PROJOVEM: Relações e Implicações do Programa na Vida de Jovens Brasileiros

Autores

  • Lucas Andrade Ananias
  • Nara Vieira Ramos

Palavras-chave:

juventude, educação, comunidade, políticas públicas, PROJOVEM

Resumo

Este trabalho teve por objetivo refletir sobre as atividades do Programa PROJOVEM a partir do problema “Quais as implicações das ações desenvolvidas pelo PROJOVEM no cotidiano de jovens participantes do programa?”. O PROJOVEM é um espaço de convivência e formação que direciona as suas ações com base na cultura juvenil em seu território, perpassando as relações escolares, familiares e comunitárias. O serviço destina-se a jovens entre os 15 e os 17 anos, residentes em territórios de vulnerabilidade social, beneficiários do Programa Bolsa Família, uma política de transferência de renda que beneficia famílias em situação de pobreza e extrema pobreza no Brasil. Esta política procura expandir a escolaridade, mas, como condicionalidade para o recebimento do benefício, o jovem precisa ser incluído na escola e comprovar a sua frequência em sala de aula, além de participar de atividades educativas e comunitárias. Esta pesquisa desenvolveu-se em um município de médio porte do sul do Brasil com um grupo de onze jovens, com carga horária semanal de doze horas. Foi utilizada como metodologia a observação participante em uma abordagem qualitativa. Autores com quem dialogamos neste trabalho: Dayrell (2003), Frigotto (2004), Abramo (2005), Sposito (2008), entre outros. Alguns resultados: os jovens inseridos no PROJOVEM participaram ativamente das propostas, além de sugerirem temáticas de seus interesses para serem trabalhadas. Muitas das discussões realizadas trouxeram questões e reflexões provindas das vivências familiares, escolares e comunitárias, denotando a existência de relações e implicações das ações do programa no cotidiano dos jovens.

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Publicado

2016-02-01

Como Citar

Ananias, L. A., & Ramos, N. V. (2016). PROJOVEM: Relações e Implicações do Programa na Vida de Jovens Brasileiros. Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health, (48), 49–61. Obtido de https://revistas.rcaap.pt/millenium/article/view/8094

Edição

Secção

Artigos