Inclusão e inovação nas escolas

contributos de um projeto intermunicipal para a promoção do sucesso escolar

Autores

  • Sandrina Milhano Politécnico de Leiria, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Ci&DEI, CICS.NOVA, Leiria, Portugal https://orcid.org/0000-0001-6747-9472
  • Susana Reis Politécnico de Leiria, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Ci&DEI, CICS.NOVA, Leiria, Portugal https://orcid.org/0000-0002-6037-283X
  • Catarina Mangas Politécnico de Leiria, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, CICS.NOVA, Ci&DEI, Leiria, Portugal https://orcid.org/0000-0003-0843-5861

DOI:

https://doi.org/10.29352/mill029e.23767

Palavras-chave:

inclusão, abandono escolar, educação pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico, inovação, sucesso escolar

Resumo

Introdução: O estudo enquadra-se numa estratégia de âmbito intermunicipal, promotora de dinâmicas colaborativas e trabalho em rede na promoção do sucesso escolar.

Objetivos: Caracterizar a atividade implementada por equipas multidisciplinares municipais, integrante do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar na área de intervenção da Região de Leiria; Refletir-se sobre os resultados alcançados com a sua implementação.

Métodos: A investigação é de carácter qualitativo, num estudo essencialmente descritivo. Enquadra-se o processo de conceção e desenvolvimento do Plano, desde o diagnóstico até à monitorização das práticas educativas inovadoras implementadas. Os dados foram recolhidos em 2018/2019 e 2019/2020, resultantes do desenvolvimento e aplicação do Modelo de Relatório Trimestral das equipas, por área de intervenção e município, e da Grelha de Monitorização. As equipas totalizaram 37 técnicos de 7 áreas, cuja ação abrangeu crianças e alunos a frequentar a Educação Pré-escolar e o 1.º Ciclo do ensino Básico, distribuídos por 21 Agrupamentos de Escolas.

Resultados: Os resultados apresentados sugerem que as tipologias de ação implementadas pelas equipas multidisciplinares municipais e as opções metodológicas e conceptuais adotadas no PIICIE, contribuíram para colmatar necessidades identificadas nos contextos, numa ação focada e integrada, em articulação com as comunidades. Estes fatores foram essenciais na prevenção do abandono escolar e na implementação de uma estratégia de ação integradora e promotora de uma consciência coletiva sobre o sucesso educativo.

Conclusão: Sugere-se que a intervenção das equipas e as opções metodológicas adotadas, numa ação coletiva, integrada e integradora das comunidades locais e intermunicipais, constituíram fatores essenciais para os resultados alcançados na promoção do sucesso escolar e na prevenção do abandono escolar precoce, dando contributos relevantes para o desenvolvimento e coesão territorial da região, em cada um dos seus dez municípios, famílias e crianças.

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Publicado

2021-11-30

Como Citar

Milhano, S., Reis, S., & Mangas, C. (2021). Inclusão e inovação nas escolas : contributos de um projeto intermunicipal para a promoção do sucesso escolar . Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health, 2(9e), 261–269. https://doi.org/10.29352/mill029e.23767

Edição

Secção

Educação e desenvolvimento social