Experiências de estudantes de medicina e enfermagem com o método da problematização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29352/mill0210e.26086

Palavras-chave:

educação em saúde, prática profissional, atenção primária à saúde

Resumo

Introdução: Buscando atender aos pressupostos das Diretrizes Curriculares Nacionais são propostas metodologias ativas de aprendizagem, uma vez que colocam os estudantes como figura central do processo de aprendizagem enquantoo professor assume o papel de mediador e incentivador.

Objetivo: Descrever as experiências de estudantes de Medicina e Enfermagem inseridos na prática profissional sob a lógica da problematização.

Métodos: Pesquisa qualitativa realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com estudantes de Medicina e Enfermagem de uma IES, no ano de 2018. Os dados foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo na modalidade temática e discutidos à luz da problematização.

Resultados: Os dados foram categorizados em três temas: a problematização no cenário de prática profissional; a influência do facilitador na aplicabilidade da problematização; fragilidades da problematização no cenário de práticas profissionais.

Conclusão: De acordo com os estudantes, a articulação entre teoria e prática é favorecida pelo cenário prático. No entanto, o facilitador e o vínculo com a unidade de saúde influenciam, de maneira considerável, o desempenho do estudante.

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Publicado

2022-07-29

Como Citar

Ghezzi, J. F. S. A., Lopes, A. M. dos S. ., Higa, E. de F. R. ., Lemes, M. A. ., Lazarini, C. A. ., & Marin, M. J. S. . (2022). Experiências de estudantes de medicina e enfermagem com o método da problematização . Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health, 2(10e), 47–55. https://doi.org/10.29352/mill0210e.26086

Edição

Secção

Educação e desenvolvimento social