Relação entre atividade física e rendimento escolar nos estudantes do ensino superior

revisão integrativa da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29352/mill029e.21507

Palavras-chave:

estudantes, atividade física, rendimento escolar

Resumo

Introdução: Os estudantes do ensino superior que participam em atividades físicas regulares tendem a demonstrar melhores atributos, como aumento da atividade cerebral, melhores níveis de concentração e de energia, o que pode dar maior suporte ao desenvolvimento cognitivo.

Objetivo: Analisar a relação entre a atividade física e o rendimento escolar nos estudantes do ensino superior.

Métodos: Realizou-se uma revisão sistemática da literatura. A seleção de artigos, com data de publicação entre 2015-2020, foi feita em plataformas informáticas, nomeadamente: PubMed e B-On. Na análise dos estudos tiveram-se em consideração os critérios de inclusão definidos.

Resultados: A análise dos artigos que constituíram o corpus de análise desta revisão integrativa da literatura (n=3) indica unanimidade quanto ao facto de haver relação entre a prática de atividade física e o rendimento escolar de estudantes do ensino superior. Ficou confirmada a existência de uma associação significativa entre o nível de atividade física moderada e vigorosa e um melhor desempenho académico, comparativamente aos estudantes com níveis mais elevados de inatividade física.

Conclusão: Os resultados sugerem que se estimule a prática de atividade física em estudantes do ensino superior, por potenciar um melhor rendimento escolar e consequentemente facilitar o desenvolvimento das suas competências sensoriais, motoras, cognitivas e emocionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Álvarez-Bueno, C., Pesce, C., Cavero-Redondo, I., Sánchez-López, M., Pardo-Guijarro, M.J., & Martínez-Vizcaíno, V. (2016). Association of physical activity with cognition, metacognition and academic performance in children and adolescents: a protocol for systematic review and meta-analysis. BMJ Open.; 6(6):e011065. doi: 10.1136/bmjopen-2016-011065.

Barbosa, A., Whiting, S., Simmonds,P., Moreno, R.S., Mendes, R., & Breda, J. (2020). Physical Activity and Academic Achievement: An Umbrella Review. Int. J. Environ. Res. Public Health; 17, 5972. doi:10.3390/ijerph17165972

Batista, M., Cubo, D., Honori, S., & Martins, J. (2016). The practice of physical activity related to self-esteem and academical performance in students of basic education. Journal of Human Sport & Exercise, 11(2), 297. doi:10.14198/jhse.2016.112.03

Chaddock, L., Erickson, K.I., Prakash, R.S., Kim, J.S., Voss, M.W., Vanpatter, M. et al. (2010). A neuroimaging investigation of the association between aerobic fitness, hippocampal volume, and memory performance in preadolescent children. Brain Res.; 1358, 172–183. doi: 10.1016/j.brainres.2010.08.049

Chen, L., Fox, K.R., Ku, P.W., & Taun, C.Y. (2013). Fitness change and subsequent academic performance in adolescents. J Sch Health; 83(9), 631-638. doi: 10.1111/josh.12075. PMID: 23879782.

Chung, Q.E., Abdulrahman, S.A., Khan, M.K.J., Sathik, H.B.J., & Rashid, A. (2018). The Relationship between Levels of Physical Activity and Academic Achievement among Medical and Health Sciences Students at Cyberjaya University College of Medical Sciences. Malays J Med Sci.; 25(5), 88-102. doi: 10.21315/mjms2018.25.5.9. Epub 2018 Oct 30. PMID: 30914866; PMCID: PMC6419888.

Costa, C., Rodrigues, L.P., & Carvalho, G.S. (2011). Infuência da aptidão física e morfológica no sucesso académico: um estudo longitudinal retrospectivo. In: B. Pereira e G.S. Carvalho (Coord.). Atas do VII Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde: A atividade física promotora de saúde e desenvolvimento pessoal e social (pp. 1363-1383). CIEC, Instituto de Educação, Universidade do Minho [ISBN: 978-989-8537-00-3].

Cotman, C.W., Berchtold, N.C., & Christie, L-A. (2007). Exercise builds brain health: key roles of growth factor cascades and inflammation. Trends Neurosci.; 30, 464–467. doi: 10.1016/j.tins.2007.06.011.

Esteban-Cornejo, I., Hallal, P.C., Mielke, G.I., Menezes, A.M., Gonçalves, H., Wehrmeister, F, Ekelund, U., & Rombaldi, A.J. (2015). Physical Activity throughout Adolescence and Cognitive Performance at 18 Years of Age. Med Sci Sports Exerc.; 47(12), 2552-7. doi: 10.1249/MSS.0000000000000706. PMID: 25973558; PMCID: PMC4563921.

Felez-Nobrega, M., Hillman, C.H., Dowd, K.P., Cirera, E., & Puig-Ribera, A. (2018). ActivPAL™ determined sedentary behaviour, physical activity and academic achievement in college students. J Sports Sci.; 36(20), 2311-2316. doi: 10.1080/02640414.2018.1451212. Epub 2018 Mar 13. PMID: 29533713.

Hötting, K., & Röder, B. (2013). Beneficial effects of physical exercise on neuroplasticity and cognition. Neurosci Biobehav Rev.; 37(9 Pt B):2243-57. doi: 10.1016/j.neubiorev.2013.04.005. Epub 2013 Apr 25. PMID: 23623982.

Kantomaa, M. T., Stamatakis, E., Kankaanpää, A., Kajantie, E., Taanila, A., & Tammelin, T. (2016). Associations of Physical Activity and Sedentary Behavior With Adolescent Academic Achievement. Journal of research on adolescence: the official journal of the Society for Research on Adolescence, 26(3), 432–442. https://doi.org/10.1111/jora.12203

Lowrie, T., Logan, T., & Ramful, A. (2017). Visuospatial training improves elementary students’ mathematics performance. Br. J. Educ. Psychol.; 87, 170–186.

Machek, O., & Janota, J. (2019). The Relationship between Physical Activity and Academic Achievement of University Students. Journal of Research in Higher Education; Vol. III, 1, 22-36. DOI: 10.24193/JRHE.2019.1.2

Mota, J., Picado, A., Assunção, T., Alvito, A., Gomes, F., & Marques, A. (2015). Atividade Física e Rendimento Acadêmico: Uma Revisão Sistemática de Sete Revisões Sistemáticas. J Sport Pedag Res.; 1(6), 24-29. Acedido em https://www.researchgate.net/publication/279527881_Atividade_Fisica_e_Rendimento_Academico_-Uma_Revisao_Sistematica_de_Sete_Revisoes_Sistematicas/link/5595220b08ae793d1379c4c3/download

Sneck, S., Viholainen, H., Syväoja, H., Kankaapää, A., Hakonen, H., Poikkeus, A.M., & Tammelin, T. (2019). Effects of school-based physical activity on mathematics performance in children: a systematic review. Int J Behav Nutr Phys Act.; 16(1), 109. doi: 10.1186/s12966-019-0866-6.

Tomporowski, P.D., McCullick, B., Pendleton, D.M., & Pesce, C. (2015). Exercise and children’s cognition: The role of exercise characteristics and a place for metacognition. J. Sport Health Sci.; 4, 47–55.

Vivar, C., Potter, M. C., & van Praag, H. (2013). All about running: synaptic plasticity, growth factors and adult hippocampal neurogenesis. Current topics in behavioral neurosciences, 15, 189–210. https://doi.org/10.1007/7854_2012_220

Voss, M.W., Vivar, C., Kramer, A.F., & van Praag, H. (2013). Bridging animal and human models of exercise-induced brain plasticity. Trends Cogn Sci.; 17, 525-544. doi: 10.1016/j.tics.2013.08.001

Zhang, X., Räsänen, P., Koponen, T., Aunola, K., Lerkkanen, M.K., & Nurmi, J.E. (2017). Knowing, applying, and reasoning about arithmetic: Roles of domain-general and numerical skills in multiple domains of arithmetic learning. Dev. Psychol.; 53, 2304–2318.

Downloads

Publicado

2021-11-30

Como Citar

Machado, M. I., Andrade, A., & Albuquerque, C. (2021). Relação entre atividade física e rendimento escolar nos estudantes do ensino superior: revisão integrativa da literatura . Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health, 2(9e), 281–287. https://doi.org/10.29352/mill029e.21507

Edição

Secção

Educação e desenvolvimento social