Paradigma, os novos automóveis e o desafio informado pela sua opção

Autores

  • Eduardo Gouveia Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, Viseu, Portugal https://orcid.org/0000-0002-0506-1596
  • Vasco Santos Department of Electrical Engineering of the School of Technology and Management of the Polytechnic Institute of Viseu https://orcid.org/0000-0002-4406-3076

DOI:

https://doi.org/10.29352/mill0219.28157

Resumo

Hoje em dia, assiste-se a um paradigma em relação às soluções energéticas, nomeadamente no que se refere ao seu custo e ao impacte ambiental, ambos os aspetos relacionados com a eficiência das mesmas. Se para a ONU e a EU os principais desafios são a promoção da sustentabilidade e a descarbonização da sociedade, para o utilizador comum, a braços com uma crise energética e outros “fenómenos” derivados da situação internacional, o valor pago pela energia é um aspeto fundamental. Se por um lado há uma necessidade de definição de boas práticas e de mudança comportamental, por outro lado, os custos dos vetores energéticos podem comprometer esse objetivo. Um exemplo desta situação pode ser a “onda” de inflação que abunda por toda a Europa alavancada pela crise dos combustíveis fruto da guerra na Ucrânia e das especulações de mercado. As instituições assumem assim um papel fundamental e devem ser o mecanismo para uma reflexão profunda sobre os desafios que hoje sociedade enfrenta e as consequências para as gerações futuras, no que respeita a processos complexos em curso, relacionados com a globalização, alterações climáticas, dependências energéticas, conflitos geoestratégicos, migrações e digitalização, em setores tão diversos como alimentação, saúde, habitação e transportes. Por este motivo devem as instituições criar mecanismos políticos, económicos, técnicos, e outros, que permitam ao utilizador comum a adoção de boas práticas que lhes permitam tomar decisões informadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2022-09-30

Como Citar

Gouveia, E. ., & Santos, V. . (2022). Paradigma, os novos automóveis e o desafio informado pela sua opção. Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health, 2(19). https://doi.org/10.29352/mill0219.28157

Edição

Secção

Editorial