Desenvolvimento de competências de liderança no ensino de enfermagem através da prática simulada: um estudo descritivo-correlacional

Autores

  • Amélia Castilho Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, Coimbra, Portugal | Unidade Científico-Pedagógica de Enfermagem Médico-Cirúrgica (UCPEMC), Coimbra, Portugal | UICISA: E - Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem, Coimbra, Portugal https://orcid.org/0000-0002-4420-8861
  • Cátia Teixeira Centro Hospitalar Universitário de Coimbra, Coimbra, Portugal http://orcid.org/0000-0003-4535-5027
  • Rui Baptista Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, Coimbra, Portugal | Unidade Científico-Pedagógica de Enfermagem Médico-Cirúrgica (UCPEMC), Coimbra, Portugal | UICISA: E - Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem, Coimbra, Portugal http://orcid.org/0000-0002-4125-1186

DOI:

https://doi.org/10.29352/mill0225.34952

Palavras-chave:

liderança; enfermagem; estudantes de enfermagem; treino por simulação

Resumo

Introdução: Os enfermeiros necessitam aprender e desenvolver competências de liderança para desempenharem um papel relevante no sucesso das organizações de saúde.

Objetivo: Descrever as perceções dos estudantes de enfermagem sobre o desenvolvimento de competências de liderança através do treino de simulação, analisar a sua associação com as características sociodemográficas dos estudantes de enfermagem e identificar facilitadores e barreiras.

Métodos: Estudo transversal, descritivo-correlacional numa amostra de 74 estudantes de licenciatura e pós-graduação, a frequentar cursos de suporte avançado de vida numa escola de enfermagem em Portugal. A recolha de dados foi efetuada através de uma versão adaptada da escala de perceção de liderança em enfermagem (Frederico & Castilho, 2006). Foram incluídas questões para explorar facilitadores e barreiras.  Os dados foram analisados com recurso à estatística descritiva e inferencial.

Resultados: Os estudantes revelaram uma perceção muito positiva do desenvolvimento de competências de liderança através do treino em simulação (pontuação média global ≥ 4,42; Likert 1-5) nas dimensões de reconhecimento (M=4,57; DP=0,40), comunicação (M=4,62; DP=0,41), desenvolvimento de equipas (M=4,54; DP=0,41), inovação (M=4,42; DP=0,55) e líder de equipa (M=4,49; DP=0,59). Os principais facilitadores do desenvolvimento da liderança identificados foram o planeamento operacional e reflexão crítica.

Conclusão: Este estudo evidenciou a importância da simulação como estratégia pedagógica para o desenvolvimento de competências de liderança. A identificação de facilitadores e barreiras contribui para melhorar a simulação.

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Publicado

2024-09-04

Como Citar

Castilho, A., Teixeira, C., & Baptista, R. (2024). Desenvolvimento de competências de liderança no ensino de enfermagem através da prática simulada: um estudo descritivo-correlacional . Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health, 2(25), e34952. https://doi.org/10.29352/mill0225.34952

Edição

Secção

Ciências da vida e da saúde