Desigualdades raciais e étnicas no tratamento da depressão

uma revisão scoping

Autores

  • Igor Nolasco Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Porto, Portugal https://orcid.org/0000-0001-8791-0469
  • Madalena Cunha Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Saúde, Viseu, Portugal | UICISA:E, ESEnfC, Coimbra / SIGMA – Phi Xi Chapter, ESEnfC, Coimbra, Portugal | CIEC - UM, Braga, Portugal
  • Eduardo Santos Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra - Serviço de Reumatologia, Coimbra, Portugal | Health Sciences Research Unit: Nursing (UICISA: E), Nursing School of Coimbra (ESEnfC), Coimbra, Portugal https://orcid.org/0000-0003-0557-2377

DOI:

https://doi.org/10.29352/mill0207e.12.00362

Palavras-chave:

depressão, origem étnica e saúde, fatores raciais

Resumo

Introdução: É atualmente reconhecido que as minorias étnicas e raciais têm menos acesso à saúde mental em geral e, em particular, ao tratamento da depressão. Quando o acesso existe estas recebem um serviço de menor qualidade.

Objetivo: Mapear e sintetizar a existência da desigualdade racial e étnica no tratamento da depressão.

Métodos: Foi realizada uma revisão scoping através do método proposto pela Joanna Briggs Institute. A seleção dos estudos, a extração e síntese dos dados foram realizadas por dois revisores independentes.

Resultados: Foram incluídos 5 estudos no corpus do estudo que revelam existir desigualdades raciais e étnicas inequívocas no tratamento da depressão. Estas desigualdades traduzem-se num subdiagnóstico e na falta de tratamento adequado dos doentes não-caucasianos, manifestando-se por uma menor probabilidade de prescrição farmacológica de antidepressivos e de aconselhamento.

Conclusão: Foram verificadas desigualdades raciais e étnicas no tratamento da depressão que têm repercussões diretas no subdiagnóstico e na falta de tratamento adequado.

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Publicado

2020-12-18

Como Citar

Nolasco, I., Cunha, M., & Santos, E. (2020). Desigualdades raciais e étnicas no tratamento da depressão: uma revisão scoping . Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health, 2(7e), 109–115. https://doi.org/10.29352/mill0207e.12.00362

Edição

Secção

Engenharias, tecnologia, gestão e turismo