Inteligência emocional em idosos inscritos em universidades seniores

Autores

  • Rosa Martins Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Saúde, Viseu, Portugal | UICISA:E, ESEnfC, Coi http://orcid.org/0000-0001-9850-9822
  • Delfina Gaspar Instituto Superior Miguel Torga, Coimbra, Portugal
  • Nélia Carvalho Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Saúde, Viseu, Portugal
  • Susana Batista Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Saúde, Viseu, Portugal
  • Ana Andrade Centro Hospitalar Tondela Viseu, Viseu, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.29352/mill029e.25335

Palavras-chave:

inteligência emocional, idosos, universidades seniores

Resumo

Introdução: A Inteligência Emocional (IE) é um constructo que tem sido considerado o maior responsável pelo sucesso ou insucesso do ser humano, destacando-se também os contributos das Universidades Seniores no seu desenvolvimento.

Objetivo: Avaliar inteligência emocional de idosos inscritos em Universidades Seniores e verificar associações com variáveis sociodemográficas.

Métodos: Estudo transversal, descritivo/correlacional do tipo quantitativo, que utilizou uma amostra não probabilística por conveniência, constituída por 122 idosos inscritos em Universidades Séniores da região Centro de Portugal. O instrumento de medida utilizado integrou uma ficha de dados sociodemográficos e uma Escala de Medida de Inteligência Emocional (MIE).

Resultados: População maioritariamente feminina (58,1%), com média de idades de 62,3 anos, casada (62,3%), com o 9º ano de escolaridade (40,3%), reformada (72,1%) e com parcos recursos económicos. Apresentam níveis elevados nas varias dimensões da IE (>60%), destacando-se a automotivação, a empatia e a sociabilidade. Inversamente os valores mais baixos referem-se à autoconsciência e ao autocontrolo. A associação entre variáveis não apresentou significâncias estatísticas significativas (p>0,05), porém, os valores médios sugerem que a IE (na maioria das dimensões) é superior nos homens, nos indivíduos com mais idade (>70 anos), casados, com 6º ano de escolaridade, com rendimentos mensais mais baixos e nos mais insatisfeitos com o valor da reforma.

Conclusão: O estudo, reforça a pertinência e legitimidade das Universidades Seniores no desenvolvimento da inteligência emocional dos idosos no sentido de otimizar programas promotores da IE.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Almeida, A., Mendes, L., Castro, L. (2017) Educação na Terceira Idade: contribuição das UTIS na qualidade devida dos seus frequentadores. Internet Latent Corpus Journal,7(1), 113-125. http://revistas.ua.pt//index.php/ilcj/index

Andrade, A., Duarte, J., Cruz, C., Albuquerque, C., Chaves, C. (2019). Inteligência emocional em Idosos Portugueses. Rev INFAD de Psicologia, 4(1): 331-338 http://www.infad.eu/RevistaINFAD/OJS/index.php/IJODAEP/article/view/1566

Andrade, A., Martins, R., Duarte, J. & Madureira, A. (2015). Validation of Emotional Intelligence Measure (MIE) for the Portuguese population. Atención Primaria, 46 (especial congresso), 92- 100. doi: 10.1016/S0212-6567(14)70073-3

Boazinha, I. (2014). Atitudes e práticas na gestão de talentos e inteligência emocional: Suas interações. [Dissertação de Mestrado em Psicologia não publicada].Universidade de Évora. Évora. https://dspace.uevora.pt/rdpc/bitstream/10174/10935/1/Atitudes%20e%20Pr%C3%A1ticas%20na%20Gest%C3%A3o%20de%20Talentos%20e%20Intelig%C3%AAncia%20Emocional.pdf

Campos, S., Martins, R., Martins, C., Chaves, C., Duarte, J. (2016). Emotional Inteligence and Quality of life in Specal Education Teachers. Journal of Teaching and Education. ISSN: 2165-6266 :05(01):681-688 (2016

Candeias, A. A., & Canhoto, M. (2019). Estudos de Inteligência emocional em contextos profissionais com o IEVQ: Metanálise dos trabalhos de adaptação à população portuguesa. In, A.A. Candeias, (Coord.). Desenvolvimento ao longo da vida: Aprendizagem, Bem-estar e Inclusão (Cap. 11, pp. 190-203). Évora: Universidade de Évora. http://hdl.handle.net/10174/27430

Feitor, F. D.S. (2018). Aprender a ser: As Universidades Seniores na Vida das Pessoas de Idade Avançada. [Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação, não publicada]. Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação. Universidade de Coimbra. https://estudogeral.uc.pt/bitstream/10316/85659/1/Relat%C3%B3rio__Filipa%20Feitor.pdf

Fragoso, V. (2017). Escolha e decisão: educação emocional na senioridade. In J. Alves & A. Neto (Eds.), Decisão percursos e contextos (pp. 397- 403). Vila Nova de Gaia. DOI:10.17060/ijodaep.2019.n1.v4.1566

Gaspar, D., & Martins, R. (2016). Inteligência Emocional em ALunos que frequentam a Universidade Sénior. Dissertação de Mestrado em Psicologia. Coimbra: Instituto Superior Miguel Torga.

Goleman, D. (2012). Trabalhar com inteligência emocional. Lisboa: temas e Debates.

Instituto Nacional de Estatística. (2017). Projeções de população residente 2015-2080. Recuperado:https://www.ine.pt/xportal/xmain?xpid=INE&xpgid=ine_destaques&DESTAQUESdest_boui=277695619&DESTAQUESmodo=2&xlang=pt

Loureiro, R., Martins, R., Bernardo, J., & Batista, S. (2021). Efficacy of Rehabilitation on Mobility, Prevention and Reduction of the Fall’s Risk in Parkinson’s Patients. New Trends in Qualitative Research, 8, 163–171. https://doi.org/10.36367/ntqr.8.2021.163-171

Nowack, K. (2017). Sleep, emotional intelligence, and interpersonal effectiveness: Natural bedfellows. Consulting Psychology Journal: Practice and Research, 69(2), 66–79.https://doi.org/10.1037/cpb0000077

Silva, D.C.M. (2015). Inteligência Emocional e Estilos de Coping: estudo exploratório numa população de idosos. Dissertação de Mestrado em Gerontologia Social. Porto. Instituto Superior de Serviço Social do Porto. https://comum.rcaap.pt/bitstream/10400.26/10909/1/Diana%20Catarina%20Martins%20da%20Silva.pdf

Woyciekoski, C., & Hutz, C. S. (2009). Inteligência emocional: teoria, pesquisa, medida, aplicações e controvérsias. Psicologia: Reflexão e Crítica, 22(1), 1-11. https://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722009000100002

Downloads

Publicado

2021-11-30

Como Citar

Martins, R., Gaspar, D. ., Carvalho, N. ., Batista, S., & Andrade, A. (2021). Inteligência emocional em idosos inscritos em universidades seniores . Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health, 2(9e), 171–177. https://doi.org/10.29352/mill029e.25335

Edição

Secção

Ciências da vida e da saúde