Reabilitação respiratória na criança com asma: revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.29352/mill0212e.30090Palavras-chave:
asma; criança; enfermagem em reabilitação; terapia respiratória; exercícios respiratóriosResumo
Introdução: A asma, é uma doença crónica caracterizada por inflamação e obstrução das vias aéreas, com grande prevalência e impacto na vida da criança, da família e comunidade A implementação de programas de Reabilitação Respiratória (RR) têm-se revelado positivos, porém de forma ainda incipiente.
Objetivo: Mapear as evidências existentes sobre os efeitos da implementação de programas de Reabilitação Respiratória em crianças com asma entre os 6 e os 12 anos.
Métodos: Revisão sistemática da literatura com base nos princípios preconizados pelo Joanna Briggs Institute. Foram pesquisados estudos publicados entre janeiro de 2015 e julho de 2020 em diferentes bases de dados. Dois revisores independentes realizaram a análise de relevância dos artigos, a extração e síntese final de dados de 5 artigos.
Resultados: Os estudos incluíram essencialmente duas componentes da Reabilitação Respiratória: atividade física e exercício aeróbico. Os benefícios dos programas tiveram foco sobretudo ao nível do controlo da asma, da função pulmonar e da qualidade de vida da criança e da família.
Conclusão: Os benefícios da RR em crianças com asma são uma evidência, com destaque para a função pulmonar, controlo de sintomas e qualidade de vida. A conceção e implementação de novos programas de RR serão um contributo valioso na promoção da saúde e qualidade de vida das pessoas.
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