A interação pelos pares na pessoa com doença crónica: perspetivas e práticas dos enfermeiros
DOI:
https://doi.org/10.29352/mill0216e.36074Palavras-chave:
chronic disease; peer interaction; transitionResumo
Introdução: A doença crónica implica mudança na vida das pessoas, exigindo a assunção de novos hábitos para a adaptação a uma nova condição de saúde. A relação dinâmica da pessoa com doença crónica com outras pessoas que têm a mesma doença (“pares”), e que tiveram uma adaptação eficaz, tem potencial para ser benéfica, facilitando o desenvolvimento de comportamentos e competências que promovam uma melhor autogestão da doença e qualidade de vida.
Objetivo: Conhecer as perspetivas e as práticas dos enfermeiros relativamente à promoção da interação pelos pares na sua prática clínica.
Métodos: Estudo observacional e transversal, num hospital universitário. Foi aplicado um inquérito a uma amostra não probabilística de 1-2 enfermeiros por serviço, explorando as suas perspetivas e práticas.
Resultados: Participaram 90 enfermeiros de 55 unidades. 27% referiram que promovem frequentemente a interação pelos pares. 58% considera como “muito importante” este apoio ao doente na adaptação/aceitação à nova condição de saúde. A falta de motivação, envolvimento e a manifestação de sentimentos e crenças negativas são os motivos mais frequentes desta intervenção. Os ganhos esperados centram-se nas dimensões dos comportamentos de saúde e da qualidade de vida.
Conclusão: Os enfermeiros reconhecem as potencialidades da interação pelos pares, mas ainda não existe uma ação sistematizada e intencional para implementar a intervenção de enfermagem: incentivar a interação dinâmica com pessoas com gestão do regime terapêutico eficaz.
Downloads
Referências
Adriano, A., Thompson, D. M., McMullan, C., Price, M., Moore, D., Booth, L., & Mathers, J. (2022). Peer support for carers and patients with inflammatory bowel disease: A systematic review. Systematic Reviews, 11(1), 200. https://doi.org/10.1186/s13643-022-02064-6
Bastos, F. (2013). A pessoa com doença crónica: Uma teoria explicativa sobre a problemática da gestão da doença e do regime terapêutico [Tese de doutoramento, Universidade Católica Portuguesa].
Clark, E., MacCrosain, A., Ward, N. S., & Jones, F. (2020). The key features and role of peer support within group self-management interventions for stroke: A systematic review. Disability and Rehabilitation, 42(3), 307–316. https://doi.org/10.1080/09638288.2018.1498544
Cooper, R. E., Saunders, K. R. K., Greenburgh, A., Shah, P., Appleton, R., Machin, K., Jeynes, T., Barnett, P., Allan, S. M., Griffiths, J., Stuart, R., Mitchell, L., Chipp, B., Jeffreys, S., Lloyd-Evans, B., Simpson, A., & Johnson, S. (2024). The effectiveness, implementation, and experiences of peer support approaches for mental health: A systematic umbrella review. BMC Medicine, 22, 72. https://doi.org/10.1186/s12916-024-03260-y
Dennis, C. L. (2003). Peer support within a health care context: A concept analysis. International Journal of Nursing Studies, 40(3), 321-32. https://doi.org/10.1016/s0020-7489(02)00092-5
Elst, K. V. der, Cock, D. D., Bangels, L., Peerlings, L., Doumen, M., Bertrand, D., Caluwé, L. D., Langers, I., Stouten, V., Westhovens, R., & Verschueren, P. (2021). ‘More than just chitchat’: A qualitative study concerning the need and potential format of a peer mentor programme for patients with early rheumatoid arthritis. RMD Open, 7(3), e001795. https://doi.org/10.1136/rmdopen-2021-001795
Embuldeniya, G., Veinot, P., Bell, E., Bell, M., Nyhof-Young, J., Sale, J. E., & Britten, N. (2013). The experience and impact of chronic disease peer support interventions: A qualitative synthesis. Patient Education and Counseling, 92(1), 3-12. https://doi.org/10.1016/j.pec.2013.02.002
Enggaard, H., & Uhrenfeldt, L. (2016). Experiences of peer support in self-management interventions among people with ischemic heart disease: A systematic review protocol. JBI Database of Systematic Reviews and Implementation Reports, 14(10), 10-16. https://doi.org/10.11124/JBISRIR-2016-2372
Health Council of Canada. (2012). Self-management support for Canadians with chronic health conditions: A focus for primary health care. Health Council of Canada. https://publications.gc.ca/collections/collection_2012/ccs-hcc/H174-28-2012-eng.pdf
Hossain, S. N., Jaglal, S. B., Shepherd, J., Perrier, L., Tomasone, J. R., Sweet, S. N., Luong, D., Allin, S., Nelson, M. L. A., Guilcher, S. J. T., & Munce, S. E. P. (2021). Web-based peer support interventions for adults living with chronic conditions: Scoping review. JMIR Rehabilitation and Assistive Technologies, 8(2), e14321. https://doi.org/10.2196/14321
Hu, J., Wang, X., Guo, S., Chen, F., Wu, Y., Ji, F., & Fang, X. (2019). Peer support interventions for breast cancer patients: A systematic review. Breast Cancer Research and Treatment, 174(2), 325–341. https://doi.org/10.1007/s10549-018-5033-2
International Council of Nurses. (2015). CIPE: Classificação internacional para a prática de enfermagem. Lusodidacta. https://futurosenf.wordpress.com/wp-content/uploads/2017/04/cipe_2015.pdf
Joo, J. H., Bone, L., Forte, J., Kirley, E., Lynch, T., & Aboumatar, H. (2022). The benefits and challenges of established peer support programmes for patients, informal caregivers, and healthcare providers. Family Practice, 39(5), 903–912. https://doi.org/10.1093/fampra/cmac004
Kong, L., Hu, P., Zhao, Q., Yao, H., & Chen, S. (2020). Effect of peer support intervention on diabetes distress in people with type 2 diabetes: A systematic review and meta-analysis. International Journal of Nursing Practice, 26(5), e12830. https://doi.org/10.1111/ijn.12830
Lacombe, D., O’Morain, C., Casadei, B., Hill, K., Mateus, E., Lories, R., & Brusselle, G. (2019). Moving forward from drug-centred to patient-centred research: A white paper initiated by EORTC and developed together with the BioMed Alliance members. European Respiratory Journal, 53(2). https://doi.org/10.1183/13993003.01870-2018
Lyons, N., Cooper, C., & Lloyd-Evans, B. (2021). A systematic review and meta-analysis of group peer support interventions for people experiencing mental health conditions. BMC Psychiatry, 21, 315. https://doi.org/10.1186/s12888-021-03321-z
Meleis, A., & Trangenstein, P. (1994). Facilitating transitions: Redefinition of the nursing mission. Nursing Outlook, 42(6), 255-259. https://doi.org/10.1016/0029-6554(94)90045-0
Murphy, R., Huggard, L., Fitzgerald, A., Hennessy, E., & Booth, A. (2024). A systematic scoping review of peer support interventions in integrated primary youth mental health care. Journal of Community Psychology, 52(1), 154–180. https://doi.org/10.1002/jcop.23090
Nikiphorou, E., Santos, E. J. F., Marques, A., Böhm, P., Bijlsma, J. W., Daien, C. I., Esbensen, B. A., Ferreira, R. J. O., Fragoulis, G. E., Holmes, P., McBain, H., Metsios, G. S., Moe, R. H., Stamm, T. A., de Thurah, A., Zabalan, C., Carmona, L., & Bosworth, A. (2021). 2021 EULAR recommendations for the implementation of self-management strategies in patients with inflammatory arthritis. Annals of the Rheumatic Diseases, 80(10), 1278–1285. https://doi.org/10.1136/annrheumdis-2021-220249
Sousa, M. R. (2015). Promover o autocuidado apoiar a adesão e a gestão do regime terapêutico – Programa de intervenção de enfermagem em pessoas com diabetes [Tese de doutoramento, Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto]. Repositório Universidade do Porto. https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/80091?locale=pt
Thompson, D., Booth, L., Moore, D., & Mathers, J. (2022). Peer support for people with chronic conditions: A systematic review of reviews. BMC Health Services Research, 22, 427. https://doi.org/10.1186/s12913-022-07816-7
Trasolini, A., Wood, E., & Thomas, N. (2021). A narrative review of peer support barriers and facilitators in kidney care. Journal of Renal Care, 47, 9–16. https://doi.org/10.1111/jorc.12350
Virtic, T., Mihevc, M., Zavrnik, C., Mori Lukancic, M., Poplas Susic, A., & Klemenc-Ketiš, Z. (2023). Peer support as part of scaling-up integrated care in patients with type 2 diabetes and arterial hypertension at the primary healthcare level: A study protocol. Zdravstveno Varstvo, 62(2), 93–100. https://doi.org/10.2478/sjph-2023-0013
Werfalli, M., Raubenheimer, P., Engel, M., Musekiwa, A., Bobrow, K., Peer, N., Hoegfeldt, C., Kalula, S., Kengne, A., & Levitt, N. (2020). The effectiveness of peer and community health worker-led self-management support programs for improving diabetes health-related outcomes in adults in low- and middle-income countries: A systematic review. Systematic Reviews, 9, 1-21. https://doi.org/10.1186/s13643-020-01377-8
World Health Organization. (2023). World health statistics 2023: Monitoring health for the SDGs, Sustainable Development Goals. Geneva: WHO. https://www.who.int/publications/i/item/9789240074323
Yao, X., Wang, X., Yuan, J., Huang, Z., Wu, D., & Xu, H. (2021). Benefits of peer-support nursing intervention to pulmonary function and quality of life in nonsmoking patients with COPD. Canadian Respiratory Journal, 2021, 1–7. https://doi.org/10.1155/2021/7450979
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os autores que submetem propostas para esta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os artigos são publicados segundo a licença Licença Creative Commons (CC BY 4.0), conformando regime open-access, sem qualquer custo para o autor ou para o leitor;
b) Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, permitindo-se a partilha livre do trabalho, desde que seja corretamente atribuída a autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d) Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publica
Documentos necessários à submissão
Template do artigo (formato editável)

