos ocupacionais

Resumo

Introdução: A segurança em saúde tem ganho especial destaque devido aos dados preocupantes que têm sido revelados. Altos padrões de segurança não se alcançam sem o envolvimento de Enfermeiros gestores.

Objetivos: Conhecer as estratégias dos enfermeiros gestores para garantir a segurança dos clientes e enfermeiros num serviço hospitalar.

Métodos: Estudo qualitativo interpretativo com recurso a entrevista semiestruturada a 14 enfermeiros gestores de um hospital da região centro de Portugal, com amostragem por conveniência. Realizada análise de conteúdo com recurso à metodologia de Bardin e ao software Atlas.ti.

Resultados: Foram identificadas vinte categorias, das quais se destacam Discussão em Equipa, Reforço da Equipa, Distribuição do Plano de Trabalho, Formação, Sensibilização, Supervisão. De referir que, do total de categorias, dez dizem respeito à segurança do cliente e enfermeiro, nove em exclusivo com a segurança do cliente e uma à segurança do enfermeiro.

Conclusões: Verifica-se que as estratégias de gestão da segurança são predominantemente globais, evidente na coincidência de categorias entre estratégias para segurança de utentes e profissionais. As estratégias para a segurança do cliente superam em número as estratégias para os enfermeiros. Os participantes demonstraram conhecimento de algumas das principais recomendações estratégias da Organização Mundial de Saúde

Palavras-chave: Cuidados de enfermagem; Segurança do paciente; Gestão da segurança; Riscos ocupacionais

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2020-01-31

Como Citar

Correia, T., Martins, M. M., & Forte, E. C. (2020). Gestão de enfermagem: estratégias para a segurança de clientes e profissionais . Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health, 2(11), 73–80. https://doi.org/10.29352/mill0211.08.00264

Edição

Secção

Ciências da vida e da saúde