Conceções e práticas de professores sobre a história no ensino da matemática num contexto de formação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29352/mill029e.23812

Palavras-chave:

história da matemática, ensino da matemática, formação de professores, conceções e práticas de professores

Resumo

Introdução: A História da Matemática (HM) tem atraído autores de diversas áreas, dada a sua relevância como campo de investigação. De entre eles, os educadores matemáticos procuram perceber os contributos que a HM pode dar para a compreensão da natureza da Matemática e também como ela pode ser usada no ensino, de modo a promover aprendizagens ricas e significativas. Neste processo, o professor de Matemática é uma figura-chave que importa conhecer melhor, ao nível das suas conceções, práticas e processos de formação em HM.

Objetivos: Conhecer as conceções e as práticas dos professores de Matemática participantes na formação sobre a utilização da HM no ensino da disciplina, no início da formação; Compreender o impacto da formação nas conceções e nas práticas dos professores de Matemática participantes, sobre HM.

Métodos: O estudo, que se desenvolve no contexto de uma oficina de formação (OF), adota uma metodologia mista, assentando a recolha na aplicação de um questionário on-line a 12 professores participantes numa OF sobre HM. Para além disso, recorreu-se a notas de campo e registos documentais produzidos pelos professores.

Conclusão: O estudo permitiu concluir que quando os professores participam em formação (contínua) que privilegia tarefas ricas que envolvem HM enquadrada em conteúdos programáticos matemáticos específicos, num ambiente reflexivo e colaborativo e com experimentação nas suas práticas, tendem a reconhecer as potencialidades do uso da HM no ensino e a valorizá-las, introduzindo-a nas suas práticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Arcavi, A., Bruckheimer, B., & Ben-Zvi, R. (1982). Maybe a Mathematics Teacher Can Profit from the Study of the History of Mathematics. For the Learning of Mathematics, 3(1), 30–37.

Afonso, A., & Nunes, C. (2010). Estatística e Probabilidades. Aplicações e Soluções em SPSS. Escolar Editora.

Barbin, É., Guichard, J.-P., Moyon, M., Guyot, P., Morice-Singh, C., Métin, F., Bühler, M., Tournès, D., Chorlay, R., & Hamon, G. (2018). Let history into de Mathematics Classroom. Springer.

Bardin l. (2002). Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70.

Clark, K. (2019). History and Pedagogy of mathematics in mathematics education: History of the field, the potencial of current exemples, and directions for the future. In U. T. Jankvist, M. Heuvel-Panhuizen, & M. Veldhuis (Eds.), Eleventh Congress of the European Society for Research in Mathematics Education (pp. 29–55). Utrecht University and ERME.

Clark, K., Kjeldsen, T., Schorcht, S., & Tzanakis, C. (Eds.). (2018). Mathematics, Education and History: Towards a Harmonious Partnership (ICME-13). Springer.

Clark, K., Kjeldsen, T., Schorcht, S., & Tzanakis, C. (2016). History of mathematics in mathematics education: Recent developments. In L. Radford, F. Furinghetti, & T. Hausberger (Eds.), Proceedings of the 2016 ICME Satellite Meeting of the International Study Group on the Relations Between the History and Pedagogy of Mathematics (pp. 135–179). IREM.

Creswell, J.W. (2007). Qualitative inquiry and research design: Choosing among five approaches. Thousand Oaks. CA: Sage.

Gall, M. D., Gall, J. P., & Borg, W. R. (2003). Educational research: An introduction. Boston: A & B Publications.

Gil, P. (2012). A história da matemática no fomento de uma cultura de argumentação em sala de aula. U. Minho.

Gonçalves, I. (2011). Os problemas da matemática: o seu papel na matemática e nas aulas de matemática. (Tese de doutoramento não editada, Matemática – Ensino da Matemática). Universidade da Madeira, Portugal.

GTHEM (Ed.). (1997). Relevância da História no Ensino da Matemática. APM.

HPM. (2021). History and Pedagogy of Mathematics (HPM). http://www.clab.edc.uoc.gr/HPM/about%20HPM.htm

Isaacs, I., Ram, V. M., & Richards, A. (2000). A historical approach to developing the cultural significance of mathematics among first year preservice primary school teachers. In V. Katz (Ed.), Using history to teach mathematics - An international perspective (pp. 123–128). MAA.

Jankvist, U. T. (2009a). A categorization of the “whys” and “hows” of using history in mathematics education. Educational Studies in Mathematics, 71(3), 235–261. https://doi.org/https://doi.org/10.1007/s10649-008-9174-9

Jankvist, U. T. (2009b). Using History as a “Goal” in Mathematics Education. Roskilde University.

Jankvist, U. T., Clark, K., & Mosvold, R. (2019). Developing mathematical knowledge for teaching teachers: potentials of history of mathematics in teacher educator training. Journal of Mathematics Teacher Education, 23, 311–332. https://doi.org/https://doi.org/10.1007/s10857-018-09424-x

Jorge, F. R. (2008). Formação Inicial de Professores do Ensino Básico: Um percurso centrado na história da matemática. (Tese de doutoramento não editada, Didática). Universidade de Aveiro, Portugal.

Katz, V. (2004). The History of Mathematics. Brief Edition. Person Education Inc.

Lim, S., & Chapman, E. (2015). Effects of using history as a tool to teach mathematics on students’ attitudes, anxiety, motivation and achievement in grade 11 classrooms. Educational Studies in Mathematics, 90(2), 110–132.

Mendes, I. (2015). História da Matemática no Ensino. Editora Livraria da Física.

Mosvold, R., Jakobsen, A., & Jankvist, U. T. (2014). How Mathematical Knowledge for Teaching May Profit from the Study of History of Mathematics. Science & Education, 23, 47–60. https://doi.org/10.1007/s11191-013-9612-7

Neves, E. (2007). Episódios da História da Matemática para o Ensino (Apresentações e Actividades). DM-FCUL.

Pinto, H., & Costa, C. (2020). La Historia de las Matemáticas en los Cursos de Educación Básica en Portugal: una Reflexión para la Formación del Profesorado. Paradigma – Revista Del Centro de Investigaciones Educacionales, 41(1), 1–19. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2020.p01-19.id830

Schubring, G., Cousquer, É., Fung, C.-I., Idrissi, A. El, Gispert, H., Heiede, T., Ismael, A., Jahnke, N., Lingard, D., Nobre, S., Philippou, G., Carvalho, J. P., & Weeks, C. (2000). History of mathematics for trainee teachers. In J. Fauvel & J. Van Maanen (Eds.), History in Mathematics Education, The ICMI Study (pp. 91–142). Springer.

Siu, M.-K. (1997). The ABCD of using history of mathematics in the (undergraduate) classroom. Bulletin of the Hong Kong Mathematical Society, 1(1), 143–154.

Siu, M.-K. (2007). No, I don’t use history of mathematics in my class. Why? In F. Furinghetti, S. Kaijser, & C. Tzanakis (Eds.), Proceedings HPM2004 & ESU4 (pp. 268–277). Uppsala Universitet.

Siu, M.-K. (2020). Forty-five years of HPM activities: a semi-personal reflection on what I saw, what I heard and what I learn. Journal for History of Mathematics, 33(5), 261–275.

Swetz, F. (1994). Learning Activities from the History of Mathematics. J. Weston Walch Publisher.

Swetz, F., Fauvel, J., Bekken, O., Johansson, B., & Katz, V. (Eds.). (1995). Learn from the Masters. MAA.

Tavares, E. (2016). História da Matemática no Ensino da Matemática: Tarefas matemáticas para trabalhar a Matemática a partir da História da Matemática. UTAD.

Tzanakis, C., & Arcavi, A. (2000). Integrating history of mathematics in the classroom: an analytic survey. In J. Fauvel & J. Van Maanen (Eds.), History in Mathematics Education, The ICMI Study (pp. 201–240). Springer.

Downloads

Publicado

2021-11-30

Como Citar

Martins, A. P., Costa, T., Costa, C., Pinto, H., Ribeiro, A., Gomes, H., & Menezes, L. . (2021). Conceções e práticas de professores sobre a história no ensino da matemática num contexto de formação . Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health, 2(9e), 249–259. https://doi.org/10.29352/mill029e.23812

Edição

Secção

Educação e desenvolvimento social