Formas de percecionar a estrutura de um programa de mentoria

Autores

  • Emília Coutinho Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Saúde, Viseu, Portugal | UICISA:E, ESEnfC, Coimbra / SIGMA – Phi Xi Chapter, ESEnfC, Coimbra, Portugal https://orcid.org/0000-0002-9506-4626
  • Cátia Loureiro Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Saúde, Viseu, Portugal
  • Tânia Marques Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, Viseu, Portugal
  • André Loureiro Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego, Viseu, Portugal
  • Olga Contente Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, CISED, Viseu, Portugal
  • Cristina Matos Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, CIDETS, Viseu, Portugal https://orcid.org/0000-0002-0997-9628
  • Paula Marques Santos Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego, CEPESE, Viseu, Portugal https://orcid.org/0000-0002-1350-4203

DOI:

https://doi.org/10.29352/mill0207e.04.00385

Palavras-chave:

inclusão, mentoria, estrutura do programa, acolhimento de estudantes no ensino superior

Resumo

Introdução: No âmbito do projeto “Verão com Ciência”, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), o presente trabalho teve como objetivo desenvolver um guia orientador para a criação e implementação de um Programa de Mentoria (PM), enquanto promotor de práticas de inclusão em todas as Unidades Orgânicas (UO) da Instituição de Ensino Superior.

Objetivos: Este artigo científico tem como objetivos: (i) Caracterizar o Programa de Mentoria implementado na Instituição de Ensino Superior através do projeto piloto em duas Unidades Orgânicas; (ii) Comparar a estrutura do PM implementado, com outras experiências e programas similares noutras instituições do ensino superior; (iii) Apresentar uma proposta de estrutura do PM a ser implementado na Instituição de Ensino Superior, a partir de setembro de 2020, de acordo com as melhorias e constrangimentos identificados, quer no projeto piloto, quer em experiências similares nas Universidades de Lisboa e Porto.

Métodos: Estudo descritivo e exploratório, de natureza qualitativa. Análise dos dados recolhidos no projeto piloto “Práticas Inclusivas na Instituição de Ensino Superior”, bem como dados recolhidos por meio de entrevista semiestruturada, a dois mentores e quatro mentorados envolvidos em projetos de mentoria noutras instituições de ensino superior, com especial enfase na informação relativa à caracterização da implementação do PM. Revisão bibliográfica sobre a temática “Mentoria no Ensino Superior, associados ao estudo dos relatos recolhidos. (Silva et al., 2007).

Resultados: Os resultados obtidos ao nível das duas principais categorias “Conceitos centrais à Mentoria” e “Caracterização do Programa de Mentoria” revelaram que algumas subcategorias e subespecificações semelhantes no estudo piloto e estudo atual estão de acordo com a literatura acerca da implementação de Programas de Mentoria.
Conclusão: Perante a análise dos dados recolhidos, é possível afirmar que a implementação de programas de Mentoria é uma mais valia para o acolhimento dos estudantes recém-chegados e para a consolidação de boas práticas de inclusão no ensino superior.

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Biografia Autor

Emília Coutinho, Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Saúde, Viseu, Portugal | UICISA:E, ESEnfC, Coimbra / SIGMA – Phi Xi Chapter, ESEnfC, Coimbra, Portugal

Departamento: Enfermagem

Área: Enfermagem de Saúde Materna, Obstetrícia e Ginecologia

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Publicado

2020-12-18

Como Citar

Coutinho, E., Loureiro, C., Marques, T., Loureiro, A., Contente, O., Matos, C., & Marques Santos, P. (2020). Formas de percecionar a estrutura de um programa de mentoria . Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health, 2(7e), 35–43. https://doi.org/10.29352/mill0207e.04.00385

Edição

Secção

Ciências da vida e da saúde