A tabloidização nos jornais diários generalistas portugueses

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DOI:

https://doi.org/10.29352/mill0205e.06.00317

Palavras-chave:

tabloidização, notícias sérias, notícias leves, jornais, informação

Resumo

Introdução: O fenómeno da tabloidização dos media, assente no predomínio de conteúdos leves, domínio do visual e hiperconcorrência tem uma expressão mais acentuada face às pressões comerciais que cercam o setor dos meios de comunicação social. 

Objetivos: Avaliar as capas dos quatro jornais diários generalistas portugueses durante um ano, de modo a compreender se as caraterísticas formais da tabloidização têm expressão nestes periódicos. 

Métodos: Através de uma análise direta de 54 capas de cada diário, e com base no esquema proposto por Colin Sparks (2000), quantificámos o número de destaques e de imagens nas primeiras páginas e categorizámos esses destaques face ao enfoque (público ou privado) e face à temática (leves ou sérias). 

Resultados: Concluímos que o Correio da Manhã e o Jornal de Notícias são os títulos de imprensa onde as caraterísticas do fenómeno da tabloidização são mais visíveis. Em sentido contrário, o Jornal i e o Público são os diários que apresentam menos indícios de tabloidização. 

Conclusões: A tabloidização está presente de forma mais visível nos dois jornais diários generalistas que são líderes de mercado, o que vai ao encontro da corrente que defende que o tratamento jornalístico de temáticas mais leves pode ser uma forma de contornar a crise dos media. 

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Publicado

2020-06-01

Como Citar

Martins, J. (2020). A tabloidização nos jornais diários generalistas portugueses. Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health, 2(5e), 75–83. https://doi.org/10.29352/mill0205e.06.00317

Edição

Secção

Educação e desenvolvimento social