A pedagogia de John Dewey e sua pertinência no 1.º ciclo do ensino básico

Autores

  • Jessica Ferreira Centro de Estudos - Mentes Incríveis, Viseu, Portugal.
  • Ana Paula Cardoso Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação, CI&DEI, Viseu, Portugal. http://orcid.org/0000-0001-5062-4098
  • João Rocha Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação, CI&DEI, Viseu, Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.29352/mill0206e.02.00346

Palavras-chave:

pedagogia de John Dewey, professores, 1.º ciclo do ensino básico, princípios teóricos, inovação pedagógica

Resumo

Introdução: John Dewey é um dos pedagogos mais conceituados do século XX, defendendo a inovação e a experimentação no processo de ensino-aprendizagem, sendo importante refletir acerca destes ideais e a sua relação com a pedagogia no 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB).

Objetivos: Conhecer a perspetiva dos professores do 1.º CEB sobre os ideais pedagógicos de Dewey; perceber se estes recorrem a esta pedagogia e, também, saber quais são as principais dificuldades na sua implementação e as sugestões para as ultrapassar.

Métodos: Investigação transversal, descritiva e comparativa, com recurso ao inquérito por questionário. A amostra foi constituída por 96 professores (84.4% do sexo feminino), com idades entre 25 e 61 anos (M=48.30; DP=6.53), do 1.º CEB de três agrupamentos de escolas do concelho de Viseu.

Resultados: A maioria dos professores perspetiva que o ensino no 1.º CEB assenta nos ideais pedagógicos de Dewey. Contudo, consideraram que há fatores, como o número de alunos por turma ou a extensão dos programas, que constituem obstáculos à ação pedagógica e apresentaram sugestões para os ultrapassar.

Conclusão: Os professores evidenciaram uma perspetiva favorável aos princípios da pedagogia Deweyana, revelando que a sua ação pedagógica se enquadra nesses princípios. Contudo, há sérios constrangimentos que dificultam a sua ação consentânea com estes ideais, que só uma reforma educativa poderá ajudar a ultrapassar.

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Biografias Autor

Jessica Ferreira, Centro de Estudos - Mentes Incríveis, Viseu, Portugal.

Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico 

Proprietária e coordenadora do Centro de Estudos - Mentes Íncríveis, Viseu 

Ana Paula Cardoso, Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação, CI&DEI, Viseu, Portugal.

Departamento de Psicologia e Ciências da Educação

Área disciplinar de Ciências da Educação

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Publicado

2020-12-09

Como Citar

Ferreira, J., Cardoso, A. P., & Rocha, J. . (2020). A pedagogia de John Dewey e sua pertinência no 1.º ciclo do ensino básico . Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health, 2(6e), 23–32. https://doi.org/10.29352/mill0206e.02.00346

Edição

Secção

Educação e desenvolvimento social