Saúde do pé e qualidade de vida de estudantes de enfermagem: estudo exploratório multimétodo
DOI:
https://doi.org/10.29352/mill0227.39905Palavras-chave:
conhecimentos; atitudes e prática em saúde; qualidade de vida; doenças do pé; estudantes de enfermagemResumo
Introdução: A saúde do pé é frequentemente negligenciada nos cuidados de saúde, apesar da sua importância para estudantes de enfermagem, que passam longos períodos em pé e a caminhar.
Objetivo: Explorar a relação entre a saúde dos pés, a qualidade de vida e os conhecimentos dos estudantes de enfermagem em contexto de ensino clínico.
Métodos: Foi realizado um estudo exploratório multimétodo sequencial com 54 estudantes, selecionados por amostragem intencional em bola de neve. A avaliação ocorreu no mês 0 e no mês 5 para analisar alterações na exposição clínica.
Resultados: Identificaram-se mudanças na qualidade de vida, especialmente em “dor/desconforto” e “ansiedade/depressão”. Problemas nos pés foram comuns, como pés frios (57,4%) e calos/calosidades (29,6%), com limitada consciência sobre deformidades estruturais. Destacaram-se correlações significativas, incluindo uma forte relação entre bolhas e “dor/desconforto” no mês 0 (0,614; p < 0,05), reduzindo-se no mês 5 (0,494; p < 0,01). A dor nos dedos apresentou uma correlação muito forte com “dor/desconforto” (0,926; p < 0,01), e a dor no tornozelo associou-se moderadamente a “problemas na realização das atividades habituais” (0,520; p < 0,05).
Conclusão: O estudo evidencia a relação entre a saúde dos pés e a qualidade de vida dos estudantes de enfermagem, recomendando intervenções ergonómicas e melhorias no calçado para promover o bem-estar físico e mental.
Downloads
Referências
Abledu, J. K., & Offei, E. B. (2015). Musculoskeletal disorders among first-year Ghanaian students in a nursing college. African Health Sciences, 15(2), 444–449. https://doi.org/10.4314/ahs.v15i2.21
Ahmed, F. A., Alrashidi, N., Mohamed, R. A., Asiri, A., Al Ali, A., Aly, K. H., Nouh, W. G., Demerdash, N. A., Marzouk, S. A., Omar, A. M., Marzouk, M. M., Alkalash, S. H., Moursy, S. M., Fadila, D. E., Eldin, S. S., & Almowafy, A. A. (2023). Satisfaction and anxiety level during clinical training among nursing students. BMC Nursing, 22(1), 187. https://doi.org/10.1186/s12912-023-01182-y
Alhmdawi, K. A., Mathiowetz, V., Al-Hourani, Z., Khader, Y., Kanaan, S. F., & Alhasan, M. (2017). Musculoskeletal pain symptoms among allied health professions' students: Prevalence rates and associated factors. Journal of Back and Musculoskeletal Rehabilitation, 30(6), 1291–1301. https://doi.org/10.3233/BMR-150513
Alzayyat, A., & Al-Gamal, E. (2014). A review of the literature regarding stress among nursing students during their clinical education. International Nursing Review, 61(3), 406–415. https://doi.org/10.1111/inr.12114
Anderson, J., Nester, C., & Williams, A. (2018). Prolonged occupational standing: The impact of time and footwear. Footwear Science, 10(3), 189–201. https://doi.org/10.1080/19424280.2018.1493766
Anderson, J., Williams, A. E., & Nester, C. (2017). An explorative qualitative study to determine the footwear needs of workers in standing environments. Journal of Foot and Ankle Research, 10, 41. https://doi.org/10.1186/s13047-017-0222-2
Asuquo, E. G., Tighe, S. M., & Bradshaw, C. (2021). Interventions to reduce work-related musculoskeletal disorders among healthcare staff in nursing homes: An integrative literature review. Advances, 3, 100033. https://doi.org/10.1016/j.advn.2020.100033
Bakker, E. J. M., Verhaegh, K. J., Kox, J. H. A. M., van der Beek, A. J., Boot, C. R. L., Roelofs, P. D. D. M., & Francke, A. L. (2019). Late dropout from nursing education: An interview study of nursing students' experiences and reasons. Nurse Education in Practice, 39, 17–25. https://doi.org/10.1016/j.nepr.2019.08.002
Bernardes, R. A., Caldeira, S., Parreira, P., Sousa, L. B., Almeida, I. F., Santos-Costa, P., Paiva-Santos, F., & Guardado Cruz, A. (2022). Baropodometric assessment of the podiatric profile of nursing students in clinical settings: A study protocol. Frontiers in Public Health, 10, 862048. https://doi.org/10.3389/fpubh.2022.862048
Bernardes, R. A., Caldeira, S., Parreira, P., Sousa, L. B., Apóstolo, J., Almeida, I. F., Santos-Costa, P., Stolt, M., & Guardado Cruz, A. (2023). Foot and ankle disorders in nurses exposed to prolonged standing environments: A scoping review. Workplace Health & Safety, 71(3), 101–116. https://doi.org/10.1177/21650799221093796
Bernardes, R. A., Caldeira, S., Stolt, M., Paiva-Santos, F., Santos-Costa, P., & Cruz, A. G. (2024). Adaptation and validation of the Self-Administered Foot Health Assessment Instrument for Portuguese undergraduate nursing students. Journal of Nursing Measurement. Advance online publication. https://doi.org/10.1891/JNM-2023-0095
Cordioli Junior, J. R., Cordioli, D. F. C., Gazetta, C. E., Silva, A. G. D., & Lourenção, L. G. (2020). Quality of life and osteomuscular symptoms in workers of primary health care. Revista Brasileira de Enfermagem, 73(5), e20190054. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2019-0054
EuroQol Group. (1990). EuroQol—a new facility for the measurement of health-related quality of life. Health Policy, 16(3), 199–208. https://doi.org/10.1016/0168-8510(90)90421-9
Hamaideh, S. H., Al-Omari, H., & Al-Modallal, H. (2017). Nursing students' perceived stress and coping behaviors in clinical training in Saudi Arabia. Journal of Mental Health, 26(3), 197–203. https://doi.org/10.1080/09638237.2017.1294732
Haraldstad, K., Wahl, A., Andenæs, R., Andersen, J. R., Andersen, M. H., Beisland, E., Borge, C. R., Engebretsen, E., Eisemann, M., Halvorsrud, L., Hanssen, T. A., Haugstvedt, A., Haugland, T., Johansen, V. A., Larsen, M. H., Løvereide, L., Løyland, B., Kvarme, L. G., Moons, P., Norekvål, T. M., Ribu, L., Rohde, G. E., Urstad, K. H., & Helseth, S. (2019). A systematic review of quality-of-life research in medicine and health sciences. Quality of Life Research, 28(10), 2641–2650. https://doi.org/10.1007/s11136-019-02214-9
Hohls, J. K., König, H. H., Quirke, E., & Hajek, A. (2021). Anxiety, depression, and quality of life: A systematic review of evidence from longitudinal observational studies. International Journal of Environmental Research and Public Health, 18(22), 12022. https://doi.org/10.3390/ijerph182212022
Labrague, L. J., McEnroe-Petitte, D. M., Papathanasiou, I. V., Edet, O. B., Tsaras, K., Christos, K. F., Fradelos, E. C., Rosales, R. A., Cruz, J. P., Leocadio, M., & Lucas, K. V. S. (2018). A cross-country comparative study on stress and quality of life in nursing students. Perspectives in Psychiatric Care, 54(4), 469–476. https://doi.org/10.1111/ppc.12259
Lin, S. C., Lin, L. L., Liu, C. J., Fang, C. K., & Lin, M. H. (2020). Exploring the factors affecting musculoskeletal disorders risk among hospital nurses. PLoS One, 15(4), e0231319. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0231319
López-López, D., Becerro-de-Bengoa-Vallejo, R., Losa-Iglesias, M. E., Palomo-López, P., Rodríguez-Sanz, D., Brandariz-Pereira, J. M., & Calvo-Lobo, C. (2018). Evaluation of foot health-related quality of life in individuals with foot problems by gender: A cross-sectional comparative analysis study. BMJ Open, 8(10), e023980. https://doi.org/10.1136/bmjopen-2018-023980
López-López, D., Pérez-Ríos, M., Ruano-Ravina, A., Losa-Iglesias, M. E., Becerro-de-Bengoa-Vallejo, R., Romero-Morales, C., Calvo-Lobo, C., & Navarro-Flores, E. (2021). Impact of quality of life related to foot problems: A case-control study. Scientific Reports, 11(1), 14515. https://doi.org/10.1038/s41598-021-93988-2
Mbue, N. D., & Wang, W. (2023). Nurses' experience with chronic foot pain and their job—the national science foundation foot health survey. Heliyon, 9(3), e14485. https://doi.org/10.1016/j.heliyon.2023.e14485
Nevins, C. M., & Sherman, J. (2016). Self-care practices of baccalaureate nursing students. Journal of Holistic Nursing, 34(2), 185–192. https://doi.org/10.1177/0898010115602994
Phillips, A., & McClinton, S. (2017). Gait deviations associated with plantar heel pain: A systematic review. Clinical Biomechanics, 42, 55–64. https://doi.org/10.1016/j.clinbiomech.2017.01.002
Rodríguez-Sanz, D., Barbeito-Fernández, D., Losa-Iglesias, M. E., Saleta-Canosa, J. L., López-López, D., Tovaruela-Carrión, N., & Becerro-de-Bengoa-Vallejo, R. (2018). Foot health and quality of life among university students: Cross-sectional study. São Paulo Medical Journal, 136(2), 123–128. https://doi.org/10.1590/1516-3180.2018.0053220318
Ross, A., Bevans, M., Brooks, A. T., Gibbons, S., & Wallen, G. R. (2017). Nurses and health-promoting behaviors: Knowledge may not translate into self-care. AORN Journal, 105(3), 267–275. https://doi.org/10.1016/j.aorn.2016.12.018
Savitsky, B., Findling, Y., Ereli, A., & Hendel, T. (2020). Anxiety and coping strategies among nursing students during the COVID-19 pandemic. Nurse Education in Practice, 46, 102809. https://doi.org/10.1016/j.nepr.2020.102809
Sousa, K. H. J. F., Chagas, L. N., Silva, R. N., Sequeira, C. A. C., Gallasch, C. H., & Zeitoune, R. C. G. (2022). Positive mental health of undergraduate nursing students: Scoping review. Psychological Studies, 40, e210003. https://doi.org/10.1590/1982-4327e210003
Stevens, J., de Bot, R. T. A. L., Hermus, J. P. S., Schotanus, M. G. M., Meijer, K., & Witlox, A. M. (2022). Gait analysis of foot compensation in symptomatic hallux rigidus patients. Foot and Ankle Surgery, 28(8), 1272–1278. https://doi.org/10.1016/j.fas.2022.03.005
Stolt, M., Suhonen, R., Kielo, E., Katajisto, J., & Leino-Kilpi, H. (2017). Foot health of nurses: A cross-sectional study. International Journal of Nursing Practice, 23(4), e12539. https://doi.org/10.1111/ijn.12539
Stolt, M., Suhonen, R., Puukka, P., Viitanen, M., Voutilainen, P., & Leino-Kilpi, H. (2015). Nurses' knowledge of foot care in the context of home care: A cross-sectional correlational survey study. Journal of Clinical Nursing, 24(19–20), 2916–2925. https://doi.org/10.1111/jocn.12893
Sung, K. C., Chung, J. Y., Feng, I. J., Yang, S. H., Hsu, C. C., Lin, H. J., Wang, J. J., & Huang, C. C. (2020). Plantar fasciitis in physicians and nurses: A nationwide population-based study. Industrial Health, 58(2), 153–160. https://doi.org/10.2486/indhealth.2019-0136
The World Health Organization Quality of Life assessment (WHOQOL): Position paper from the World Health Organization. (1995). Social Science & Medicine, 41(10), 1403–1409. https://doi.org/10.1016/0277-9536(95)00112-k
Tong, A., Sainsbury, P., & Craig, J. (2007). Consolidated criteria for reporting qualitative research (COREQ): A 32-item checklist for interviews and focus groups. International Journal for Quality in Health Care, 19(6), 349–357. https://doi.org/10.1093/intqhc/mzm042
von Elm, E., Altman, D. G., Egger, M., Pocock, S. J., Gøtzsche, P. C., & Vandenbroucke, J. P.; STROBE Initiative. (2007). Strengthening the reporting of observational studies in epidemiology (STROBE) statement: Guidelines for reporting observational studies. BMJ, 335(7624), 806–808. https://doi.org/10.1136/bmj.39335.541782.AD
Wedgeworth, M. L., Ford, C. D., & Tice, J. R. (2020). "I'm scared": Journaling uncovers student perceptions prior to a psychiatric clinical rotation. Journal of the American Psychiatric Nurses Association, 26(2), 189–195. https://doi.org/10.1177/1078390319886407
Zhang, Y., ElGhaziri, M., Nasuti, S., & Duffy, J. F. (2020). The comorbidity of musculoskeletal disorders and depression: Associations with working conditions among hospital nurses. Workplace Health & Safety, 68(7), 346–354. https://doi.org/10.1177/2165079920918316
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os autores que submetem propostas para esta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os artigos são publicados segundo a licença Licença Creative Commons (CC BY 4.0), conformando regime open-access, sem qualquer custo para o autor ou para o leitor;
b) Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, permitindo-se a partilha livre do trabalho, desde que seja corretamente atribuída a autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d) Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publica
Documentos necessários à submissão
Template do artigo (formato editável)