Uma proposta metodológica para abordar o fenômeno da deserção acadêmica a partir de um modelo de predição inteligente: um estudo de caso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29352/mill0223.31378

Palavras-chave:

estudo de caso; modelo dinâmico; mineração de dados educacionais; metaheurística

Resumo

Introdução: A deserção universitária é atualmente considerada um fenômeno complexo que vai além do número de estudantes não matriculados, e que vem em contínuo crescimento sobretudo nos primeiros anos de estudo.

Objetivo: No presente estudo, é proposto um modelo de predição que combina Análise de Sobrevivência, Árvores de Decisão e Random Forest, sob a filosofia de Machine Learning, para o diagnóstico precoce dos possíveis fatores de deserção em estudantes universitários.

Métodos: A proposta consiste em 3 fases: a Análise de Sobrevivência que permite estimar a probabilidade de permanência do aluno (sobrevivência). A fase 2 parte do valor de probabilidade obtido na fase anterior e o utiliza como variável resposta no processo de modelagem baseado em árvores de decisão para estabelecer padrões de sobrevivência em torno das variáveis ​​consideradas. Finalmente, na fase 3, as variáveis ​​críticas do modelo são identificadas usando Random Forest.

Resultados: A metodologia proposta permitiu desenhar um modelo de previsão, que identifica as principais variáveis de segmentação em padrões de comportamento de possíveis casos de deserção acadêmica.

Conclusão: Embora a proposta tenha sido desenvolvida a partir de um caso particular de uma universidade chilena, a combinação eficiente da meta-heurística permite a extrapolação da metodologia para qualquer contexto e realidade acadêmica. No entanto, devem ser consideradas as condições e necessidades de cada instituição.

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Publicado

2023-11-22

Como Citar

Villa-Murillo, A., Costa, L. ., & Vásquez, C. (2023). Uma proposta metodológica para abordar o fenômeno da deserção acadêmica a partir de um modelo de predição inteligente: um estudo de caso. Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health, 2(23), e31378. https://doi.org/10.29352/mill0223.31378

Edição

Secção

Educação e desenvolvimento social