O Cuidado como Realidade Cultural que Emerge na Família
Palavras-chave:
cuidar, cuidador, famíliaResumo
Cuidar é uma atitude de amor e interesse por outra pessoa. Cuidar de alguém é igualmente apreciado como um atributo positivo − um timbre de comportamento maduro e civilizado. A capacidade de uma sociedade cuidar dos seus membros menos bem-aventurados é a marca do seu desenvolvimento (Brotchie e Hills, 1991).
Downloads
Referências
• Brasil, Ministério da Saúde (2006). Protocolo de atenção à saúde do idoso: Envelhecimento saudável em Florianópolis.
Acesso em 13 de Junho de 2009 em http://www.pmf.sc.gov.br/saude/protocolos/protocolo_de_atencao_a_saude_do_idoso.pdf
• Brotchie, J., & Hills, D. (1991). Equals shares in caring. London: Socialist Health Association.
• Damas, K. C. A.; Munari, D. B.; Siqueira, K. M. (2004). Cuidando do cuidador: Reflexões sobre o aprendizado dessa
habilidade. Revista Electrónica de Enfermagem, 06 (02), 272-278. Acesso em 10 de Junho de 2008, em
http://www.revistas.ufg.br/index.php/fen/article/view/811/928
• Gomes, M.A & Pereira M. L. D., (2005). Família em situação de vulnerabilidade social: uma questão de políticas
públicas. Ciência e Saúde Coletiva, 10 (2): 357-63.
• Gonçalves, L. H. T.; Alvarez, A. M.; Santos, S. M. A. (2000). Os cuidadores leigos de pessoas idosas. In Y. A. O.
Duarte e M. J. D. Diogo (Eds.), Atendimento domiciliar: Um enfoque gerontológico (pp. 102-110). São Paulo:
Atheneu.
• Pires, M. R. G. M. (2004). Politicidade do cuidado como referência emancipatória para a gestão de políticas de
saúde: Conhecer para cuidar melhor, cuidar para confrontar, cuidar para emancipação. Tese de doutoramento,
Universidade de Brasília, Brasil.
• Ratti, A.; Pereira, M.T.F.; Centa, M. L, 2005). A relevância da cultura no cuidado às famílias. Curitiba: Fam. Saúde
Desenv., v.7, n.1, jan./abr, 60-68.
• Silva, M. J. P. & Gimens, O. M. P. V. (2000). Eu o cuidador. O Mundo da Saúde, 24 (4), 56-61.
Recebido:
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Os autores que submetem propostas para esta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os artigos são publicados segundo a licença Licença Creative Commons (CC BY 4.0), conformando regime open-access, sem qualquer custo para o autor ou para o leitor;
b) Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, permitindo-se a partilha livre do trabalho, desde que seja corretamente atribuída a autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d) Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publica
Documentos necessários à submissão
Template do artigo (formato editável)