Saúde e meio ambiente no cenário escolar na perspectiva de adolecentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29352/mill0210e.26068

Palavras-chave:

saúde ambiental, adolescente, educação em saúde, promoção da saúde

Resumo

Introdução: As discussões em torno da relação saúde e meio ambiente no contexto escolar abrem espaços para sensibilizar a população adolescente quanto ao desenvolvimento de ações educativas voltadas para a prevenção e promoção da saúde que reforce seu compromisso socioambiental.

Objetivo: Conhecer a percepção de adolescentes sobre a relação saúde e meio ambiente no ambiente escolar.

Métodos: Estudo descritivo, de abordagem qualitativa, realizado com adolescentes de uma escolar de Ensino Médio do estado do Ceará. Participaram 13 adolescentes, os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e analisadas mediante a técnica de conteúdo.

Resultados: Três categorias temáticas foram originadas relacionadas a percepção dos adolescentes sobre a temática discutida, a relação saúde e meio ambiente, temáticas, Saúde Ambiental no contexto escolar. Abordagem de práticas de educação sobre saúde e meio ambiente, valorizam temas relacionados à poluição, ao desmatamento de florestas, às mudanças climáticas e à urbanização.

Conclusão: Fomenta a necessidade inserção da temática saúde ambiental em práticas de educação, permitindo a ampliação de reflexões que possam tornar o adolescente autônomo quanto a realizar condutas que minimizem o risco à saúde e favoreçam ações para a promoção da saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Alves, S. A. A., Moreira, D. A. A., Callou, R. S. B.L.,. Quirino, G, Bezerra I. M. P., &. Lopes, M. S. V.(2019). Estratégias de ensino aprendizagem na graduação de enfermagem: uma reflexão à luz do referencial teórico de Paulo Freire. International Journal of Development Research, 9,(10), 30938-30941. https://www.journalijdr.com/sites/default/files/issue-pdf/17167.pdf

Alves, S. A. A., Oliveira, M. L. B. (2018). Sociocultural aspects of health and disease and their pragmatic impact. Journal of Human Growth and Development, 28(2), 183-188. https://dx.doi.org/10.7322/jhgd.147236

Arantes, H., & Uehara, S. C. da S. A. (2021). Conhecimento e prática dos professores de ensino básico em educação ambiental e saúde. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 16(4), 169–190. https://doi.org/10.34024/revbea.2021.16.11429

Anhas, D. M., Castro-Silva, C. R. (2017). Sentidos atribuídos por adolescentes e jovens à saúde: desafios da Saúde da Família em uma comunidade vulnerável de Cubatão, São Paulo, Brasil. Saúde e Sociedade, 26(2), 484-495. https://doi.org/10.1590/S0104-12902017169735

Araújo, M. M. L., Pequeno, A. M. C., Guimarães, J. M. X., Filho., J. O. V., Carneiro, C., & Negreiros, F. D. S. (2018). Processo de ensino-aprendizagem de enfermagem: reflexões de docentes sobre o estágio curricular supervisionado. Atas-Investigação Qualitativa em Saúde, 2, 72-80. https://proceedings.ciaiq.org/index.php/ciaiq2018/article/view/1766/1719

Bardin, L. (2009). Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70.

Baggio, M. A., Berres, R., Gregolin, B., & Aikes, S. (2018). Introduction of the School Health Program in the city of Cascavel, Paraná State: report of nurses. Revista Brasileira de Enfermagem, 71(suppl 4), 1540–1547. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0188

Alves, S. A. A., Bezerra, I. M. P., Cavalcante, E. G. R., Albuquerque, G. A, & Lopes, M. S. V. (2021). Percepções de adolescentes escolares sobre Saúde e Meio Ambiente para práticas sustentáveis e Promotoras de Saúde. New Trends in Qualitative Research, 8, 323–331. https://doi.org/10.36367/ntqr.8.2021.323-331

Brasil, E., Silva, R., Silva, M., Rodrigues, D. P., & Queiroz, M. (2017). Adolescent health promotion and the School Health Program: complexity in the articulation of health and education. Promoção da saúde de adolescentes e Programa Saúde na Escola: complexidade na articulação saúde e educação. Revista da Escola de Enfermagem da USP, 51, e03276. https://doi.org/10.1590/s1980-220x2016039303276

Brasil. (2016). Decreto n° 8.892, de 27 de outubro de 2016. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília (DF), out 31; Seção 1. ??

Bizerril, M., & Faria, D.S. (2001). Percepção de professores sobre a Educação Ambiental no ensino fundamental. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, 82, 200.

Busato, M. A., Ferraz, L., Frank, N. L. P. (2015). Reflexões sobre a relação saúde e ambiente: a percepção de uma comunidade. HOLOS, 6, 460–471. https://doi.org/10.15628/holos.2015.2145

Buss, P. M. (2000). Promoção da saúde e qualidade de vida. Ciência & Saúde Coletiva, 5 (1), 163-177. https://doi.org/10.1590/S1413-81232000000100014

Chiesa, A. M., Nascimento, D. D. G., Braccial, L. A. D., Oliveira, M. A. C., Ciampone, M. & H. T. (2007). A formação de profissionais da saúde: Aprendizagem significativa à luz da promoção da saúde. Cogitare Enfermagem, 12(2) 236-240. doi:http://dx.doi.org/10.5380/ce.v12i2.9829

Dias, G. L., Camponogara, S., Costa, V. Z., Cezar-Vaz, M. R., Weiller, T. H., & Cardoso, L. S. (2018). Representações sociais sobre saúde e meio ambiente para equipes de Estratégia Saúde da Família. Saúde e Sociedade, 27(1), 163-174. https://doi.org/10.1590/S0104-12902018170658.

Diniz, K. S. (2019). Educação Ambiental na Educação Infantil: a percepção dos professores da educação infantil da Escola Municipal de Educação Infantil Patrimônio, em Uberlândia – MG no ano de 2017. (Trabalho final de curso de Gestão em Saúde Ambiental, Universidade Federal de Uberlândia, Brasil). Acesso em https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27064

Fernandes, E. S. F., Santos, A.M. (2020). Desencontros entre formação profissional e necessidades de cuidado aos adolescentes na Atenção Básica à Saúde. Interface,24: e190049. https://doi.org/10.1590/Interface.190049

Farre, A., Pinheiro, P., Vieira, N., Gubert, F., Alves, M., & Monteiro, E. (2018). Adolescent health promotion based on community-centered arts education. Revista Brasileira de Enfermagem, 71(1), 26–33. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2016-0078

Freire, P. (2011). Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

Jesus, R.A., & Figueiredo, G.O. (2017). Percepção de professores do ensino fundamental sobre educação em saúde na prática pedagógica de uma escola pública. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (pp. 1-13). Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina.

Jing, S., Hongwei L., Yang Z., Xinshuang S., & Li H., (2016). Vulnerability assessment of urban ecosystems driven by water resources, human health and atmospheric environment. Journal of Hydrology, 536, 457-470. https://doi.org/10.1016/j.jhydrol.2016.03.004.

Kruk Margaret, E., Gage, Anna D., Joseph Naima, T., Danaei, Goodarz., García-Saisó, Sebastián., & Salomon Joshua, A. (2018). Mortality due to low-quality health systems in the universal health coverage era: a systematic analysis of amenable deaths in 137 countries. Lancet, 392, 2203–12. doi.org/10.1016/ S0140-6736(18)31668-4

Lopes, I. E., Nogueira, J. A. D., Rocha, D. G. (2018). Eixos de ação do Programa Saúde na Escola e Promoção da Saúde: revisão integrativa. Saúde em Debate, 42(118), 773-789. https://doi.org/10.1590/0103-1104201811819.

Lee, Y., & Kim, S. Y. (2019). Public health law coverage in support of the health-related sustainable development goals (SDGs) among 33 Western Pacific countries. Globalization and Health, 15(1), 29. https://doi.org/10.1186/s12992-019-0472-z

Machado, M. F. A. S., Gubert, F. A., Meye, A. P. G. F. V., Sampaio, Y. P. C. C., Dias, M. A. S., Almeida, A. M. B., Morais, A. P. P., Silva, A. C., Campos, J. S., Chagas, M. I. O., & Chaves, E. S. C. (2015). Programa saúde na escola: estratégia promotora de saúde na atenção básica no Brasil. Journal of Human Growth and Development, 25(3), 307-312.

Monteiro, I. F. C., Monteiro, P. D. E. B. S. C. O. (2017). A educação ambiental e as representações sociais dos professores da rede pública no ensino fundamental. Revista Brasileira de Educação Ambiental, 12(1), 165-76. https://doi.org/10.34024/revbea.2017.v12.2391

Machado, J. M. H., Martins, W. J., Souza, M. S; Fenner, A. L. D., Missifany Silveira, M., & Machado, A. A. (2017). Territórios saudáveis e sustentáveis: contribuição para saúde coletiva, desenvolvimento sustentável e governança territorial. Comunicação em Ciências Saúde, 28(2), 243-249. https://bvsms.saude.gov.br/bvs/periodicos/ccs_artigos/territorio_%20saudaveis_%20sustentaveis.pdf

Oliveira, F. P. S. L., Vargas, A. M. D., Hartz, C., Dias, S., Fereira, E. F. (2018). Percepção de escolares do ensino fundamental sobre o Programa Saúde na Escola: um estudo de caso em Belo Horizonte, Brasil. Ciências & Saúde, 23(9), 2891- 2898. doi: 10.1590/1413-81232018239.16582018

Oliveira, N. S, & et al. (2020). Educação Ambiental como promotora da saúde: revisão integrativa da literatura. Revista Saúde e Meio Ambiente, Três Lagoas, 10(1), 175-188.

Pereira, C. V., Alves, S. A. A., Sobreira, C. L. S., Lopes, M. S. V. (2021). Educação ambiental e arboviroses no contexto escolar. Revista de Enfermagem UFPE on line, 15(1). https://doi.org/10.5205/1981-8963.2021.244683

Polit, D. F., Beck, C. T. (2019). Fundamentos de pesquisa em enfermagem: Avaliação de evidências para a prática da enfermagem. 9ª ed. Porto Alegre: Artmed.

Rangel, V. et al. (2015). Considerações para uma agenda estratégica de saúde e ambiente e sustentabilidade: horizontes da Fiocruz para 2022. In: BRASIL, Ministério da Saúde. Saúde e ambiente para as populações do campo, da floresta e das águas (pp.47-61). Brasília.

Rebouças, J. P. P., Lima, G. F. da C., & Silva, E. da. (2021). Desafios da Educação Ambiental crítica em escolas públicas de Mossoró (RN). Revista Brasileira De Educação Ambiental, 16(3), 59–78. https://doi.org/10.34024/revbea.2021.v16.11307

Santos, S. B., Machado, A. P. A., Sampaio, L. A., Abreu, L. C., & Bezerra, I. M. P. (2019). Acquired Syphilis: construction and validation of educational technology for adolescents. Journal of Human Growth and Development, 29(1), 65-74. https://dx.doi.org/10.7322/jhgd.157752

Tong, A., Sainsbury, P., Craig, J. (2007). Critérios consolidados para relatar a pesquisa qualitativa (COREQ): uma lista de verificação de 32 itens para entrevistas e grupos focais. Revista Internacional de Qualidade em Saúde, 19(6), 349357. http://dx.doi.org/10.1093/intghc/mzm042.

Turato, E, R. (2003). Tratado da metodologia da pesquisa clínico-qualitativa: construção teórico-epistemológica, discussão comparada e aplicação nas áreas de saúde e humanas. Petrópolis, RJ: Vozes.

Ventura, D. F. L., Ribeiro, H., D. I Guilio, G. M., Jaime, P. C., Nunes, J., Bógus, C. M., Antunes, J. L. F., & Waldman, E. A. (2020). Challenges of the COVID-19 pandemic: for a Brazilian research agenda in global health and sustainability. Cadernos de Saúde Pública, 36(4), e00040620. https://doi.org/10.1590/0102-311X00040620

Downloads

Publicado

2022-07-29

Como Citar

Amorim Alves, S. A., Pinheiro Bezerra, I. M. ., Gomes Rocha Cavalcante, E. ., Alencar Alburquerque, G. ., & Vieira Lopes, M. do S. (2022). Saúde e meio ambiente no cenário escolar na perspectiva de adolecentes . Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health, 2(10e), 131–139. https://doi.org/10.29352/mill0210e.26068

Edição

Secção

Ciências da vida e da saúde