Desigualdades digitais entre estudantes universitários do ensino público em Angola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29352/mill0218e.41296

Palavras-chave:

estudante; ensino superior; internet; dispositivo digital; desigualdade

Resumo

Introdução: Considerando a crescente utilização das tecnologias digitais na educação, garantir o acesso a esse recurso tornou-se primordial no meio académico. Este artigo incide no esforço em alinhar com os princípios da sustentabilidade da Agenda 2030 da ONU, no que se refere à redução das desigualdades.

Objetivo: O presente estudo tem como objetivo medir os níveis de desigualdades no acesso às tecnologias digitais e à internet entre os estudantes universitários do ensino público em Angola.

Métodos: Trata-se de um estudo de natureza exploratória e assume uma abordagem de cariz descritivo, onde se procurou responder às seguintes questões: 1) Quais os níveis de acesso às tecnologias digitais e à internet entre os estudantes? 2) É a condição socioeconómica do estudante fator de desigualdade de competências digitais? 3) São os estudantes de meio rural prejudicados no acesso ao digital?

Resultados: Os principais resultados do estudo revelam que a maioria dos estudantes tem acesso a um telemóvel, sendo, também, o principal meio de acesso à internet de velocidade reduzida. Por outro lado, as condições socioeconómicas e a localização geográfica têm impacto na posse e acesso às tecnologias digitais e à internet.

Conclusão: Os dados do estudo revelam que as desigualdades de acesso ao digital verificam-se. Por outro lado, as condições socioeconómicas e a localização geográfica têm influência na exclusão digital.

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Publicado

2025-09-08

Como Citar

Barbante, C., & Oliveira, L. (2025). Desigualdades digitais entre estudantes universitários do ensino público em Angola. Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health, 2(18e), e41296. https://doi.org/10.29352/mill0218e.41296

Edição

Secção

Educação e desenvolvimento social