Tipos de realce do input, intake e compreensão da leitura em português como língua estrangeira

Autores

  • Sara Santos Universidade de Macau, Faculdade de Letras, Departamento de Português, Macau, China | Centro de Investigação de Linguística, Macau, China https://orcid.org/0000-0001-8852-3380

DOI:

https://doi.org/10.29352/mill0225.36123

Palavras-chave:

tipos de realce do input; intake; português como língua estrangeira; abordagem analítica com foco na forma

Resumo

Introdução: No ensino de línguas estrangeiras, o realce do input tem sido proposto como uma técnica implícita para direcionar a atenção dos aprendentes em relação a itens linguísticos específicos, uma vez que permite, simultaneamente, o foco no significado e na forma.  

Objetivo: Investigar o efeito de três marcas tipográficas de realce do input no intake de uma estrutura alvo (presente do conjuntivo) e na compreensão da leitura de 41 aprendentes chineses de português como língua estrangeira.

Métodos: Estudo do tipo exploratório. Adotou-se um delineamento pré-teste/ pós-teste e foram constituídos três grupos experimentais com diferentes tipos de realce do input: (i) maiúsculas; (ii) negrito e (iii) combinação de duas marcas tipográficas (negrito e sublinhado) e um grupo de controlo (input enriquecido). Para a comparação entre os grupos, foram preparadas quatro versões de um texto.

Resultados: Não foram detetadas diferenças significativas entre os grupos, embora os resultados tenham evidenciado uma tendência para um impacto positivo do uso de marcas tipográficas vs. input enriquecido. A compreensão da leitura não foi afetada pelo uso da técnica do realce do input.

Conclusão: As marcas tipográficas usadas no realce do input não beneficiaram significativamente o intake da estrutura alvo, pelo que a manipulação da saliência do input (realce do input) e o aumento da frequência (input enriquecido) parecem ser técnicas redundantes ao nível do seu impacto pedagógico.

Downloads

Referências

Ajabshir, Z. F. (2022). The relative efficacy of input enhancement, input flooding, and output-based instructional approaches in the acquisition of L2 request modifiers. Language Teaching Research 26 (3), 411-433. https://doi.org/10.1177/1362168819896655

Al-Shammari, A. H. & Sahiouni, A. A. (2023). Impact of textual enhancement and input processing on syntactic development of EFL university students in Kuwait. Education and Information Technologies 28, 15205-15221. https://doi.org/10.1007/s10639-023-11799-1

Alenezi, S. M. (2019). Exploring explicit and implicit grammar teaching. International Journal of Applied Linguistics & English Literature 8(1), 632-653. http://dx.doi.org/10.7575/aiac.ijalel.v.8n.1p.104

Benati, A. & Schwieter, J. W. (2019). Pedagogical interventions to L2 grammar instruction. In J. Schwieter & Benati, A. (eds.), The Cambridge Handbook of Language Learning, 477-499. Cambridge University Press.

Borro, I. (2022). Comparing the effectiveness of task-based language teaching and presentation-practice-production on second language grammar learning: a pilot study with Chinese Students of Italian as a second language. In M. J. Ahmadian & M. H. Long, (eds.), The Cambridge Handbook of Task-Based Language Teaching, 549-565. Cambridge University Press.

Chung, Y. & Révész, A. (2024). Investigating the effect of textual enhancement in post-reading tasks on grammatical development by child language learners. Language Teaching Research 28(2), 632-653. https://doi.org/10.1177/13621688211005068

Council of Europe (2020). Common European Framework of Reference for Languages: learning, teaching, assessment – Companion volume. Council of Europe Publishing.

East, M. (2021). Foundational Principles of Task-Based Language Teaching. Routledge.

Ellis, R., Skehan, P., Li, S., Shintani, N. & Lambert, C. (2020). Task-Based Language Teaching Theory and Practice. Routledge.

Kuzka, R. & Pascoal, J. (2016). Passaporte para português 2. LIDEL.

LaBrozzi, R. M. (2016). The effects of textual enhancement type on L2 form recognition and reading comprehension in Spanish. Language Teaching Research 20 (1), 75-91. https://doi.org.libezproxy.um.edu.mo/10.1177/1362168814561903

Lee, B. J. (2021). The effects of proficiency and textual enhancement technique on noticing. System 96. https://doi.org/10.1016/j.system.2020.102407

Lee, M., & Jung, J. (2024). Effects of textual enhancement and task manipulation on L2 learners’ attentional processes and grammatical knowledge development: A mixed methods study. Language Teaching Research, 28(4), 1552-1571. https://doi.org/10.1177/13621688211034640

Leow, R. P. (2019). ISLA: How implicit or how explicit should it be? Theoretical, empirical, and pedagogical/curricular issues. Language Teaching Research, 23(4), 476-493. https://doi.org/10.1177/1362168818776674

Leow, R. P., Donate, A. & Gutiérrez (2019). Textual enhancement, type of linguistic item and L2 development. In Leow, R.P. (eds.), The Routledge Handbook of Second Language Research in Classroom Learning (pp. 317-330). Routledge.

Meguro, Y. (2019). Textual enhancement, grammar learning, reading comprehension, and tag questions. Language Teaching Research 23 (1), 58 -77. https://doi.org.libezproxy.um.edu.mo/10.1177/1362168817714277

Namaziandost, E., Rezvani, E. & Polemikou, A. (2020). The impacts of visual input enhancement, semantic input enhancement and input flooding on L2 vocabulary among Iranian intermediate EFL learners. Cogent Education 7, 1-14. https://doi.org/10.1080/2331186X.2020.1726606

Rassaei, E. (2020). The separate and combined effects of recasts and textual enhancement as two focus on form techniques on L2 development. System 89. https://doi.org/10.1016/j.system.2019.102193

Révész, A., Benton, L., Vasalou, A., Bunting, l., Segerstad, Y.H., Florea, A., Mihu, I.P., Gilabert, R. & Parry, C. (2021). The effects of multiple-exposure textual enhancement on child L2 learners’ development in derivational morphology: A multi-site study. Tesol Quarterly 55(3), 901-930. https://shre.ink/gYAy

Sadeghi, S., Maftoon, P. & Yazdanimoghadam, M. (2022). An investigation into textual input enhancement and output production in relation to the noticing of English relative clauses: The case of Iranian EFL learners. Journal of Language Horizons 6 (1), 7-27. https://doi.org/10.5430/wjel.v2n3p29

Schmidt, R. (2012). Attention, awareness, and individual differences in language learning. In W. M. Chan, K. N. Chin, S. Bhatt & I. Walker (eds.), Perspectives on individual characteristics and foreign language education (pp. 27-50). De Gruyter. https://doi.org/10.1515/9781614510932.27

Sharwood Smith, M. (1993). Input enhancement in instructed SLA: theoretical bases. Studies in Second Language Acquisition 15(2), 165-179. https://doi.org/10.1017/S0272263100011943

Santos. S. (2023). Efeitos do realce do input no noticing e na aprendizagem da gramática em PLE: um estudo de rastreamento ocular. Moderna Srak 117(1), 72-95. https://doi.org/10.58221/mosp.v117i1.11380

Simard, D. (2009). Differential effects of textual enhancement formats on intake. System 37, 124-135. https://doi.org/10.1016/j.system.2008.06.005

Van den Branden, K. (2022). How to Teach an Additional Language: To task or not to task?. John Benjamins.

Downloads

Publicado

2024-09-16

Como Citar

Santos, S. (2024). Tipos de realce do input, intake e compreensão da leitura em português como língua estrangeira . Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health, 2(25), e36123. https://doi.org/10.29352/mill0225.36123

Edição

Secção

Educação e desenvolvimento social