Programas psicoeducacionais para cuidadores familiares da pessoa com doença mental: uma scoping review

Autores

  • Isabel Escrivães da Costa Unidade Local de Saúde Barcelos/Esposende, Esposende, Portugal https://orcid.org/0009-0007-8998-1368
  • Ana Barreira Unidade Local de Saúde de Braga, Braga, Portugal
  • Rosa Silva Escola Superior de Enfermagem do Porto, Porto, Portugal | Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde (CINTESIS), Porto, Portugal http://orcid.org/0000-0002-3947-7098
  • Carlos Sequeira Escola Superior de Enfermagem do Porto, Porto, Portugal | Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde (CINTESIS), Porto, Portugal http://orcid.org/0000-0002-5620-3478

DOI:

https://doi.org/10.29352/mill0225.36903

Palavras-chave:

cuidadores familiares; programas de psicoeducação; enfermagem de saúde mental e psiquiátrica

Resumo

Introdução: A incapacidade do cuidador familiar de uma pessoa com doença mental para exercer o seu papel, implica que a prestação dos cuidados recaia sobre as instituições de saúde às quais se associam custos acrescidos. Neste sentido, é fundamental capacitar estes cuidadores, através da implementação de programas psicoeducacionais. Estes são uma forma de educação para a saúde mental, onde se pretende dotar as pessoas de conhecimentos através de uma componente educativa e de suporte emocional.

Objetivo: Mapear, analisar e sintetizar os programas psicoeducacionais do cuidador familiar de uma pessoa com doença mental e /ou psiquiátrica, desenvolvidos em contexto português.

Métodos: Foram seguidos os passos metodológicos de uma scoping review de acordo com JBI. Efetuada a pesquisa em diferentes bases de dados como CINAHL, Academic Search Complete, Educational Resource Information Center (ERIC), Medline complete, Psychology and Behavioral Sciences Collection (todas via EBSCOhost) e como fonte de literatura cinzenta foi usado o Repositórios Científicos Abertos de Portugal (RCAAP).

Resultados: Foram identificados oito programas de psicoeducação, estabelecendo-se dois grandes grupos: cuidadores familiares de pessoas com demência e cuidadores familiares de pessoas com esquizofrenia.

Conclusão: É necessário validar programas de psicoeducação já desenvolvidos, assim como sistematizar a informação fornecida / extraída dos mesmos, de forma a implementar a melhor evidência científica. Esta revisão serve como documento de consulta dos programas para o cuidador familiar, sugerindo-se, no futuro, a realização de outras pesquisas que englobem programas internacionais.

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Publicado

2024-10-18

Como Citar

Escrivães da Costa, I., Barreira, A., Silva, R., & Sequeira, C. (2024). Programas psicoeducacionais para cuidadores familiares da pessoa com doença mental: uma scoping review. Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health, 2(25), e36903. https://doi.org/10.29352/mill0225.36903

Edição

Secção

Ciências da vida e da saúde