Impacto psicológico da pandemia da covid-19 na população geral
protocolo de revisão sistemática com meta-análise
DOI:
https://doi.org/10.29352/mill0207e.01.00360Palavras-chave:
COVID-19, pandemia, saúde mentalResumo
Introdução: O surto da doença de Coronavírus de 2019 (COVID-19) teve uma rápida disseminação mundial, com diretas implicações na saúde física da população em geral, mas também indiretamente num profundo impacto na saúde mental devido às alterações impostas à vida diária.
Objetivo: Sintetizar a prevalência de resultados psicológicos e de saúde mental da população em geral adquiridas em tempo de pandemia COVID-19.
Métodos: Será realizada uma revisão sistemática da literatura com meta-análises binárias de prevalência com recurso ao STATA®15.0 através do método do inverso da variância com transformação Freeman-Tukey double arcsine. A seleção dos estudos, a avaliação da sua qualidade e a extração e síntese dos dados será realizada por dois revisores independentes.
Resultados: Prevemos a inclusão de diversos estudos que demonstrem inequivocamente a existência de uma prevalência significativa de problemas psicológicos e de saúde mental, como a ansiedade, stress, depressão, insónia, entre outros. É expectável que este impacto seja moderado a grave e mais significativo em grupos específicos e/ou vulneráveis, como as mulheres, os jovens, os profissionais de saúde e as pessoas com doenças mentais prévias.
Conclusão: É expectável que esta revisão demonstre o elevado impacto que esta pandemia tem na saúde mental da população em geral. Será necessário que se desenvolvam intervenções que visem promover a resiliência psicológica e minimizar o impacto negativo desta e de futuras pandemias.
Downloads
Referências
Alkhamees, A. A., Alrashed, S. A., Alzunaydi, A. A., Almohimeed, A. S., & Aljohani, M. S. (2020). The psychological impact of COVID-19 pandemic on the general population of Saudi Arabia. Comprehensive psychiatry, 102, 152192. doi:https://doi.org/10.1016/j.comppsych.2020.152192
Banna, M. H. A., Sayeed, A., Kundu, S., Christopher, E., Hasan, M. T., Begum, M. R., . . . Khan, M. S. I. (2020). The impact of the COVID-19 pandemic on the mental health of the adult population in Bangladesh: a nationwide cross-sectional study. International Journal of Environmental Health Research, 1-12. doi:10.1080/09603123.2020.1802409
Bar-Zeev, N., & Inglesby, T. (2020). COVID-19 vaccines: early success and remaining challenges. The Lancet. doi:10.1016/S0140-6736(20)31867-5
Chen, J. (2020). Pathogenicity and transmissibility of 2019-nCoV—A quick overview and comparison with other emerging viruses. Microbes and Infection, 22(2), 69-71. doi:https://doi.org/10.1016/j.micinf.2020.01.004
Gualano, M. R., Lo Moro, G., Voglino, G., Bert, F., & Siliquini, R. (2020). Effects of Covid-19 Lockdown on Mental Health and Sleep Disturbances in Italy. International journal of environmental research and public health, 17(13), 4779. doi:10.3390/ijerph17134779
Guyatt, G. H., Oxman, A. D., Vist, G. E., Kunz, R., Falck-Ytter, Y., Alonso-Coello, P., & Schunemann, H. J. (2008). GRADE: an emerging consensus on rating quality of evidence and strength of recommendations. Bmj, 336(7650), 924-926. doi:10.1136/bmj.39489.470347.AD
Huang, C., Wang, Y., Li, X., Ren, L., Zhao, J., Hu, Y., . . . Cao, B. (2020). Clinical features of patients infected with 2019 novel coronavirus in Wuhan, China. Lancet, 395(10223), 497-506. doi:10.1016/S0140-6736(20)30183-5
Li, Z., Ge, J., Yang, M., Feng, J., Qiao, M., Jiang, R., . . . Yang, C. (2020). Vicarious traumatization in the general public, members, and non-members of medical teams aiding in COVID-19 control. Brain Behav Immun. doi:https://doi.org/10.1016/j.bbi.2020.03.007
Lu, H., Stratton, C. W., & Tang, Y. W. (2020). Outbreak of pneumonia of unknown etiology in Wuhan, China: The mystery and the miracle. J Med Virol, 92(4), 401-402. doi:10.1002/jmv.25678
Mahase, E. (2020). Coronavirus: covid-19 has killed more people than SARS and MERS combined, despite lower case fatality rate. Bmj, 368, m641. doi:10.1136/bmj.m641
Moher, D., Shamseer, L., Clarke, M., Ghersi, D., Liberati, A., Petticrew, M., . . . Group, P.-P. (2015). Preferred reporting items for systematic review and meta-analysis protocols (PRISMA-P) 2015 statement. Systematic Reviews, 4(1), 1. doi:10.1186/2046-4053-4-1
Munn, Z., Moola, S., Lisy, K., Riitano, D., & Tufanaru, C. (2015). Methodological guidance for systematic reviews of observational epidemiological studies reporting prevalence and cumulative incidence data. Int J Evid Based Healthc, 13(3), 147-153. doi:10.1097/xeb.0000000000000054
Munn, Z., Moola, S., Lisy, K., Riitano, D., & Tufanaru, C. (2020). Chapter 5: Systematic reviews of prevalence and incidence. In E. Aromataris & Z. Munn (Eds.), JBI Manual for Evidence Synthesis: JBI.
Paulino, M., Dumas-Diniz, R., Brissos, S., Brites, R., Alho, L., Simões, M. R., & Silva, C. F. (2020). COVID-19 in Portugal: exploring the immediate psychological impact on the general population. Psychology, Health & Medicine, 1-12. doi:10.1080/13548506.2020.1808236
Simmonds, M. (2015). Quantifying the risk of error when interpreting funnel plots. Systematic Reviews, 4(1), 24. doi:10.1186/s13643-015-0004-8
Tufanaru, C., Munn, Z., Stephenson, M., & Aromataris, E. (2015). Fixed or random effects meta-analysis? Common methodological issues in systematic reviews of effectiveness. Int J Evid Based Healthc, 13(3), 196-207. doi:10.1097/xeb.0000000000000065
Verma, S., & Mishra, A. (2020). Depression, anxiety, and stress and socio-demographic correlates among general Indian public during COVID-19. Int J Soc Psychiatry, 66(8), 756-762. doi:10.1177/0020764020934508
World Health Organization. (2020a). WHO Director-General’s Remarks at the Media Briefing on 2019-nCoV on 11 February. Retrieved from https://www.who.int/dg/speeches/detail/who-director-general-s-remarks-at-the-media-briefing-on-2019-ncov-on-11-february-2020
World Health Organization. (2020b). WHO Director-General’s Remarks at the Media Briefing on COVID-19- 11 March. Retrieved from https://www.who.int/dg/speeches/detail/who-director-general-s-opening-remarks-at-the-media-briefing-oncovid-19---11-march-2020
World Health Organization. (2020c). Coronavirus disease 2019 (COVID 19) Weekly Epidemiological Update - 28 September. Retrieved from https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019/situation-reports/
Zhao, Y., An, Y., Tan, X., & Li, X. (2020). Mental Health and Its Influencing Factors among Self-Isolating Ordinary Citizens during the Beginning Epidemic of COVID-19. Journal of Loss and Trauma, 25(6-7), 580-593. doi:10.1080/15325024.2020.1761592
Zou, L., Ruan, F., Huang, M., Liang, L., Huang, H., Hong, Z., . . . Wu, J. (2020). SARS-CoV-2 Viral Load in Upper Respiratory Specimens of Infected Patients. N Engl J Med, 382(12), 1177-1179. doi:10.1056/NEJMc2001737
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2020 Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os autores que submetem propostas para esta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os artigos são publicados segundo a licença Licença Creative Commons (CC BY 4.0), conformando regime open-access, sem qualquer custo para o autor ou para o leitor;
b) Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, permitindo-se a partilha livre do trabalho, desde que seja corretamente atribuída a autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d) Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publica
Documentos necessários à submissão
Template do artigo (formato editável)

