Aprendizagem ativa no ensino superior: estratégias pedagógicas para um trabalho colaborativo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29352/mill0212.05.00295

Palavras-chave:

aprendizagem ativa, ensino superior, estratégias, trabalho colaborativo

Resumo

Introdução: O ensino superior está normalmente associado a uma formação mais tradicional/expositiva que não se enquadra com o atual processo de Bolonha, as características dos jovens estudantes ou as exigências que advêm das constantes transformações da sociedade. Hoje em dia, os estudantes devem estar preparados com um elevado nível de competências sociais e conhecimentos que são necessários num mercado de trabalho que se altera permanentemente.

Objetivos: Descrever estratégias de aprendizagem cooperativas, desenvolvidas em grupos, aplicadas em cursos superiores nas áreas das ciências sociais e das ciências da educação.

Métodos: A investigação desenvolvida é caracterizada como sendo qualitativa, sendo um estudo essencialmente descritivo, já que apresenta, de forma holística, estratégias específicas aplicadas junto de duas turmas de estudantes do ensino superior.

Resultados: A investigação sugere que os estudantes aprendem melhor quando estão ativamente envolvidos em atividades onde o pensamento crítico e criativo é cultivado, resultando em melhores classificações, numa maior satisfação com o seu percurso académico e numa menor probabilidade de abandono.

Conclusões: É essencial refletir sobre as práticas pedagógicas e, consequentemente, adotar novas estratégias desenvolvidas em ambientes de aprendizagem centrados nos estudantes, que aumentem a qualidade do ensino superior, tornando-o mais adequado à realidade laboral atual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Baepler, P., Walker, J. D. & Driessen, M. (2014). It's not about seat time: Blending, flipping, and efficiency in active learning classrooms. Computers & Education, 78, 227-236.

Barkley, E., Cross, K., & Major, C. (2005). Collaborative learning techniques: A handbook for college faculty. San Francisco, CA: Jossey-Bass.

Bloom, B. S., Krathwohl, D. R., & B. B. Masia (1956). Taxonomy of educational objectives. New York: David McKay Company.

Burke, A. (2011). Group Work: How to Use Groups Effectively. The Journal of Effective Teaching, 11(2), 87-95.

Carmo, H., & Ferreira, M. (2015). Metodologia da investigação: guia para auto-aprendizagem. Lisboa: Universidade Aberta.

Clark, V., & Creswell, J. (2015). Understanding Research - A Consumer’s Guide. New Jersey: Pearson Education.

Edmonds, W., & Kennedy, T. (2017). An applied guide to research designs: quantitative, qualitative, and mixed methods. California: Sage.

Ferraz, A., & Belhot, R. (2010). Taxonomia de Bloom: revisão teórica e apresentação das adequações do instrumento para definição de objetivos instrucionais. Gest. Prod., São Carlos, 17 (2), 421-431.

Fortin, M.-F. (2009). Fundamentos e Etapas do Processo de Investigação. Loures: Lusodidacta.

Grabe, W., & Kaplan, R. (1997). Theory and Practice of Writing. Londres: Longman.

Hassanien, (2006). Student Experience of Group Work and Group Assessment in Higher Education. Journal of Teaching in Travel & Tourism, 6, 17-39.

Hung, H. (2015). Flipping the classroom for English language learners to foster active learning. Computer Assisted Language Learning, 28, 81–96.

Johnson, D., Johnson, R., & Holubec, E. (2002). Circles of learning: Cooperation in the classroom. Edina, MN: Interaction Book Company.

Krathwohl, D. (2002). A revision of Bloom’s taxonomy: an overview. Theory in Practice, 41, (4), 212-218.

Mandel, S. M. (2003). Cooperative work groups. Thousand Oaks, CA: Corwin Press.

Misseyanni, A., Lytras, M., Papadopoulou, P., & Maroul, C. (Eds.) (2018). Active learning strategies in higher education: Teaching for leadership, Innovation, and creativity. UK: Emerald Publishing Limited.

Suleman, F. (2016). Employability skills of higher education graduates: Little consensus on a much-discussed subject. Procedia - Social and Behavioral Sciences, 228, 169-174.

Yasunaga, S. (2018). Class design Based on High Student Engagement Through Cooperation: Toward Classes that Bring About Profound Development (pp. 111-136). In M. Kayo (Ed.), Deep Active Learning: Toward Greater Depth in University Education. Kioto: Springer

Bogdan, R., & Biklen, S. (2013). Investigação qualitativa em educação. Porto: Porto Editora.

Downloads

Publicado

2020-04-30

Como Citar

Mangas, C. (2020). Aprendizagem ativa no ensino superior: estratégias pedagógicas para um trabalho colaborativo . Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health, 2(12), 59–65. https://doi.org/10.29352/mill0212.05.00295

Edição

Secção

Educação e desenvolvimento social