Qualidade e hábitos de sono nos estudantes do ensino superior

Autores

  • Beatriz Almeida Universidade de Coimbra, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Coimbra, Portugal https://orcid.org/0000-0003-0259-1038
  • Carlos Albuquerque Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Saúde, Viseu, Portugal | UICISA:E, ESEnfC, Coimbra / SIGMA – Phi Xi Chapter, ESEnfC, Coimbra, Portugal | CIEC - UM, Braga, Portugal https://orcid.org/0000-0002-2297-0636
  • Madalena Cunha Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Saúde, Viseu, Portugal | UICISA:E, ESEnfC, Coimbra / SIGMA – Phi Xi Chapter, ESEnfC, Coimbra, Portugal | CIEC - UM, Braga, Portugal
  • Anabela Antunes Centro Hospitalar Tondela-Viseu, Viseu, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.29352/mill0207e.10.00378

Palavras-chave:

estudantes, sono, distúrbio do sono

Resumo

Introdução: A fase de transição para o ensino superior é marcada por mudanças que ocorrem em vários aspetos, incluindo as mudanças no padrão do sono, que desempenha um papel ativo no desenvolvimento geral dos estudantes, sobretudo quanto às funções restauradoras. Objetivos: Analisar os fatores que interferem na qualidade de sono dos estudantes do ensino superior.

Métodos: Realizou-se uma revisão sistemática da literatura, com seleção de artigos num friso temporal de 2012-2020, nos motores de busca PubMed, B-On e SCIELO. Analisaram-se e avaliaram-se os estudos de acordo com os critérios de inclusão definidos. A revisão ficou constituída por 5 artigos, os quais revelaram qualidade metodológica.

Resultados: Os resultados dos estudos consultados revelam que, na globalidade, os estudantes do ensino superior revelam má qualidade de sono, estando relacionado, entre outros, com fatores como ser trabalhador estudante, trabalhar por turnos, consumo de cafeína, de álcool e tabaco.

Conclusão: Face aos resultados encontrados considera-se a necessidade de se sensibilizar os estudantes do ensino superior em relação aos fatores que interferem na sua qualidade de sono, informá-los e capacitá-los para a diminuição dos mesmos de forma poderem ter qualidade do sono e saúde em geral.

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Publicado

2020-12-18

Como Citar

Almeida, B., Albuquerque, C., Cunha, . M., & Antunes, A. (2020). Qualidade e hábitos de sono nos estudantes do ensino superior . Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health, 2(7e), 85–93. https://doi.org/10.29352/mill0207e.10.00378

Edição

Secção

Educação e desenvolvimento social