Satisfação profissional e competência emocional dos enfermeiros em serviços de internamento hospitalar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29352/mill0216.24955

Palavras-chave:

enfermagem, satisfação no emprego, inteligência emocional

Resumo

Introdução: A satisfação profissional e a competência emocional dos enfermeiros são preponderantes para a segurança e qualidade dos cuidados prestados, tornando-se indispensável a sua avaliação.

Objetivos: Caracterizar a satisfação profissional e a competência emocional dos enfermeiros e avaliar a associação entre estas duas variáveis e as características sociodemográficas e profissionais dos enfermeiros.

Métodos: Estudo descritivo-correlacional, exploratório, transversal do tipo quantitativo. Procedeu-se à aplicação de um questionário a 44 enfermeiros num hospital do norte de Portugal que engloba: caracterização sociodemográfica e profissional; “Escala da Satisfação Profissional”; e “Escala Veiga de Competência Emocional”, sendo as escalas testadas e validadas.

Resultados: Os resultados revelam que os enfermeiros encontram-se moderadamente satisfeitos a nível profissional, e percecionam-se com moderada competência emocional. A idade dos enfermeiros está positivamente correlacionada com a competência emocional de automotivação.

Conclusão: É essencial que as organizações de saúde avaliem de forma sistemática a satisfação profissional e a competência emocional dos enfermeiros, implementando intervenções que potenciem estas duas variáveis, nomeadamente programas de supervisão clínica em enfermagem.

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Publicado

2021-09-14

Como Citar

Rocha, I., Barroso Pinto, C., & Carvalho, A. L. (2021). Satisfação profissional e competência emocional dos enfermeiros em serviços de internamento hospitalar . Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health, 2(16), 103–110. https://doi.org/10.29352/mill0216.24955

Edição

Secção

Ciências da vida e da saúde