Ensino do método qualitativo: estudo de revisão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29352/mill0212.02.00288

Palavras-chave:

pesquisa qualitativa, ensino, ciência, construtivismo, epistemologia

Resumo

Introdução: Existe crescente interesse pelas pesquisas qualitativas em diversos campos do conhecimento e as dificuldades vinculadas ao processo de ensino-aprendizagem do método qualitativo têm sido objeto de discussão em eventos científicos nacionais e internacionais.

Objetivos: Este artigo tem por objetivo levantar questões e informações pertinentes ao ensino do método qualitativo de pesquisa que sirvam de subsídios a propostas pedagógicas que ampliem e qualifiquem sua utilização em pesquisas científicas.

Métodos: Foi feita revisão bibliográfica sobre o tema nas bases de dados do SciELO e Medline e selecionados 15 títulos de três grandes áreas do conhecimento: Ciências da Saúde, Ciências Humanas e Ciências Sociais e Aplicadas. Submetidos à análise temática deram origem a 3 categorias: modalidades de curso, estratégias pedagógicas e problematização do uso/ ensino do método.

Resultados: As experiências apresentadas foram variadas, o que pode demonstrar que o ensino do método qualitativo ainda não está consolidado ao compará-lo com outros métodos de pesquisa que são hegemônicos. Alguns pontos destacaram-se como essenciais numa proposta de ensino-aprendizagem do método nas diversas áreas de conhecimento: o modelo construtivista de ensino-aprendizagem, o ensino não restrito às técnicas e a pesquisa na prática.

Conclusões: Concluiu-se que a conceção paradigmática do ensino, em que se discute os fundamentos teóricos que embasam a ciência parece ser a que apresenta maior potencialidade para alcançar os objetivos educacionais.

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Publicado

2020-04-30

Como Citar

Taquette, S. R. (2020). Ensino do método qualitativo: estudo de revisão . Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health, 2(12), 25–33. https://doi.org/10.29352/mill0212.02.00288

Edição

Secção

Engenharias, tecnologia, gestão e turismo