Programas psicoeducacionais para cuidadores familiares da pessoa com doença mental: uma scoping review
DOI:
https://doi.org/10.29352/mill0225.36903Palavras-chave:
cuidadores familiares; programas de psicoeducação; enfermagem de saúde mental e psiquiátricaResumo
Introdução: A incapacidade do cuidador familiar de uma pessoa com doença mental para exercer o seu papel, implica que a prestação dos cuidados recaia sobre as instituições de saúde às quais se associam custos acrescidos. Neste sentido, é fundamental capacitar estes cuidadores, através da implementação de programas psicoeducacionais. Estes são uma forma de educação para a saúde mental, onde se pretende dotar as pessoas de conhecimentos através de uma componente educativa e de suporte emocional.
Objetivo: Mapear, analisar e sintetizar os programas psicoeducacionais do cuidador familiar de uma pessoa com doença mental e /ou psiquiátrica, desenvolvidos em contexto português.
Métodos: Foram seguidos os passos metodológicos de uma scoping review de acordo com JBI. Efetuada a pesquisa em diferentes bases de dados como CINAHL, Academic Search Complete, Educational Resource Information Center (ERIC), Medline complete, Psychology and Behavioral Sciences Collection (todas via EBSCOhost) e como fonte de literatura cinzenta foi usado o Repositórios Científicos Abertos de Portugal (RCAAP).
Resultados: Foram identificados oito programas de psicoeducação, estabelecendo-se dois grandes grupos: cuidadores familiares de pessoas com demência e cuidadores familiares de pessoas com esquizofrenia.
Conclusão: É necessário validar programas de psicoeducação já desenvolvidos, assim como sistematizar a informação fornecida / extraída dos mesmos, de forma a implementar a melhor evidência científica. Esta revisão serve como documento de consulta dos programas para o cuidador familiar, sugerindo-se, no futuro, a realização de outras pesquisas que englobem programas internacionais.
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