Comunidade de diáspora em Montreal: uma primeira aproximação - imigração portuguesa e o papel da instituição escolar no Quebec nos séculos xx e xxi
Resumo
Este artigo é fruto de pesquisa exploratória, realizada na cidade de Montreal, subsidiada pelo governo canadense no ano de 2006, e das reflexões que têm sido feitas acerca da relação entre o mundo lusófono e a instituição escolar no âmbito do grupo de pesquisa, ensino e extensão Acolhendo Alunos em Situação de Exclusão Escolar e Social: o papel da instituição escolar – certificado pela Universidade de São Paulo – que conta com o apoio do CNPq e da FAPESP.
A partir de contato com comunidade de diáspora portuguesa em Montreal e de um breve resgate da história da lusofonia, discutiremos a semiperifericidade econômico-social de Portugal – apesar de ter construído o mais longo império colonial da história da humanidade e, decorrente desta situação de antiga metrópole, analisaremos o papel da instituição escolar no contexto montrealense no sentido da difusão da língua e da cultura lusófona.
Downloads
Referências
· BIARNÈS, Jean. Entrevista. Revista Entitès, Paris, n. 7, p. 18-21, mai. 2003a.
· ______. Espaço de criação e diversidade. In: I Ciclo de Palestras Populações Migrantes no Brasil e no Mundo. Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. 2003b, São Paulo. [S.l.: s.n.]
· ______. Educación, diversidad y espacios de creación en la escuela. [S.l.: s.n.], 2005.
· BOURDIEU, Pierre; CHAMPAGNE, Patrick. “Os excluídos do interior” . In: BOURDIEU, Pierre (Org.). A miséria do mundo. Petrópolis: Vozes, 2001. p. 481-486.
· COSTA, J. R. Os descobrimentos portugueses: Pedro Álvares Cabral e o Brasil. São Paulo, Conselho da Comunidade Portuguesa do Estado de São Paulo. Editora Grupo Pão de Açúcar, 1988.
· COLLINS, P. Remembering the Portuguese, in C. TEIXEIRA and V. P. Da ROSA (eds) The Portuguese in Canada: From the Sea to the City. Toronto: University of Toronto Press, 2000, p. 68-79.
· EUSÉBIO, J. Falando Português em Montreal. Montreal, Quebec World, 2001.
· LISBOA, E. Noções de Linguística, Versos e Alguma Prosa de Jorge de Sena. Lisboa: Arcádia e Moraes Editores, 1979, p. 110.
· ROCHA-TRINDADE, M. B. “The Portuguese Diaspora”, in C. TEIXEIRA and V. P. da ROSA (eds) The Portuguese in Canada: From the Sea to the City. Toronto: University of Toronto Press, 2000, p. 15-33.
· SANTOS, Boaventura e Sousa. Pela Mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade. São Paulo, Cortez, 2005.
· SERRÃO, J. “Notas sobre a emigração e mudança social no Portugal
contemporâneo”, in Análise Social, n.ºs- 87-88-89, vol. XXI, Lisboa, p. 999.
· http://pt.wikipedia.org/wiki/Imp%C3%A9rio_Portugu%C3%AAs
· TEIXEIRA, C. “On the Move: Portuguese in Toronto”, in C. TEIXEIRA and V. P. da ROSA (Eds) The Portuguese in Canada: From the Sea to the City. Toronto: University of Toronto Press, 2000, p. 207 - 220.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Os autores que submetem propostas para esta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os artigos são publicados segundo a licença Licença Creative Commons (CC BY 4.0), conformando regime open-access, sem qualquer custo para o autor ou para o leitor;
b) Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, permitindo-se a partilha livre do trabalho, desde que seja corretamente atribuída a autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d) Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publica
Documentos necessários à submissão
Template do artigo (formato editável)