Um Diálogo/Monólogo entre Augusto dos Anjos e Drummond
Palavras-chave:
teoria do verso, Carlos Drummond de Andrade, Augusto dos AnjosResumo
O presente artigo busca estabelecer uma análise comparativa entre dois grandes poetas brasileiros, Carlos Drummond de Andrade e Augusto dos Anjos. A comparação aqui estabelecida foi realizada especificamente através dos poemas Monólogo de uma Sombra, de Augusto dos Anjos, e O Relógio do Rosário, de Drummond. Sendo 2012 o ano do Centenário de EU, único livro de Augusto dos Anjos, é preponderante pensar como esta obra singular da poesia mundial exerceu a sua influência nos escritores posteriores, principalmente tomando-se por comparação um dos maiores poetas brasileiros. Assim, os dois poemas são aproximados através dos níveis expressivos de ambos: seus aspectos temáticos, suas aproximações temático-filosóficas, as regularidades de nível formal e também na intersecção entre estes aspectos. Através desta análise, tornou-se possível suscitar a breve hipótese de que O Relógio do Rosário é uma releitura/reescrita poética intencional — ainda que não declarada, já que não existem registros conhecidos sobre isso — de Monólogo de uma Sombra.Downloads
Referências
- Almeida, Horácio (1962). As Razões da Angústia de Augusto dos Anjos, RJ: ed. Gráfica Ouvidor. Disponível em: <http://www.revista.agulha.nom.br/augusto16a.html>. Consultado em: 31 de agosto de 2011.
- Andrade, Carlos Drummond de (2005). A Rosa do Povo. Rio de Janeiro: Editora Record.
- __________.(2006). Obra Poética Completa. São Paulo: Nova Aguilar.
- Anjos, Augusto dos (1994). Eu e outras poesias. São Paulo: Martins Fontes.
- __________ (1996). Anjos, Augusto dos. Obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar.
- Arrigucci JR., Davi (2002). Coração partido: uma análise da poesia reflexiva de Drummond. São Paulo: Cosac & Naify.
- Bartolomeu, Mauro Cesar & Previde, Mauri Cruz (2011). A ciência crua de Augusto dos Anjos. In: VÁRIOS. Leitura em revista, n.2, abr. 2011. Rio de Janeiro. Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio. Disponível em: <http://www.leituraemrevista.com.br/2/ler0102.html>. Consultado em: 31 de agosto de 2011.
- Bandeira, Manuel (1954). Noções de história da Literatura. Vols. 01 e 02. São Paulo: Companhia Editora Nacional.
- Baumgarten, Carlos Alexandre (1999). Tragédia: dos gregos aos modernos. In: Eliane Campello (Org.). Cadernos Literários, v.4. Rio Grande: Editora da Furg. Pp. 19-44.
- Borges, Jorge Luis (1980). História universal da infâmia e outras histórias. São Paulo: Círculo do Livro.
- Camilo, Vagner (1999). Da Rosa do Povo à Rosa das Trevas: Classicismo, melancolia e cosmovisão trágica na lírica de Drummond (1948-1951). Tese de Doutorado em Literatura. Instituto de Estudos de Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas. Disponível em: <http://cutter.unicamp.br/document/?code=vtls000200031>. Consultado em: 20 junho de 2011.
- Campos, Geir (1978). Pequeno Dicionário de Arte Poética. São Paulo: Editora Cultrix.
- Chociay, Rogério (1974). Teoria do verso. São Paulo: Editora McGraw-Hill do Brasil.
- Duarte, Daniel Soares (2006). A paixão medida de Drummond. Dissertação de Mestrado em História da Literatura. Universidade Federal de Rio Grande, Rio Grande.
Disponível em: <http://repositorio.furg.br:8080/handle/1/2578>. Consultado em: 31 de agosto de 2011.
- Faria, José Escobar (1996). A Poesia Científica de Augusto dos Anjos. In: Augusto dos Anjos. Obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar. Pp. 141-49.
- Friedrich, Hugo (1991). Estrutura da Lírica Moderna. São Paulo: Livraria Duas Cidades.
- Goldstein, Norma (1998). Versos, sons, ritmos. São Paulo: Editora Ática.
- Gumbrecht, Hans Ulrich (1999). Rhythm and Meaning. In: Hans Ulrich Gumbrecht & K. Ludwig Pfeiffer (Ed.). Materialities of communication. Translation by William Whobrey. Stanford: Stanford University Press, Pp. 170-182.
- Houaiss, Antonio (1976). Drummond e mais seis poetas e um problema. Rio de Janeiro: Imago.
- Lima, Jorge (1974). Poesias Completas, Volume III. Rio de Janeiro: Companhia José Aguilar Editora.
- Lima, Neilton Limeira Florentino (2007). Diálogo poético entre Antero de Quental e Augusto dos Anjos: a modernidade luso-brasileira. Dissertação de Mestrado em Literatura. Universidade Federal de Pernambuco. Recife. Disponível em: . Consultado em: 03 de junho de 2011.
- Oliveira, Rafael Soares (2008). O poeta do hediondo: Feísmo e cristianismo em Augusto dos Anjos. Dissertação de Mestrado em Literatura, Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte. Disponível em: <http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/handle/1843/ECAP-7BYFA7>. Acesso em: 03 de junho de 2011.
- Perrone-Moises, Leila (2003). Altas Literaturas. São Paulo: Companhia das Letras.
- Sant‟Anna, Affonso Romano (1980). Carlos Drummond de Andrade: análise da obra. Rio de Janeiro: Nova Fronteira.
- Santos, Alckmar Luis (1995). Arca dos Palimpsestos. In: Nova Renascença, 15(56): 59-92. Porto.
- Schaefer, Sérgio & Silveira, Ronie A. T. (Org.) (2007). Drummond e a Filosofia. Santa Cruz do Sul: Edunisc.
- Schüler, Donaldo (1979). A dramaticidade na poesia de Drummond. Porto Alegre: Ed. Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFGRS.
- Tavares, Bráulio (1998). A visão cósmica em Carlos Drummond de Andrade e Augusto dos Anjos. Disponível em: . Consultado em: 31 de agosto de 2011.
- Teles, Gilberto Mendonça (1979). A retórica do silêncio. Teoria e prática do texto literário. São Paulo: Editora Cultrix.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Os autores que submetem propostas para esta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os artigos são publicados segundo a licença Licença Creative Commons (CC BY 4.0), conformando regime open-access, sem qualquer custo para o autor ou para o leitor;
b) Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, permitindo-se a partilha livre do trabalho, desde que seja corretamente atribuída a autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d) Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publica
Documentos necessários à submissão
Template do artigo (formato editável)