Estudo das características de produção da pêra são bartolomeu
Resumo
Com a realização de inquéritos aos produtores, pretendeu-se recolher o maior número de informações que permitam uma caracterização global da realidade do sector frutícola, em termos de práticas, em particular no que respeita à produção da pêra de São Bartolomeu, utilizada para secar, originando a Pêra Passa de Viseu.
De acordo com os resultados obtidos no diagnóstico efectuado, o plano de acção a propor compreende acções específicas a implementar que se enquadram na área da produção da pêra de São Bartolomeu, em fresco, e na área da comercialização da pêra secada, dado terem sido aspectos identificados como fragilidades no sector.
Downloads
Referências
• CASTILHO A. (1932). A Pêra passa de Vizeu. Direcção Geral dos Serviços Agrícolas, Bol.Est.Agr.Central, série A, Agosto.
• CUNHA, L. O. (1996). Produtos Regionais de Alta Qualidade: Maça Bravo de Esmolfe e Pêra Passa de Viseu. Terra Fértil.
• FERREIRA, D.; LOPES da Silva, J. A.; PINTO, G.; SANTOS, C.; DELGADILLO, I.; COIMBRA, M. A. (2008). Effect of sun-drying on microstructure and texture of S. Bartolomeu pears (Pyrus communis L.). J. European Food Research and Technology , 226 [6], 1545-1552.
• FERREIRA, D.M.S. (2003). Estudo das transformações bioquímicas e químicas da pêra de S. Bartolomeu durante o processo de secagem – recurso endógeno da região de Viseu. Tese de doutoramento, Universidade de Aveiro, Portugal, 244 pp.
• FERREIRA, D.; GUYOT, S.; MARNET, N.; DELGADILLO, I.; RENARD, C.M.G.C.; COIMBRA, M. A. (2002). Composition of phenolic compounds in a Portuguese pear (Pyrus communis L. var. S. Bartolomeu) and changes after sun-drying. Journal of Agricultural and Food Chemistry, 50, 4537-4544.
• FRAGATA, A. (1994). A Pêra passa de Viseu: um fruto a renascer? Semente.
• GUINÉ, R.; BARROCA, M.; GONÇALVES, F.; FERREIRA, D. (2001). “Produção de Pêra Passa” -, Modernização de Técnicas e Diversificação de Variedades. Instituto Politécnico de Viseu – Escola Superior Agrária de Viseu, Portugal, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Os autores que submetem propostas para esta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os artigos são publicados segundo a licença Licença Creative Commons (CC BY 4.0), conformando regime open-access, sem qualquer custo para o autor ou para o leitor;
b) Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, permitindo-se a partilha livre do trabalho, desde que seja corretamente atribuída a autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d) Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publica
Documentos necessários à submissão
Template do artigo (formato editável)