Satisfação com a assistência na consulta em pessoas com artrite reumatóide

Autores

  • Ana Almeida Ribeiro Universidade de Lisboa, Lisboa | Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, Unidade de Investigação & Desenvolvimento em Enfermagem (ui&de), Lisboa, Portugal | UICISA:E, SIGMA – Phi Xi Chapter | Centro Hospitalar Tondela Viseu, EPE, Viseu, Portugal https://orcid.org/0000-0001-8952-6778
  • Telma Balula Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Saúde de Viseu, Portugal https://orcid.org/0000-0002-0377-3979
  • Ana Rosa Ribeiro
  • Mauro Mota Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, Porto, Portugal | Unidade Local de Saúde da Guarda, Guarda, Portugal https://orcid.org/0000-0001-8188-6533
  • Mariana Monteiro Diretora Técnica e Coordenadora do Serviço VAMOS - Serviço Especializado em Demência, Santa Casa da Misericórdia, Seia, Portugal https://orcid.org/0000-0001-8262-1334
  • Madalena Cunha Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Saúde, Viseu, Portugal | UICISA:E, ESEnfC, Coimbra / SIGMA – Phi Xi Chapter, ESEnfC, Coimbra, Portugal | CIEC - UM, Braga, Portugal
  • Maria Adriana Henriques Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, Unidade de Investigação & Desenvolvimento em Enfermagem (ui&de) | Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa | Instituto de Saúde Ambiental (ISAMB), Lisboa, Portugal https://orcid.org/0000-0003-0288-6653

DOI:

https://doi.org/10.29352/mill0207e.05.00366

Palavras-chave:

artrite reumatoide, assistência ambulatorial, satisfação do paciente

Resumo

Introdução: A Artrite Reumatóide (AR) é uma doença inflamatória, autoimune, crónica e progressiva, que afeta a qualidade de vida destes doentes levando à necessidade de um adequado acompanhamento de saúde. A avaliação da satisfação do utente permitirá identificar problemas que carecem da implementação de intervenções de enfermagem de forma mais personalizada e ajustada.

Objetivos: Avaliar o nível de satisfação da pessoa com AR com a assistência na consulta de ambulatório.

Métodos: Estudo descritivo analítico-correlacional, transversal, com uma amostra de 139 pessoas com Artrite Reumatóide, seguidos na consulta de ambulatório de reumatologia de um hospital da região Centro de Portugal. Foi aplicado um questionário sociodemográfico e a escala de Satisfação do Centro Hospitalar Tondela Viseu (CHTV).

Resultados: 79,86% da amostra é do sexo feminino, com uma média de idades de 63.05 anos. Apurou-se que em diversos parâmetros, os utentes com AR apresentaram percentagem de respostas positivas, atingindo valores elevados de satisfação (100%). 28,8% dos inquiridos pontuou com insatisfação na questão “Tempo de Espera”. A satisfação do utente é influenciada pelas habilitações académicas, constatando que maior nível de satisfação se associa ao maior grau de escolaridade. Verificou-se relação estatisticamente significativa entre as Habilitações Literárias e a satisfação na consulta de reumatologia em dois parâmetros.

Conclusão: Na sua globalidade os utentes demonstraram-se satisfeitos com os cuidados que lhe foram prestados, devendo, contudo intervir e alterar o paradigma “tempo de espera”, adotando formas de organização e gestão dinâmicas, adaptáveis às idiossincrasias das pessoas com AR.

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Publicado

2020-12-18

Como Citar

Almeida Ribeiro, A., Balula, T., Ribeiro, A. R., Mota, M., Monteiro, M., Cunha, M. ., & Henriques, M. A. . (2020). Satisfação com a assistência na consulta em pessoas com artrite reumatóide . Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health, 2(7e), 45–54. https://doi.org/10.29352/mill0207e.05.00366

Edição

Secção

Ciências da vida e da saúde