Utilização de novas tecnologias na prevenção do suicídio em adolescentes: revisão sistemática da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29352/mill0222.28551

Palavras-chave:

novas tecnologias; APP; prevenção do suicídio; risco de suicídio; adolescentes

Resumo

Introdução: O suicídio é uma das principais causas de morte em adolescentes. Na avaliação do risco de suicídio, a tecnologia está a ganhar terreno. Os adolescentes são utilizadores experientes de tecnologias, justificando intervenções baseadas em novas tecnologias na prevenção do suicídio.

Objetivo: Identificar os benefícios da utilização de novas tecnologias na prevenção do risco de suicídio em adolescentes.

Métodos: Revisão sistemática da literatura. Pesquisa efetuada em bases de dados EBSCOhost e PubMed. Incluídos artigos de acordo com as recomendações PRISMA. Utilizada a conjugação booleana com descritores em língua inglesa: technolog* AND (APP OR application OR mobile application) AND (suicid*) AND (adolescent OR youth OR puberty).

Resultados: 11 artigos cumpriram os critérios de inclusão e elegibilidade. Os aplicativos móveis ou APP e a deteção da linguagem foram as tipologias encontradas sendo os Aplicativos/APP para smartphone presentes em maior número de estudos. Os resultados comprovam a importância da utilização das novas tecnologias na prevenção do risco de suicídio em adolescentes.

Conclusão: Verificou-se evidência acerca da elevada adesão na utilização de novas tecnologias, úteis na prevenção do risco de suicídio, por parte dos adolescentes. As novas tecnologias foram consideradas bem aceites e acarretam efeitos benéficos. Até ao momento, escassos dados suportam a utilização destas intervenções na prática clínica. O número de estudos sobre esta temática é limitado, sendo necessária a realização de mais investigações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Allen, N. B., Nelson, B. W., Brent, D., & Auerbach, R. P. (2019). Short-term prediction of suicidal thoughts and behaviors in adolescents: Can recent developments in technology and computational science provide a breakthrough? Journal of Affective Disorders, 250, 163–169. https://doi.org/10.1016/j.jad.2019.03.044.

American Psychiatric Association. (2020). What is Telepsychiatry? American Psychiatric Association: Washington. https://www.psychiatry.org/patients-families/telepsychiatry.

Apóstolo, J. (2017). Síntese da evidência no contexto da translação da ciência. Escola Superior de Enfermagem de Coimbra. ISBNp: 978-989-99426-5-3.

Cohen, J., Wright-Berryman, J., Rohlfs, L., Wright, D., Campbell, M., Gingrich, D., Santel, D., & Pestian, J. (2020). A Feasibility Study Using a Machine Learning Suicide Risk Prediction Model Based on Open-Ended Interview Language in Adolescent Therapy Sessions. International Journal of Environmental Research and Public Health, 17(21), 8187. https://doi.org/10.3390/ijerph17218187.

Czyz, E. K., Yap, J. R. T., King, C. A., & Nahum-Shani, I. (2021). Using Intensive Longitudinal Data to Identify Early Predictors of Suicide-Related Outcomes in High-Risk Adolescents: Practical and Conceptual Considerations. Assessment, 28(8), 1949–1959. https://doi.org/10.1177/1073191120939168.

Daray, F. M., Olivera Fedi, R. H., & Rodante, D. E. (2018). [Development of CALMA: A mobile APP for the prevention of suicide in adolescents and youth]. Vertex, 29(137), 55–64.

Gregory, J. M., Sukhera, J., & Taylor-Gates, M. (2017). Integrating Smartphone Technology at the Time of Discharge from a Child and Adolescent Inpatient Psychiatry Unit. Journal of the Canadian Academy of Child and Adolescent Psychiatry, 26(1), 45–50.

Hetrick, S. E., Robinson, J., Burge, E., Blandon, R., Mobilio, B., Rice, S. M., Simmons, M. B., Alvarez-Jimenez, M., Goodrich, S., & Davey, C. G. (2018). Youth Codesign of a Mobile Phone App to Facilitate Self-Monitoring and Management of Mood Symptoms in Young People With Major Depression, Suicidal Ideation, and Self-Harm. JMIR Mental Health, 5(1), e9. https://doi.org/10.2196/mental.9041.

Joanna Briggs Institute. (2014). Joanna Briggs Institute Reviewers’ Manual: 2014 edition. Joanna Briggs Institute. http://joannabriggs.org/assets/docs/sumari/ReviewersManual-The-Systematic-Review-of-Economic-Evaluation-Evidence-2014_v2.pdf

Joanna Briggs Institute. (2017a). The Joanna Briggs Institute Critical Appraisal tools for use in JBI Systematic Reviews: Checklist for Qualitative Research. Joanna Briggs Institute. https://jbi.global/sites/default/files/2019-05/JBI_Critical_Appraisal-Checklist_for_Qualitative_Research2017_0.pdf

Joanna Briggs Institute. (2017b). The Joanna Briggs Institute Critical Appraisal tools for use in JBI Systematic Reviews: Checklist for Quasi-Experimental Studies (non-randomized experimental studies). Joanna Briggs Institute. https://jbi.global/sites/default/files/2019-05/JBI_Quasi-Experimental_Appraisal_Tool2017_0.pdf

Joanna Briggs Institute. (2017c). The Joanna Briggs Institute Critical Appraisal tools for use in JBI Systematic Reviews: Checklist for Randomized Controlled Trials. Joanna Briggs Institute. https://jbi.global/sites/default/files/2019-05/JBI_RCTs_Appraisal_tool2017_0.pdf

Kennard, B. D., Biernesser, C., Wolfe, K. L., Foxwell, A. A., Craddock Lee, S. J., Rial, K. V., Patel, S., Cheng, C., Goldstein, T., McMakin, D., Blastos, B., Douaihy, A., Zelazny, J., & Brent, D. A. (2015). Developing a Brief Suicide Prevention Intervention and Mobile Phone Application: A Qualitative Report. Journal of technology in human services, 33(4), 345–357. https://doi.org/10.1080/15228835.2015.1106384.

McManama O’Brien, K. H., LeCloux, M., Ross, A., Gironda, C., & Wharff, E. A. (2017). A Pilot Study of the Acceptability and Usability of a Smartphone Application Intervention for Suicidal Adolescents and Their Parents. Archives of Suicide Research: Official Journal of the International Academy for Suicide Research, 21(2), 254–264. https://doi.org/10.1080/13811118.2016.1182094

O’Grady, C., Melia, R., Bogue, J., O’Sullivan, M., Young, K., & Duggan, J. (2020). A Mobile Health Approach for Improving Outcomes in Suicide Prevention (SafePlan). Journal of Medical Internet Research, 22(7), e17481. https://doi.org/10.2196/17481

Page, M. J., McKenzie, J. E., Bossuyt, P. M., Boutron, I., Hoffmann, T. C., Mulrow, C. D., Shamseer, L., Tetzlaff, J. M., Akl, E. A., Brennan, S. E., Chou, R., Glanville, J., Grimshaw, J. M., Hróbjartsson, A., Lalu, M. M., Li, T., Loder, E. W., Mayo-Wilson, E., McDonald, S., … Moher, D. (2021). The PRISMA 2020 statement: An updated guideline for reporting systematic reviews. BMJ, 372, n71. https://doi.org/10.1136/bmj.n71

Pauwels, K., Aerts, S., Muijzers, E., De Jaegere, E., van Heeringen, K., & Portzky, G. (2017). Backup: Development and evaluation of a smartphone application for coping with suicidal crises. PloS One, 12(6), e0178144. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0178144.

Sousa, L., Firmino. C., Marques-Vieira, C., Severino, S. & Pestana, H. (2018). Revisões da literatura científica: tipos, métodos e aplicações em enfermagem. Revista Portuguesa de Enfermagem de Reabilitação, 1, 46-55. https://doi.org/10.33194/rper.2018.v1.n1.07.4391

Tighe, J., Shand, F., McKay, K., Mcalister, T.-J., Mackinnon, A., & Christensen, H. (2020). Usage and Acceptability of the iBobbly App: Pilot Trial for Suicide Prevention in Aboriginal and Torres Strait Islander Youth. JMIR Mental Health, 7(12), e14296. https://doi.org/10.2196/14296

World Health Organization (2019). Suicide in the world. World Health Organization. https://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/326948/WHO-MSD-MER-19.3-eng.pdf

World Health Organization (2021). The mental health of adolescents. World Health Organization. https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/adolescent-mental-health

Downloads

Publicado

2023-07-31

Como Citar

Pinho, A. M., Façanha, J., & Santos, J. C. (2023). Utilização de novas tecnologias na prevenção do suicídio em adolescentes: revisão sistemática da literatura . Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health, 2(22), e28551. https://doi.org/10.29352/mill0222.28551

Edição

Secção

Ciências da vida e da saúde