Práticas de comunicação de responsabilidade social empresarial no setor bancário português
DOI:
https://doi.org/10.29352/mill0211e.25791Palavras-chave:
comunicação; divulgação; responsabilidade social empresarial; bancos; PortugalResumo
Introdução: Num mundo marcado pela globalização, onde as organizações são obrigadas a ajustar seus objetivos às notórias mudanças ambientais e sociais, bem como à proeminente crise de valores, a sociedade despertou para a importância da responsabilidade social empresarial (RSE). As práticas de comunicação de RSE promovem e disseminam iniciativas baseadas em princípios sociais e éticos, mobilizando as empresas para a sua adoção e participação.
Objetivo: Realizar um levantamento da tipologia das ações de RSE comunicadas pelo setor bancário português, bem como analisar a perceção dos bancários sobre o assunto.
Métodos: O estudo é desenvolvido segundo uma tipologia descritiva e exploratória e utiliza a metodologia de estudo de caso numa instituição bancária.
Resultados: Os resultados indicam a existência de múltiplas ações de divulgação, nomeadamente socioambientais, principalmente voltadas para a comunidade externa, amplamente conhecidas e reconhecidas pelos colaboradores.
Conclusão: As descobertas fornecem informações valiosas para profissionais do setor bancário e estabelecem as bases para pesquisas futuras.
Palavras-chave: comunicação; divulgação; responsabilidade social empresarial; bancos; Portugal
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